LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Curiosidades

Descubra 5 benefícios da música no seu dia a dia

Por Sara Fonseca

14 de Fevereiro de 2019, às 14:03


A música faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Logo de manhã, a maioria de nós acorda ao som da melodia do despertador e, no caminho de ida e volta para o trabalho, escola ou universidade, escutamos música no carro ou nos fones de ouvido.

Tudo isso sem falar nos encontros de amigos e festas, em que sempre tem uma playlist tocando. Há também as músicas que são tocadas em espaços públicos e nos afetam bastante.

No post de hoje você vai conhecer 5 benefícios da música no seu dia-a-dia. Vem com a gente descobrir como diferentes estilos musicais afetam o cérebro e o corpo e como escolher a melhor playlist para cada momento do seu dia!

Quais são os benefícios da música?

A música pode nos ajudar a fazer coisas específicas, a deixar um momento mais divertido e muito mais. Confira cinco benefícios da música em diversos momentos do dia-a-dia:

1. Aumentar o foco e a concentração

Se você costuma estudar muitas horas por dia ou trabalha com uma atividade que exige esforço cognitivo e mental, saiba que a música pode ser uma grande aliada.

Benefícios da música
Créditos: Hear Her

Para montar a sua playlist de estudos ou trabalho, você deve saber que as músicas que possuem letra podem te prejudicar, pois o seu cérebro vai trabalhar essa informação diminuindo seu foco. Portanto, escolha músicas instrumentais ou em idiomas que você não domine.

Outra coisa importante a ser considerada é o ritmo das canções. As músicas mais constantes são melhores para aumentar o seu desempenho cognitivo. Então evite ritmos variados, quanto mais simples for a música, melhor será para você.

Aumente o foco no trabalho ou nos estudos com essa playlist

2. Realizar atividades motoras

Já no momento de arrumar o guarda-roupa, limpar a casa ou realizar atividades repetitivas, as músicas animadas são as ideais, como esta playlist para arrumar a casa.

Isso foi concluído por um estudo antigo, realizado em 1972, que analisou diversos trabalhadores de fábrica. Eles desempenhavam melhor suas funções ao som de músicas empolgantes e felizes.

Uma sugestão é incluir músicas com letras positivas e ritmos acelerados em sua playlist. Não deixe de fora a música Don’t Stop Me Now, do Queen! Ela foi apontada por um estudo da Universidade de Groningen na Holanda como a música que deixa as pessoas mais alegres em todo o mundo.

3. Ter uma boa noite de sono

Muita gente acredita que o silêncio absoluto seja o mais adequado para uma boa noite de sono. Todavia, pesquisas e estudos já comprovaram que escutar música pode diminuir o ritmo da respiração e a frequência cardíaca, aumentando o relaxamento.

As músicas clássicas mais serenas que possuem melodia e ritmos tranquilos são ótimas opções. Além delas, você pode encontrar na internet beats binaurais que combinam com as oscilações do cérebro humano adormecido. As mais populares no YouTube são conhecidas como Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta.

Clique aqui para curtir uma seleção com músicas para ouvir antes de dormir

4. Acordar animado

Um psicólogo da Universidade de Cambridge concluiu que existem três aspectos fundamentais para que uma música seja um bom toque de despertador.

O primeiro deles é que a melodia deve começar tranquila e crescer gradualmente. Outro aspecto é que ela deve possuir uma letra motivadora que te inspire a começar bem o dia. O último ponto é a batida: é importante que seja animada e vigorosa.

Com base nesses aspectos, o psicólogo listou algumas músicas que seriam as melhores músicas para acordar. Veja quais são as cinco primeiras:

  1. Viva La Vida – Coldplay
  2. Elevate – St. Lucia
  3. Downtown – Macklemore e Ryan Lewis
  4. Lovely Day – Bill Withers
  5. Wake Me Up – Avicii

Mas se você ainda não encontrou a música perfeita pra colocar como despertador, temos uma playlist inteira pra te ajudar a acordar de bom humor!

5. Interação social

Em quase todos os encontros sociais é possível escutar uma playlist tocando. Recentemente, a ciência comprovou que a música realmente tem um poder de aumentar a interação entre as pessoas e a coesão do grupo.

Na Grã-Bretanha, foi realizada uma pesquisa inovadora na área da neurociência. Ela comprovou que, quando as pessoas se movem em sincronia, o cérebro compreende que se parecem mais umas com as outras e que compartilham de opiniões e gostos semelhantes.

O estudo também concluiu que, além da dança, quando mais de uma pessoa escuta uma canção que aflore as emoções, o nível de altruísmo aumenta. Então nunca se esqueça de caprichar na playlist quando for encontrar com amigos.

Playlist curtindo com os amigos

Escolha a playlist perfeita para cada momento

Agora que você já conhece todos os benefícios da música e sabe a importância de escolher a trilha sonora certa pra cada momento, que tal conferir nossas playlists e escolher uma perfeita pra você?

Saiba mais sobre música conferindo esses outros posts: