Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado de Bete Balanço: entenda a canção do Barão Vermelho

Analisando letras · Por Érika Freire

21 de Setembro de 2021, às 12:00

Bete Balanço se tornou um dos maiores sucessos do Barão Vermelho e faz parte do álbum Maior Abandonado, lançado em 1984.

Nesta época, o Barão estava com a sua formação original, com o inigualável Cazuza nos vocais, além dos músicos Frejat, Mauricio Barros, Dé Palmeira e Guto Goffi. 

Barão Vermelho
Créditos: Divulgação

Composta por Cazuza especialmente para o filme homônimo lançado no mesmo ano, a letra da música se relaciona muito com a vida do próprio cantor, como se a personagem Bete fosse uma espécie de alter ego.

Vamos relembrar juntos esse clássico da carreira do Barão e nos aprofundar um pouco mais no significado da música Bete Balanço

Bete Balanço: significado da música

A melodia envolvente de Bete Balanço teve sua inspiração na batida funk dos Rolling Stones e se tornou uma das músicas de maior destaque do disco Maior Abandonado e também da história da banda. 

Cazuza, em parceria com Frejat, compôs a música para a trilha sonora do filme de Lael Rodrigues, Bete Balanço, com a atriz Débora Bloch no papel de uma jovem que sonha em ser famosa. Ela sai de Minas Gerais e vai para o Rio de Janeiro, tentar a sorte como uma rockstar. 

Capa do filme Bete Balanço
Créditos: Divulgação

A ideia de Lael Rodrigues era traçar um paralelo com o universo do rock nacional dos anos 80, a vida de excessos e as barreiras da indústria fonográfica. 

Em 1984, durante um show de lançamento do filme realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, a atriz Débora Bloch teria revelado o segredo que os fãs de Cazuza e do Barão Vermelho já sabiam

Débora perguntou ao público sobre quem seria a verdadeira Bete Balanço, e a plateia gritou imediatamente o nome de Cazuza.

Cena do filme Bete Balanço
Cena do filme Bete Balanço / Créditos: Divulgação

Ao nos debruçarmos mais atentamente à letra, fica fácil notar as evidências de que o personagem da música, assim como Cazuza, estava diante de um futuro incerto, embora não parecesse muito preocupado com isso.

Queria respeitar seus desejos de ter uma vida mais livre, em busca de seus ideais, sem se importar se estava em um paraíso perigoso.

Significado da letra de Bete Balanço

Pode seguir a tua estrela
O teu brinquedo de star
Fantasiando um segredo
No ponto onde quer chegar

A letra começa como se alguém estivesse autorizando o personagem a seguir seus sonhos.

Ele fantasia sobre o desejo de ser uma estrela, representava em inglês pela palavra star e, talvez entre segredos, sabe exatamente o ponto em que deseja alcançar. 

Cena do filme Bete Balanço
Cena do filme Bete Balanço / Créditos: Divulgação

O teu futuro é duvidoso
Eu vejo grana, eu vejo dor
No paraíso perigoso
Que a palma da tua mão mostrou

Neste segundo verso, nos deparamos com a figura de uma cartomante.

A pessoa que, em tese, autoriza no trecho anterior agora fica mais clara, é alguém que leu a mão do personagem e viu um futuro incerto. Porém, cheio de grana, dor e tudo em um ambiente de perigo. 

A vida de Cazuza, anos depois, se assemelhou muito a essas dores e incertezas que a letra de Bete Balanço menciona. Ele sofreu muito por conta do HIV e morreu em 7 de julho de 1990 em decorrência da doença. 

Quem vem com tudo não cansa
Bete balança, meu amor
Me avise quando for a hora

Cazuza tinha uma personalidade excêntrica, alegre, rebelde… Tinha uma ânsia de viver a vida, por isso, era visto como polêmico e boêmio.

Esse verso traz muito do jeito do cantor, pois é como se ele dissesse: ok, tudo bem, mas eu vou seguir e apenas me avise quando a hora chegar.

Era como se fosse uma resposta dele para as previsões feitas pela cartomante. Não é hora de antecipar as preocupações e as dores, o seu alter ego Bete vai seguir curtindo e balançando pela vida até segunda ordem.

Não ligue pr’essas caras tristes
Fingindo que a gente não existe
Sentadas, são tão engraçadas
Donas das suas salas

Neste verso, é possível interpretar como a libertação do personagem, porque a partir do momento em que o indivíduo consegue não se importar mais com as caras que fazem a seu respeito, ele se torna autônomo. 

Passa a viver a vida com mais autenticidade, não importa se as caras que fazem pra ele são tristes ou de descaso; fingir que o outro não existe é um tipo de olhar cruel, geralmente cheio de julgamentos. E isso Cazuza não permitiu!

Quem tem um sonho não dança
Bete Balanço
Por favor
Me avise quando for embora

A última estrofe traz uma frase diferente do refrão anterior, que é: quem tem um sonho não dança. É interessante a gente observar essa frase final da música, pois aqui ela ganhou um sentido de sinalizar, como quem diz: fica esperto. 

Quem tem um sonho não pode dormir no ponto, não dança, não perde tempo, corre atrás, sejam as previsões boas ou ruins, só você pode continuar acreditando. 

Foi como fez Cazuza: seguiu seus instintos e viveu a vida que desejou, sem se importar com os olhares e opiniões alheias. 

A busca pela liberdade e autonomia 

Depois de Maior Abandonado, Cazuza saiu do Barão Vermelho, em 1985, quando a banda iniciava os ensaios para o disco novo.

Alegando que precisava de mais liberdade para compor e se expressar musicalmente, ele seguiu para sua carreira solo. 

Capa do álbum Maior Abandonado
Capa do álbum Maior Abandonado / Créditos: Divulgação

Maior Abandonado marca o último álbum com a formação original do Barão Vermelho. Nos anos seguintes, a saúde de Cazuza começou a se deteriorar por conta da doença e, ao que contam, ele passou a ter febre diariamente. 

Biografia de Cazuza: relembre a vida do cantor exagerado

Quer conhecer um pouco mais sobre a trajetória do cantor? Agora que você já conhece o significado de Bete Balanço, confira também a biografia do Cazuza para conhecer detalhes da vida de um dos maiores compositores do rock nacional! 

biografia cazuza

Continue por aqui: