Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça as 8 melhores músicas da banda ERA

Listas musicais · Por Letícia Caroline

26 de Março de 2020, às 12:00

Alguém mais ouvindo as músicas da banda Era depois de procurar a música do meme Dorime? Não sabe do que estou falando? Bem, o meme do ratinho Dorime foi um dos assuntos mais comentados da internet nos últimos tempos.

Meme Dorime
Ratinho do meme de Dorime / Créditos: reprodução

A música Ameno, lançada em 1997 pelo grupo francês Era, ganhou várias montagens com um ratinho vestido de membro do alto clero.

Essas montagens ficaram famosíssimas no mundo inteiro e fizeram muita gente se perguntar sobre o significado de Ameno e Dorime.

Mas a verdade é que a banda tem muitos outros sucessos! Vem conferir:

Era: 8 músicas para conhecer a banda

Vamos aproveitar o tempo livre pra conhecer 8 músicas dessa banda tão singular? Bora! 

Ameno

A pergunta é: quem não conhece essa música? Ameno, um verdadeiro hit atemporal, é a mistura de um tom de música sagrada, quase medieval, com uma melodia que fica na cabeça e, claro, é a canção mais famosa da banda.

A expressão dori me, repetida diversas vezes, significa algo como minha dor e ameno é ameniza. Assim, a letra simboliza um pedido de socorro de alguém que está sofrendo muito e precisa de ajuda.

Divano

Quem é fã de novelas conhece essa, hein! A música Divano ficou bem conhecida no país pois fazia parte da trilha sonora da telenovela Um Anjo Caiu do Céu, produzida pela Rede Globo, e foi música-tema dos personagens Rafael e Angelina.

The Mass

The Mass não é só uma música; a canção também deu nome ao terceiro álbum da banda, lançado em 2003. E não foi pouca coisa, não: ele alcançou sucesso em muitos países europeus. 

Além disso, a música é uma adaptação de O Fortuna, peça clássica de Carl Orff, que anuncia o destino inexorável que governa deuses e mortais na mitologia romana e grega. Cheia de história, viu! 

Mother (Remix)

Nem só de latim a banda vive! Temos Mother versão remix e em língua inglesa para mostrar a versatilidade do som do Era. 

Quer mais mais? A canção foi usada na trilha sonora do filme Alta Velocidade (2001), estrelado pelo ator Sylvester Stallone! 

Enae Volare Mezzo

Essa é especial para os fãs de artes marciais, pois a música Enae Volare Mezzo foi, por muito tempo, usada pelo lutador russo Fedor Emelianenko na sua entrada ao ringue. 

Percebemos no clipe uma forte influência mística e religiosa do catarismo, visto que alguns componentes do grupo são cátaros e católicos. Para entender mais um pouquinho, a crença, vinda de franceses cristãos no século 13, consiste em uma prática que visa ao desenvolvimento espiritual. 

Várias referências maneiras, tanto mais atuais quanto de séculos atrás!

Looking For Something

Looking For Something tem uma batida rápida e animada, combinando com a sua mensagem de procura incessante. Assim como Mother, a música contou com uma versão remix.

E mais! Teve um clipe para cada versão. Tudo de bom, galera!

Reborn 

A faixa Reborn dá nome ao álbum lançado em 2008 e foi o primeiro single da coletânea a garantir clipe no mesmo ano.

Nele, vemos a inserção da língua árabe nas faixas, aumentando o poder de uma banda já tão singular se reinventar! 

7 Seconds

7 Seconds é uma música sobre racismo e intolerância e busca manter a dimensão humana da obra original do grupo, que traz intensa emoção às ressonâncias místicas da Era.

Além de revisitar um título bem conhecido do público geral, a faixa foi a aposta do álbum The 7th Sword, lançado em 2017, marcando o retorno do grupo e o aniversário de 20 anos da banda.

A história da banda Era

Era (Enminential Rythm Of The Ancestors, ou Ritmo Eminencial Dos Ancestrais, em português) é um projeto musical criado pelo francês Eric Levi, antes membro do grupo de glam rock Shakin’ Street.

Banda Era
Créditos: Divulgação

Suas canções geralmente são cantadas em uma língua imaginária, parecida com o latim, misturando música clássica, ópera e canto gregoriano com outros estilos contemporâneos. 

Músicas em inglês, como a faixa Mother, foram ganhando espaço a cada novo álbum. Para mostrar mais ainda suas multifacetas, o último lançamento, Reborn, também traz faixas cantadas em árabe.

Alguns a classificam a banda como new age e outros, mais contrários a essa ideia, criaram um estilo próprio: música medieval contemporânea.

Além disso, a identidade visual do grupo complementa e faz dos shows grandes espetáculos. Eles se  apresentam vestindo trajes e armas da Idade Média nos seus concertos. 

O universo visual vem como complemento de sua inspiração musical: utilizando sinais e sentimentos próximos aos religiosos, o Era consegue explorar uma dimensão universal.

Conheça mais sobre o new age

Gostou de conhecer as músicas do Era e se encantou pelo estilo? Vem ouvir uma seleção de new age pra ficar por dentro dos maiores sucessos!

Seleção New Age