Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Billboard Music Awards 2022: conheça a premiação e os indicados

Listas musicais · Por Rannyson Mykael

14 de Maio de 2022, às 19:00

Qualquer pessoa que gosta pelo menos um pouco de música deve estar familiarizado com as premiações que acontecem mundialmente, né?

A principal delas é o Grammy, mas um outro evento que também tem ganhado popularidade é o Billboard Music Awards, premiação que leva em consideração os principais destaques musicais do ano através de paradas musicais — como é o caso da Billboard Hot 100 — e até mesmo engajamento nas redes sociais.

Billboard Music Awards
Créditos: Divulgação

É uma ideia genial e que existe desde 1990, premiando artistas como Whitney Houston, Taylor Swift, Destiny’s Child e muito mais.

A melhor parte é que, além da premiação, o evento conta também com várias performances incríveis. Confira tudo sobre o Billboard Music Awards 2022 a seguir!

Billboard Music Awards 2022: tudo o que você precisa saber

Diferente do Grammy, que elege os concorrentes com base na crítica especializada de cada segmento, o Billboard Music Awards é mais voltado para quem fez sucesso entre os fãs e movimentou a esfera da música.

Por exemplo, um dos grandes parâmetros é a própria Billboard Hot 100, uma das principais paradas musicais do mundo inteiro e que destaca as canções mais ouvidas em determinado período de tempo.

Se o artista chega ao topo da Hot 100 com frequência, existem grandes chances dele aparecer indicado ao Billboard Music Awards.

O Billboard Music Awards leva em consideração as vendas online, tanto de músicas quanto de álbuns, além do próprio streaming, pedidos em rádios e alcance em shows e turnês. Tudo isso é mensurado pelo período de um ano, mas de um jeito diferente do que estamos acostumados.

Por exemplo, no evento de 2018, a análise foi feita considerando todos os acontecimentos que aconteceram no o período de 08/04/2017 até 31/03/2018. 

Atualmente existem 60 categorias distribuídas na competição, mas as principais são Top Artist, Top Billboard 200 Album, Top Hot 100 Song e Top New Artist.

É importante lembrar que várias categorias são específicas de cada gênero musical, como country, gospel, pop e muito mais.

Quem irá se apresentar no Billboard Music Awards 2022?

As performances do Billboard Music Awards foram anunciadas aos poucos, mas finalmente temos a lista completa: Florence + The Machine, que tem preparado as redes sociais para o lançamento do seu próximo álbum, já garantiu um show eletrizante; o duo Silk Sonic, composto por Anderson .Paak e Bruno Mars, e a banda Red Hot Chilli Peppers prometem deixar a noite de todos mais agitada, mesmo que de formas completamente diferentes. Tem para todos os gostos!

Latto e Megan Thee Stallion também estarão performando no evento para mostrar a beleza e talento de mulheres negras, que estão conquistando cada vez mais o seu espaço na música.

Morgan Wallen, Burna Boy e Maxwell prometem apresentações surpreendentes e homenagens que podem tirar o fôlego de quem está assistindo, seja de perto ou de casa.

Além deles, não podemos esquecer também o nome de Rauw Alejandro, um dos maiores destaques do Grammy Latino de 2021 e vencedor de quatro prêmios em uma mesma noite na premiação. Com tanto talento, não precisamos nem dizer o quanto estamos ansiosos por essa performance, né?

Rauw Alejandro
Créditos: Divulgação

E encerrando a lista de apresentações temos o nome de Mary J. Blige, artista escolhida para receber o prêmio de ícone na noite do evento. Esse tipo de reconhecimento é dado aos artistas que têm um histórico impecável nos charts da Billboard e continuam fazendo sucesso na indústria da música. 

Nomes como P!nk e Mariah Carey também já foram premiadas como lendas no Billboard Music Awards.

Quais são as categorias do Billboard Music Awards?

Como já mencionamos, o Billboard Music Awards possui 60 categorias separadas por vários gêneros.

Separamos aqui as principais que você precisa conferir antes de assistir a premiação! Será que seus artistas favoritos foram indicados?

Artist Awards

As paradas musicais estão sempre mudando freneticamente de acordo com o que faz sucesso ao redor do mundo, mostrando que artistas solo, duplas e bandas podem ganhar destaque quando fazem algo inovador. 

A seção Artist Awards tem mais a ver com os conceitos de relevância e criatividade dos próprios artistas, sem focar necessariamente na música, e o engajamento do público com as personalidades.

Estes são os indicados nas categorias do Artist Awards:

Top Artist 
Doja Cat
Drake
Olivia Rodrigo
Taylor Swift
The Weeknd

Top New Artist
Givēon
Masked Wolf
Olivia Rodrigo
Pooh Shiesty
The Kid LAROI

Top Male Artist
Drake
Ed Sheeran
Justin Bieber
Lil Nas X
The Weeknd

Top Female Artist
Adele
Doja Cat
Dua Lipa
Olivia Rodrigo
Taylor Swift

Top Duo/Group
BTS
Glass Animals
Imagine Dragons
Migos
Silk Sonic (Bruno Mars, Anderson .Paak)

Album Awards

Quando falamos sobre categorias de álbum, é preciso pensar naquele conjunto como um todo.

Por isso, a seção de Album Awards no Billboard Music Awards leva em consideração o engajamento do público e o sucesso dos álbuns nas principais paradas musicais. Os indicados de 2022 são:

Top Billboard 200 Album
Adele, 30
Doja Cat, Planet Her
Drake, Certified Lover Boy
Morgan Wallen, Dangerous: The Double Album
Olivia Rodrigo, SOUR

Top R&B Album
Doja Cat, Planet Her
Givēon, When It’s All Said and Done…Take Time
Silk Sonic (Bruno Mars, Anderson .Paak), An Evening With Silk Sonic
Summer Walker, Still Over It
The Weeknd, Dawn FM

Top Rap Album
Drake, Certified Lover Boy
Moneybagg Yo, A Gangsta’s Pain
Rod Wave, SoulFly
The Kid LAROI, F*ck Love
Ye, Donda

Top Country Album
Florida Georgia Line, Life Rolls On
Lee Brice, Hey World
Taylor Swift, Fearless (Taylor’s Version)
Taylor Swift, Red (Taylor’s Version)
Walker Hayes, Country Stuff: The Album

Top Rock Album
AJR, OK Orchestra
Coldplay, Music of the Spheres
Imagine Dragons, Mercury – Act 1
John Mayer, Sob Rock
Twenty One Pilots, Scaled and Icy

Top Latin Album
Eslabon Armado, Corta Venas
J Balvin, Jose
Kali Uchis, Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) ∞
Karol G, KG0516
Rauw Alejandro, Vice Versa

Song Awards

Diferente do Album Awards, a seção de Song Awards é uma das mais esperadas porque junta várias canções que fizeram sucesso ao longo do ano e são conhecidas pela grande maioria das pessoas. 

É interessante destacar que muitas das músicas indicadas a seguir, como Kiss Me More e Stay, fizeram grande sucesso no TikTok e levaram várias pessoas a descobri-las e ficarem viciadas. Confira quem mais está na corrida pelo prêmio:

Top Hot 100 Song
Doja Cat ft. SZA, Kiss Me More
Dua Lipa, Levitating
Olivia Rodrigo, good 4 u
The Kid LAROI & Justin Bieber, Stay
The Weeknd & Ariana Grande, Save Your Tears

Top Streaming Song
Dua Lipa, Levitating
Glass Animals, Heat Waves
Olivia Rodrigo, good 4 u
The Kid LAROI & Justin Bieber, Stay
The Weeknd & Ariana Grande, Save Your Tears

Top Selling Song
Dua Lipa, Levitating
Glass Animals, Heat Waves
Olivia Rodrigo, good 4 u
The Kid LAROI & Justin Bieber, Stay
The Weeknd & Ariana Grande, Save Your Tears

Outras premiações para conhecer

O Billboard Music Awards sempre causa um grande rebuliço nas redes sociais por unir vários artistas famosos em um único lugar, desde as categorias até as performances da noite, e a edição de 2022 não seria diferente.

É um momento incrível e para quem gosta de acompanhar outros eventos do tipo — e existem várias premiações no Brasil e no mundo que podem combinar com o seu gosto!

Premiações de músicas

Leia também: