Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Banda Ace of Base: confira a biografia e as melhores músicas

Biografias · Por Érika Freire

15 de Abril de 2022, às 12:00

Se você gosta de relembrar sucessos do passado, principalmente as músicas dançantes que marcaram época, vai curtir voltar no tempo com os hits da banda Ace of Base.

Formado em 1987 pelos irmãos Jonas, Linn e Jenny Berggren, junto ao amigo Ulf Gunnar Ekberg, o quarteto sueco foi um dos maiores fenômenos do eurodance

Banda Ace of Base
Créditos: Divulgação

O grupo reunia a mistura que o mercado pop costuma aprovar, tanto no quesito imagem quanto na batida, que acabou embalando os anos 90. Apenas no disco de estreia, Happy Nation, o Ace of Base vendeu mais de 23 milhões de cópias no mundo todo. 

Muita gente dançou ao som dos hits All That She Wants, The Sign, Wheel of Fortune, Happy Nation, Living in Danger… todas do primeiro álbum. Bateu saudade? Vamos relembrar as melhores músicas do Ace of Base e conhecer também a história do grupo pop. 

Banda Ace of Base: biografia

O Ace of Base é um grupo pop sueco formado em 1987, e que se tornou um dos maiores fenômenos da música pop dos anos 90.

Tudo começou quando os três irmãos Jonas Berggren (Joker), Malin Sofia Katarina Berggren (Linn) e Jenny Cecilia Berggren decidiram dar os primeiros passos na carreira musical e formaram a banda Tech Noir.

Ace of Base
Créditos: Divulgação

Jonas acabou conhecendo Ulf Ekberg e se uniram para escrever e criar algumas músicas. Iniciava naquele momento o Ace of Base. A primeira demo que gravaram já continha o que se tornaria um dos maiores sucessos do grupo, a música All That She Wants.

Para conseguir apoio, foram para Estocolmo bater nas portas de algumas gravadoras, mas como todo início de banda, ouviram alguns não. Nenhuma se interessou pela demo do Ace of Base e uma delas chegou a comentar que o som era simples e óbvio demais. 

A busca continuou até baterem na porta da Mega Records, que abraçou o trabalho do grupo de imediato, notando o potencial que as músicas tinham para fazer sucesso.

Capa do álbum Happy Nation, do Ace of Base
Créditos: Divulgação

Em 1992, o Ace of Base lançou o álbum de estreia e o primeiro single de trabalho foi Wheel of Fortune. Na sequência, vieram outros grandes sucessos como All That She Wants, The Sign e Don’t Turn Around.

De início, eles fizeram sucesso pela Europa, mas não demorou para o mundo todo conhecer e dançar ao som do Ace of Base.

Polêmicas e passado sombrio 

Os irmãos Jonas, Linn e Jenny Berggren nasceram em Gotebörg e foram criados em uma família católica, apaixonada por música. 

Foram incentivados pelos pais a estudar música clássica desde cedo, e acabaram entrando para o coral da igreja local. Antes do Ace of Base, as irmãs Linn e Jenny iniciaram a faculdade de Letras.

Já Ulf Ekberg, antes de entrar no Ace of Base, teve uma juventude conturbada, fez parte de grupos nazistas e foi skinhead. O passado sombrio de Ekberg acabou vindo à tona, causando problemas para a banda e muitas críticas. Ekberg até precisou usar colete à prova de balas durante os shows.

Ulf Ekberg
Créditos: Divulgação

Ao mesmo tempo em que o grupo desfrutava do prestígio da banda, teve que encarar o lado mais sombrio dela. Além dos problemas com Ekberg e seu passado nazista, Jenny sofreu um ataque em 1994 quando foi passar uns dias na casa dos pais.

Uma fã invadiu a residência, colocou uma faca no pescoço de Jenny e exigiu que ela reunisse todos os demais membros do Ace of Base, tudo porque ela queria conhecer a banda.

Depois do fatídico dia, as coisas mudaram muito na banda e a outra irmã, Linn Berggren, foi a que mais sofreu com tudo e acabou em depressão, deixando a banda em 2007.

Ace of Base
Créditos: Divulgação

Chegaram a fazer algumas turnês como trio, entre 2005 e 2009, até que em 2010 os homens da banda convidaram duas outras integrantes, Clara Hagman e Julia Williamson, e assim ficou a formação atual do grupo.

As melhores músicas do Ace of Base

Se prepare, porque tem uma chuva de hits pra você relembrar e dançar com as melhores músicas do Ace of Base! 

All That She Wants

All That She Wants foi a música que impulsionou o sucesso do quarteto sueco. Embora os integrantes nunca tenham confirmado, há teorias que a música fala sobre garotas que buscam homens apenas para engravidar

Em 2006, Britney Spears usou apenas o refrão da música para fazer um cover.

The Sign

Composta por Jonas Joker Berggren, The Sign tem uma letra mais profunda sobre um personagem que viu um sinal que lhe abriu os olhos a mente.

The Sign é um dos maiores hits do Ace of Base e faz parte do álbum homônimo, lançado em 1993. 

Happy Nation

Os integrantes Jonas Berggren e Ulf Ekberg escreveram Happy Nation como uma forma de apaziguar as críticas à Ekberg por supostas associações a grupos nazistas antes de integrar o Ace of Base.

Happy Nation fala sobre a união das nações, com as pessoas vivendo em harmonia. O hit faz parte do disco homônimo e está entre as melhores músicas da banda

Never Gonna Say I’m Sorry

Sucesso de 1996, Never Gonna Say I’m Sorry é uma boa pedida pra quem não conhece o Ace of Base e quer começar a ouvir os principais hits. A melodia é certeira, não tem como não gostar. A canção faz parte do álbum The Bridge

Beautiful Life

Essa é para os dias em que a gente precisa de uma injeção de ânimo. Com letra super entusiasta sobre a vida, Beautiful Life foi um dos maiores sucessos dos anos 90 e foi escrita por Jonas Berggren durante um voo.

Don’t Turn Around

Música de Diane Warren e Albert Hammond lançada originalmente em 1986 e que anos depois chamou a atenção do Ace of Base, que fez uma regravação de Don’t Turn Around, em 1994. 

A versão do Ace of Base agradou muito e a música foi parar no ranking #04 na Billboard Hot 100.

Cruel Summer

O quarteto sueco regravou também Cruel Summer, música de 1983, do Bananarama. A versão do Ace of Base foi lançada em 1998 e a letra fala sobre o lado não tão positivo do verão, a solidão, o tempo seco, as ruas quentes e o ar pesado. 

Life Is A Flower

Em 1998, o grupo lançou o terceiro álbum de estúdio, Flowers e Life Is A Flower é um dos destaques, ao lado de Cruel Summer. 

De acordo com algumas críticas da época, o Ace of Base conseguiu em seu terceiro trabalho manter o estilo do grupo, mas soube se reinventar para acompanhar a cena dance. 

Lucky Love

Lucky Love é outro hit do álbum The Bridge que merece entrar na lista de melhores do Ace of Base. 

Foi o quinto single de trabalho do disco e chegou até a ganhar uma versão acústica. A letra é sobre o amor que ainda vê tem dentro de si o encantamento pela vida.

Living in Danger

Lá do álbum de estreia do grupo, Happy Nation, hora de relembrar Living in Danger, que conquistou o número 20 na Billboard Hot 100 nos EUA em 1994. 

A letra aborda sobre viver em paz e à sua maneira, por sua conta e risco, sem precisar confiar muito nos outros. 

Wheel of Fortune

Você já dançou muito até aqui, não é mesmo? Então é hora de encerrar a lista com o astral lá em cima com Wheel of Fortune, que mescla o dance-pop com um pouco de reggae.

Conheça a história do grupo ABBA

Foi relembrar um pouco da história e as melhores músicas da banda Ace of Base? Contamos também a história de outro quarteto, sucesso nos anos 70: vem conhecer a trajetória do ABBA

História do grupo ABBA

Confira: