Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história de Beggin’, hit da banda Måneskin

Analisando letras · Por Renata Arruda

17 de Dezembro de 2021, às 19:00

A morte do rock and roll vem sendo decretada há muito tempo. E não sem fundamento: há anos que o gênero não aparece como o favorito do público nos rankings de álbuns mais vendidos ou canções mais tocadas.

Maneskin
Créditos: Divulgação

No entanto, o rock vai muito bem, obrigado. Prova disso é o Måneskin, banda italiana que estourou com Beggin’, canção que viralizou no TikTok e catapultou o grupo ao status de salvação do estilo.

O que muita gente não sabe é que um dos maiores hits de 2021 é, na verdade, um cover de uma música de 1967. Bateu a curiosidade? Então vem ler sobre Beggin’, do Måneskin, e sua história!

História de Beggin’, do Måneskin

Quer entender como surgiu a música Beggin’? A gente explica!

A faixa foi lançada em 1967 pelo The Four Seasons, no álbum New Gold Hits. A composição é assinada pelo tecladista Bob Gaudio e por Peggy Farina, pseudônimo de Peggy Santiglia, do The Angels.

Se tornou um grande sucesso durante a década de 1970, principalmente na cena de Northern Soul na Inglaterra, e chegou ao top 20 do chart da Billboard Hot 100. Ganhou diversos remixes e regravações ao longo dos anos. 

As mais famosas são as versões do francês DJ Pilooski e da dupla norueguesa de hip-hop Madcon, que incluiu alguns versos de rap na canção.

A releitura de Pilooski apareceu em um comercial da Adidas nos anos 70, o que ajudou a popularizar a música na Europa. Já a versão do Madcon foi utilizada em vários programas de TV, como CSI: NY, So You Think You Can Dance e America’s Best Dance Crew. 

A versão do Måneskin

No entanto, o cover do Måneskin foi o responsável por tornar a faixa conhecida no mundo inteiro.

Foi lançada em 2017 no álbum Chosen, um EP reunindo as canções apresentadas pelo grupo em participação no X Factor Italia.

Capa do álbum Chosen, do Maneskin
Créditos: Divulgação

Embora não tenha sido escolhida como single, Beggin’ acabou entrando para as paradas de sucesso italianas e chegou a receber o certificado de ouro no país.

A fama ajudou o Måneskin a vencer o Eurovision em 2021, o que fez com que a música estourasse na Europa e se tornasse um fenômeno viral na internet.

O sucesso de Beggin’

A versão do Måneskin entrou nas paradas de sucesso de mais de doze países e abriu as portas para que a banda se tornasse conhecida fora da Itália — para se ter uma ideia, o grupo foi o mais bem-sucedido nos charts do Reino Unido em 2021.

Em meados de fevereiro, a regravação começou a circular no TikTok e cresceu de forma impressionante: atualmente, são mais de 10 milhões de vídeos utilizando Beggin’ como trilha sonora.

@newrulesband Boyband meets your FYP 🤝 #maneskin #beggin #fyp ♬ Beggin’ – Måneskin

No Spotify os números são ainda mais impressionantes: a faixa conta com mais de 500 milhões de reproduções e há meses ocupa o Top Global.

O álbum Chosen também caiu na graça dos ouvintes, acumulando mais de 650 milhões de streams na plataforma.

Em setembro, a banda lançou uma versão ao vivo de Beggin’, gravada no Ronquières Festival 2021, na Bélgica.

Análise de Beggin’, do Måneskin

Depois de entender a história de Beggin’, que tal conferir uma análise desse hit do Måneskin?

A interpretação da letra é bem simples: trata-se de uma canção em que o personagem principal implora para que a pessoa amada se compadeça dos seus sentimentos e dê mais uma chance a ele. Veja:

I’m beggin’, beggin’ you (Estou implorando, implorando para você)
So put your loving hand out, darlin’ (Então estenda sua mão carinhosa, querida)
Riding high when I was king (Curtindo pra valer, quando eu era rei)
I played it hard and fast, ‘cause I had everything (Eu mandei ver, porque tinha tudo)
I walked away, but you warned me then (Me afastei, mas você me avisou)
But easy come and easy go (O que vem fácil, vai fácil)
And it would end (E isto terminaria)

É possível perceber que o narrador da música sente remorsos por não ter valorizado a sua relação. Enquanto ele estava no topo, sentia-se poderoso e queria apenas curtir, pensando em si mesmo.

Ele relembra que chegou a ser avisado por sua companheira de que, uma hora, toda aquela glória iria acabar. E foi o que aconteceu.

Pode-se relacionar a estrofe acima com a efemeridade da fama. Muitas pessoas permitem que o sucesso suba à cabeça e esquecem de que podem estar ocupando um lugar passageiro no pódio. Assim, deixam de dar valor a outras coisas importantes na vida.

I need you to understand (Preciso que você entenda)
Tried so hard to be your man (Me esforcei tanto para ser seu namorado)
The kind of man you want in the end (O tipo de cara que você quer no final)
Only then can I begin to live again (Só assim posso começar a viver de novo)

Neste trecho, vemos que o homem tentou de tudo para recompensar sua amada, procurando ser quem ele achava que ela queria.

Para ele, apenas tornando-se uma pessoa melhor, e reconquistando o amor dela, é que ele pode voltar a viver de novo.

An empty shell (Uma concha vazia)
I used to be (Eu costumava ser)
The shadow of my life was hangin’ over me (A sombra da minha vida pairava sobre mim)

Isso porque, depois de conhecer o fundo do poço, ele entendeu que não tinha mais nada além de um grande vazio. E se deu conta de que havia perdido algo muito mais valioso e duradouro.

But I keep walkin’ on, keep openin’ doors (Mas continuo andando, continuo abrindo as portas)
Keep hopin’ for, now the door is yours (Continuo esperando, agora a porta é sua)
Keep also home, ‘cause I don’t wanna live in a broken home (Fico em casa também, porque não quero morar em um lar desfeito)
Girl, I’m beggin’ (Garota, estou implorando)

No entanto, o narrador não vai se deixar derrotar. Ele vai continuar seguindo em frente, tentando resgatar o amor que perdeu em sua vida. E é por isso que ele implora para que ela o aceite de volta.

Saiba mais sobre o Måneskin

Agora que você já sabe mais sobre Beggin’ e a história da música, vem conhecer tudo sobre o Måneskin, a banda italiana que está resgatando o rock! 

Leia também: