Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Para relembrar: 7 bandas com finais trágicos

Curiosidades · Por Rafaela Damasceno

20 de Maio de 2020, às 12:00

O mundo da música é cheio de acontecimentos surpreendentes. Artistas que fazem sucesso de uma hora pra outra, segredos de bastidores, separações polêmicas…

Quando uma banda termina, ela deixa vários fãs decepcionados e carentes de novos hits. O problema é quando esse fim acontece de forma inesperada. Nesses casos, a situação é ainda mais triste.

Assim como eles, muitos outros artistas tiveram de se separar da pior maneira possível. Pensando nisso, resolvemos relembrar 7 bandas que tiveram finais trágicos, como

  • Sonic Youth
  • Joy Division
  • Mamonas Assassinas
  • Beastie Boys
  • e mais.

7 bandas com finais trágicos

Confere a nossa lista:

Sonic Youth

Em bandas formadas por casais, pode ser que a separação não seja tão amigável e resulte em um final trágico. Foi o caso do Sonic Youth, que terminou depois do divórcio da baixista, Kim Gordon, com o guitarrista, Thurston Moore.

Sonic Youth
Créditos: Divulgação

O casamento de 27 anos acabou depois que ela descobriu, por uma mensagem de celular, que o marido tinha uma amante. Kim até tentou perdoá-lo, mas não deu conta de seguir com o relacionamento. 💔

O rompimento aconteceu em 2011, o que também provocou o fim da banda, no mesmo ano. Relembre uma de suas músicas mais famosas, Kool Thing:

Joy Division

Na década de 1980, a banda Joy Division estava no seu auge. O grupo inglês tinha acabado de assinar com uma grande gravadora e o futuro dos seus integrantes era bastante promissor. 

Joy Division
Créditos: Divulgação

Infelizmente, naquele mesmo ano, o seu vocalista, Ian Curtis, cometeu suicídio, o que ocasionou no fim da banda. O CD já gravado foi lançado postumamente. 

Uma das músicas desse disco era Love Will Tear Us Apart, que acabou se tornando um verdadeiro hino daquela geração. Apesar de fúnebre e sombria, a canção é linda e inesquecível. Ouça:

Anos mais tarde, os integrantes do Joy Division superaram o luto e formaram uma nova banda, o New Order. Vale a pena conhecer o trabalho deles, que se tornou referência na mistura do rock com o eletrônico. 

Mamonas Assassinas

Claro que não poderíamos deixar de citar o Mamonas Assassinas. Com letras cheias de duplo sentido e ironia, o grupo fez a cabeça dos brasileiros.

Mamonas Assassinas
Créditos: Divulgação

Depois de lançar vários sucessos com seu álbum de estreia, o avião que transportava os seus integrantes caiu na Serra da Cantareira, em março de 1996, e nenhum deles resistiu. 😢

Mesmo com uma carreira curta, o Mamonas Assassinas continua a ser lembrado como uma das principais bandas de rock do Brasil. Vale a pena ouvir uma das suas principais canções, Pelados Em Santos:

Allman Brothers Band

Há algumas bandas que terminam não por falecimentos, mas por problemas com a justiça.

Foi o caso do Allman Brothers Band, que acabou na década de 1970, depois que o vocalista, Gregg Allman, acusou um dos contratados do grupo de tráfico de drogas

Allman Brothers Band
Créditos: Divulgação

Antes disso, eles já passavam por sérios problemas. Dois dos integrantes, o baixista e o guitarrista, morreram em acidentes de motos muito parecidos e em datas próximas.

Depois disso e com a acusação do vocalista, os demais membros do Allman Brothers Band prometeram nunca mais tocar ao lado dele, e o grupo acabou. Eles até tentaram retornar nos anos 80, mas acabou não dando certo.

Beastie Boys

O grupo de rap americano Beastie Boys também integra a nossa lista. Formada em 1981 e reconhecida até hoje por seu trabalho, a banda chamou a atenção de todos e conquistou muitos prêmios durante a sua carreira.

Beastie Boys
Créditos: Divulgação

Infelizmente, Adam Yauch, um de seus componentes, descobriu um câncer em 2009. Após anos de luta contra a doença, ele acabou falecendo no dia 4 de maio de 2012.

Os Beastie Boys, então, encerraram a sua carreira, deixando muitos fãs desolados. O que nos resta, hoje, são as músicas já gravadas pelo grupo. Confira a seguir uma das mais ouvidas, Fight For Your Righ

LS Jack

Mais uma banda brasileira com final trágico, o LS Jack liderou todas as rádios do país entre os anos 90 e 2000, com o hit Carla. Se você viveu essa época, provavelmente ainda se lembra do refrão da música e sabe cantar junto toda vez que ela toca.

LS Jack
Créditos: Divulgação

Em 2004, após uma cirurgia de lipoaspiração, o vocalista Marcus Menna entrou em coma por 2 meses e foi desacreditado pelos médicos. Muitos diziam que ele não voltaria a andar ou, até mesmo, cantar.

Mas, para a surpresa e a alegria de todos, o artista se recuperou e, até hoje, segue em frente. É uma pena que não podemos dizer o mesmo do grupo, que até tentou um novo projeto, chamado O Salto. A tentativa de retorno não deu certo e terminou em 2010.

Aproveite o clima de flashback para soltar a voz:

Pantera

Uma das principais bandas de metal de todos os tempos, o Pantera, acabou depois de um desentendimento entre seus integrantes.

Pantera
Pantera (Photo by Annamaria DiSanto/WireImage)

Em 2003, depois de anos de trabalho, o vocalista Phill Anselmo e os irmãos Vinnie Paul e Dimebag Darrell tiveram uma briga decisiva e não tocaram mais juntos

Anos mais tarde, Paul e Darrell tentaram formar um novo grupo, mas não durou muito. Em dezembro de 2004, Dimebag Darrell foi assassinado por um jovem, que em seguida foi morto por um policial local.

Apesar de não ter sido confirmada a motivação do crime, algumas pessoas acreditam que ele era um fã revoltado com o fim da banda. Triste, não é mesmo? 

Mais curiosidades sobre bandas

Se você leu até aqui, provavelmente gosta de ler curiosidades sobre música e sobre bandas, certo? Que tal agora descobrir a origem do nome de 9 bandas?

Origem dos nomes de bandas