Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Beethoven: conheça os detalhes da vida desse gênio

Biografias · Por Rafaela Damasceno

16 de Junho de 2021, às 12:00

Engana-se quem pensa que a música clássica é coisa do passado. Cada vez mais, compositores renomados têm sido resgatados pelas novas gerações. Um exemplo é o Beethoven, que tem uma biografia superinteressante.

Em toda a sua vida, o artista produziu mais de 200 obras, incluindo algumas das canções mais famosas de todos os tempos.

Ludwig Van Beethoven
Créditos: Divulgação

Em suas produções, ele se destacou entre os músicos de sua época, não só pelo sentimento das composições, como também por aumentar o número de músicos de uma orquestra, um padrão que é seguido até hoje.

Além de ter sido referência na música clássica, Beethoven também teve uma trajetória de vida muito marcante. Confira, a seguir, todos os detalhes de sua biografia!

A biografia de Beethoven

O alemão Beethoven era um verdadeiro gênio musical. A sua biografia é marcada por vários acontecimentos desafiadores, que o fizeram ainda mais forte e inventivo. Conheça a sua história:

Dedicação à música desde os primeiros anos

Ludwig Van Beethoven nasceu em 17 de dezembro de 1770, em Bonn, na Alemanha. Ele era o segundo filho de uma família de sete irmãos e recebeu a influência artística de seu pai, Johann Van Beethoven, que era músico. 

Beethoven
Créditos: Divulgação

Ele também foi muito incentivado pelo avô, que era pianista e regente. Ele era maestro da capela do príncipe e bispo Augusto de Wittelsbach, em Colônia, um cargo de muito prestígio na região.

O pequeno Ludwig também teve outros mestres. Com apenas 8 anos, o seu avô o confiou a Christian Gottlob Neefe, o melhor mestre de cravo de Colônia na época. O professor chegou a compará-lo a Mozart e tinha grandes expectativas quanto ao seu sucesso.

Embora ele tenha tido bastante inspiração familiar, a relação entre Beethoven e o pai não era das melhores. Johann sofria de alcoolismo e obrigava o filho a estudar durante horas, sem parar. 

Mozart
Mozart / Créditos: Divulgação

A esperança dele era que o jovem se tornasse de fato o “novo Mozart” e as comparações foram muito prejudiciais para o artista e o assombraram por toda a vida. Muitos estudiosos acreditam, inclusive, que o seu perfeccionismo surgiu nessa fase. 

Juventude de trabalho e esforço

Já na adolescência, Beethoven teve de ajudar nas despesas de casa, porque seu pai estava muito doente e tomado pelo vício. Tudo piorou ainda mais com a morte de sua mãe.

Por isso, ele abandonou os estudos e começou a trabalhar como professor de piano e músico da corte.

Foi em uma dessas apresentações que ele conheceu o Conde de Waldestein. O nobre encomendou várias de suas obras e algumas delas são conhecidas até a atualidade. Um exemplo é Waldestein, dedicada ao seu mecenas.

Abrindo caminhos em Viena

Aos 21 anos, já reconhecido no cenário musical alemão, Beethoven mudou-se para Viena. Ele se aproveitou dos contatos do Conde de Waldestein na cidade e conseguiu bons trabalhos.

Também retomou as aulas com um antigo professor, Joseph Haydn. A partir dele, buscou outras referências e quis se especializar ainda mais. Nesse período, o músico recebeu ensinamentos de Antonio Salieri, Foerster e Albrechtsberger.

Beethoven
Créditos: Divulgação

Toda a dedicação chamou a atenção do público e Beethoven se tornou conhecido na aristocracia vienense. Suas primeiras obras foram publicadas: Opus 1 e Opus 2. São trabalhos iniciais, mas que já revelavam a sua personalidade musical inigualável.

Primeiros sintomas da surdez

Por ironia do destino, o grande músico Beethoven começou a apresentar os primeiros sinais de que ficaria surdo bem no início de sua carreira. Aos 26 anos, ele foi diagnosticado com congestão dos centros auditivos internos.

Essa condição médica o deixou extremamente decepcionado e desacreditado da vida. 

Beethoven
Créditos: Divulgação

Apesar disso, ele ainda tinha esperanças de se recuperar. Buscou diversos tipos de tratamento, como curativos, cornetas acústicas e balneoterapias.

Infelizmente, nenhum deles foi eficiente e a surdez só piorava a cada dia. Tanto que, 20 anos depois, ele perdeu grande parte de sua capacidade auditiva

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, Beethoven não ficou completamente surdo. Nos últimos anos de sua vida, ele ainda conseguia compreender pequenos detalhes musicais e nuances tímbricas. 

Ao longo dos séculos, pesquisadores e cientistas tentaram descobrir o que causou a perda da audição do músico. Algumas hipóteses são: doença de Paget, otosclerose, sífilis, envenenamento por metais pesados, lúpus, febre tifoide e sarcoidose. Mas não há consenso na medicina. 

Genialidade e irreverência 

Beethoven é reconhecido, até hoje, como um dos pilares da música ocidental. Ele também é considerado um dos mais respeitados e influentes compositores que já existiram.

Essa importância se dá, principalmente, pela liberdade com a qual compôs as suas obras. Ele não se restringia aos métodos existentes na época e transpunha as regras e os costumes enraizados nas academias.

As suas composições são marcadas por uma emoção sem precedentes, que tocam os corações de qualquer ouvinte. Por esse motivo, ele já foi considerado um “poeta-músico” e é classificado como artista do Romantismo, por se preocupar em expressar sentimentos e ideias e não apenas para trazer entretenimento ao público. 

Fim da vida de Beethoven

Depois de ter lutado contra a surdez e ter conquistado o respeito e o reconhecimento de muitos, Beethoven faleceu em Viena, aos 57 anos de idade, no dia 26 de março de 1827. No momento de sua morte, ele estava compondo a 10ª sinfonia.

Considerado uma celebridade na cidade, o seu enterro foi acompanhado por mais de 200 mil pessoas, em um cortejo fúnebre que valorizava a sua vida e a sua obra. 

Legado eterno de Beethoven

A produção artística de Beethoven é dividida, pelos especialistas, em 3 fases principais. Na primeira, há forte influência do Classicismo e de seus ídolos e mentores Mozart e Haydn. Já na segunda, o músico compôs duas de suas sinfonias mais maduras e elogiadas, as de nº 3 e 6.

Na última, apesar de estar com perda quase total de sua audição, o músico atingiu o auge de sua técnica e compôs a famosa e elogiada 9º Sinfonia. Certamente você já a ouviu, mesmo sem saber que era dele:

Exatamente pela complexidade de sua produção, o legado de Beethoven permanece vivo não só entre os amantes da música clássica, mas para qualquer pessoa que queira se encantar com as suas obras eternas. 

Ouça as músicas clássicas mais famosas de todos os tempos

Beethoven é um grande nome da música clássica e até hoje é reconhecido por sua produção artística genial. Agora que você já leu tudo sobre a sua biografia, que tal saber quais são as músicas clássicas mais famosas que você conhece, mas que não sabe o nome? 

Músicas clássicas famosas

Mais conteúdo sobre música: