Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Break My Soul, o novo hino de Beyoncé

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

19 de Julho de 2022, às 12:00

Se você está procurando uma análise de Break My Soul, da Beyoncé, para descobrir o que a cantora quis dizer em seu mais novo hit, chegou ao lugar certo.

beyoncé-break-my-soul-análise
Créditos: Divulgação

A faixa é o primeiro single do sexto álbum de estúdio da estrela do pop, Renaissance, e já se tornou uma das músicas que marcaram a carreira da Beyoncé. Ela tem a difícil missão de suceder Black Parade, um hino sobre violência policial e racismo, e a balada Be Alive, que fez com que a esposa de Jay-Z fosse indicada ao Oscar.

Se depender da mídia especializada, Break My Soul já é sucesso instantâneo, recepcionado como uma celebração da dance music dos anos 1990.

Além disso, a música mostra mais um retorno avassalador da cantora às paradas e seu talento em reinventar sua estética sonora a cada novo single. Então, vem conhecer a análise de Break My Soul, da Beyoncé!

Break My Soul: análise da música de Beyoncé

Nos trabalhos mais recentes de sua consagrada carreira, Beyoncé trocou as temáticas leves da música pop pela responsabilidade de debater temas delicados, como racismo, violência e política, como na celebrada Formation, que tem um significado incrível.

Com Break My Soul, hino house que tem a responsabilidade de apresentar a era Renaissance, não foi diferente.

A canção fala de maneira direta com os milhões de trabalhadores norte-americanos que deixaram seus empregos em busca de melhores condições de trabalho e oportunidades em 2021, como um reflexo do mundo na era pós-pandemia.

Um hino pela liberdade

O significado de Break My Soul coincide com uma revolução quase silenciosa que acontece nos Estados Unidos (e em quase todo o Ocidente) desde a reabertura gradual após a pandemia de covid-19, conhecida como Grande Renúncia.

Funcionários das maiores corporações norte-americanas têm se unido em esforços de sindicalização para reivindicar melhores salários, benefícios e condições de trabalho, muitas vezes abandonando cargos desvalorizados e sem previsão de crescimento.

E Break My Soul logo se tornou o verdadeiro hino desse grande movimento, que já resultou em mais de 10 milhões de vagas de trabalho nos Estados Unidos que não são preenchidas por falta de interessados.

Now, I just fell in love, and I just quit my job

Acabei de me apaixonar e larguei meu emprego

I’m gonna find new drive, damn, they work me so damn hard

Vou encontrar uma nova meta, caramba, eles me fazem trabalhar tanto

Work by nine, then off past five

Começo às nove e passo das cinco

And they work my nerves, that’s why I cannot sleep at night

E eles me estressam, por isso não consigo dormir de noite

No que diz respeito à sonoridade, a análise de Break My Soul, da Beyoncé, mostra que a cantora decidiu beber na fonte da música disco dos anos 1970 em seu novo trabalho.

A faixa faz acenos a hits como Workin’ Day and Night, de Michael Jackson, e Stayin’ Alive, dos Bee Gees, famosas por seu ritmo dançante e suas letras cheias de frustrações sobre a economia desolada pela inflação.

A nova era de Beyoncé

Com tantas nuances e referências distintas, não é difícil equiparar Beyoncé a uma diva da estatura de Whitney Houston.

Em seu novo single, a cantora mostra ter dominado virtualmente todos os gêneros musicais que encarou e agora volta seus esforços a um resgate da era disco, assim como Houston fez a partir da década de 1990.

Mais que isso: Break My Soul elimina o interlocutor e fala direto com o jovem sem esperança, que passa boa parte da vida lutando contra baixos salários, longos expedientes e uma crescente inflação que insiste em consumir seus sonhos e planos.

Release your anger, release your mind

Liberte a sua raiva, liberte a sua mente

Release your job, release the time

Liberte-se do trabalho, liberte-se do tempo

Release your trade, release the stress

Liberte-se do negócio, liberte-se do estresse

Release the love, forget the rest

Liberte o amor, esqueça do resto

Mas não pense que a análise de Break My Soul, da Beyoncé, apresenta uma voz meramente amargurada e conformada sobre o mundo do trabalho.

Na segunda estrofe, a artista convida os insatisfeitos a arregaçar as mangas e se jogar no mundo do empreendedorismo para construir sua própria sorte.

Motivation

Motivação

I’m looking for a new foundation, yeah

Estou procurando por uma nova fundação, sim

And I’m on that new vibration

E estou numa nova vibração

I’m building my own foundation, yeah

Estou construindo minha própria fundação, sim

House music sobre economia e pandemia

A análise de Break My Soul, da Beyoncé, prova que muito se engana quem pensa que a Grande Renúncia e a nova era econômica dos Estados Unidos foram os únicos temas abordados pela cantora no primeiro single de Renaissance.

A artista, uma das mais premiadas da história do Grammy, também fez questão de comentar a pandemia, o novo normal e os desafios que os últimos anos apresentaram ao mundo. Mais atual do que nunca, Beyoncé quer provar que não é hora para conformismo.

And we back outside

E voltamos a sair

You said you outside but you ain’t that outside

Você disse que sairia, mas não tem saído tanto

Worldwide hoodie with the mask outside

Usamos máscara e moletom quando saímos para qualquer lugar

In case you forgot how we act outside

Caso você tenha esquecido como agimos do lado de fora

E volta ao refrão motivador, que carrega um toque de hino gospel que evoca uma força interior maior que qualquer desafio.

You won’t break my soul

Você não vai destruir a minha alma

I’m telling everybody

Vou dizer isso para todos

Telling everybody, everybody, everybody

Dizer isso para todos, todos, todos

O sucesso instantâneo de Break My Soul, da Beyoncé

A aposta em uma letra crítica, sem abrir mão da batida dançante, mostra-se muito auspiciosa na análise de Break My Soul, da Beyoncé.

O hit viralizou instantaneamente no Tik Tok e em outras redes sociais como trilha sonora de vídeos de pessoas comuns, que encontraram na música um “sinal” para abandonar seus empregos e ir atrás de melhores condições de vida.

@letras já agradeceu por viver no mesmo tempo que Beyoncé? ✨ #beyonce #breakmysoul #musicapop ♬ som original – Letras.mus.br

A faixa se firmou por semanas no Top 5 do iTunes e do Spotify nos Estados Unidos, garantindo uma excelente colocação na parada Hot 100 da Billboard.

Como disse a própria cantora, Bey is back and I’m sleeping real good at night (Bey voltou e tenho dormido muito bem de noite).

Não é à toa que Break My Soul deixou para trás gigantes como Adele, Lizzo, Cardi B e outros grandes nomes que tiveram lançamentos significativos em 2022, firmando-se como a melhor estreia de uma artista solo feminina no ano.

Break My Soul e outros hits de Beyoncé

O primeiro single do aguardado álbum Renaissance tem dominado paradas do mundo inteiro com sua batida dançante.

Gostou da análise de Break My Soul, da Beyoncé? Aproveite e conheça a trajetória da diva pop que coleciona prêmios, fãs e hits de sucesso.

Biografia da Beyoncé

Conteúdo Relacionado