Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a biografia do compositor Johann Sebastian Bach

Biografias · Por Renata Arruda

11 de Setembro de 2021, às 12:00

Reconhecido como um dos maiores compositores clássicos da história da música, Johann Sebastian Bach foi um prolífico compositor e músico alemão que cresceu em meio a uma família de longa tradição musical.

Johann Sebastian Bach
Créditos: Divulgação

Autor de peças famosas, Bach é tido pelos estudiosos contemporâneos como o maior nome da música barroca e considerado como o Pai da Música, uma vez que grandes compositores como Mozart e Beethoven apreciavam e estudavam sua obra.

Vem saber mais sobre a vida de Bach, compositor que deixou um legado inesquecível.

A biografia de Bach, compositor alemão

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, na Alemanha. Foi nesta cidade também onde Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão, fato que pode ter influenciado na formação luterana do compositor.

Caçula de três irmãos, Bach era filho de Johann Ambrosius Bach, professor de violino e viola, e Maria Elisabetha Lämmerhirt, pertencente a uma família de agricultores, dentre eles alguns músicos.

compositor Johann Sebastian Bach
Créditos: Divulgação

Desde cedo, foi instruído por seu pai em instrumentos de corda e teoria musical. Devido à sua educação musical, foi admitido pelo coro da escola luterana onde estudava e também na congregação São Jorge, onde se destacava pela sua voz.

Aos nove anos, o pequeno Bach ficou órfão de mãe, fatalidade que se repetiu no ano seguinte, quando seu pai faleceu. Sem os pais, ele então foi morar com seu irmão mais velho, Johann Cristoph, que o ensinou a tocar cravo e órgão.

Primeiros passos na música

Quando fez 15 anos, Bach foi admitido na escola de São Miguel de Lüneburg: em troca de receber educação, ele deveria cantar na igreja. Assim, o artista sobreviveu durante algum tempo como cantor, se apresentando no Mettenchor e no Chorus Symphoniacs.

Igreja de de São Miguel de Lüneburg
Igreja de de São Miguel de Lüneburg / Créditos: Divulgação

No entanto, a mudança de voz natural da puberdade fez com que ele deixasse de cantar e se dedicasse aos instrumentos de corda. Três anos mais tarde, Bach se tornaria um organista virtuoso, sendo contratado para tocar em Arnstadt. 

Em seguida, Bach mudou-se para Weimar, onde arranjou um emprego como violonista na corte do duque de Weimar. A esta altura, ele já havia composto o famoso prelúdio para órgão Cristo Jaz nos Braços da Morte.

Em 1703, o artista foi contratado como organista e professor de música da Igreja de São Bonifácio. Assim, ele tocava órgão três vezes na semana, além de compor uma cantata nova a cada domingo festivo

É estimado que Bach tenha composto centenas peças neste período: 200 foram conservadas até os dias de hoje, entre elas Tocata e Fuga em Dó Maior, Fantasia e Fuga em Sol Menor e Prelúdio e Fuga em Lá Menor.

Fama e desafetos de Bach

Com sua crescente fama de artista virtuoso, Bach foi contratado para tocar em igrejas de prestígio, como a Igreja São Brás, por onde passaram importantes músicos.

Neste período, ele compôs Deus É Meu Rei, inspirada no Antigo Testamento. Acabou sendo acusado de forasteiro e pediu demissão.

Aos 22 anos, casou-se com sua prima, a cantora Maria Barbara Bach, com quem teve sete dos seus vinte filhos (metade deles morreram durante a infância ou juventude).

Em 1717, ele partiu com a família para Coethen, onde foi contratado pelo príncipe Leopold como mestre de concertos.

No entanto, Bach não se adaptou à austeridade da tradição calvinista do local. Assim, o artista passou a investir na música instrumental profana, compondo inúmeras sonatas, concertos para violino e o famoso Concertos de Brandenburgo.

Já na década de 1720, Bach conquistou a vaga de diretor da Escola de São Tomás, em Leipzig, onde lecionava para jovens, ao mesmo tempo em que conquistava desafetos no Conselho. 

Na Sexta-Feira Santa de 1728, apresentou a Paixão Segundo São Mateus pela primeira vez, recebendo reações hostis do público.

Uma personalidade polêmica

Conhecido por sua personalidade difícil, Bach protagonizou conflitos com inúmeras pessoas, de autoridades eclesiásticas, a músicos da igreja e até mesmo fiéis, devido às variações e dissonâncias que colocava em suas músicas.

Isso acontecia porque o músico mudava constantemente o andamento e a duração de cantatas, o que desconcertava os cantores e a congregação. Outro problema era a maneira ríspida com a qual tratava os membros do coro.

compositor Johann Sebastian Bach
Créditos: Divulgação

Em uma determinada ocasião, Bach pediu para ser dispensado durante quatro semanas, para que pudesse participar dos concertos públicos da Igreja de Santa Maria. No entanto, sua ausência durou quatro meses, perdoada devido ao talento do compositor.

Outro momento polêmico foi quando Bach levou Maria Barbara Bach para cantar no palco do coro, o que contrariou o Conselho Comunal, já que o coro era destinado apenas aos homens.

Contudo, a situação mais marcante foi quando o compositor, contrariado por não ter sido escolhido como mestre de capela, insistiu com Príncipe de Weimar para ser demitido.

Incomodado com a insolência, o príncipe o enviou para a prisão. Bach foi liberado após um mês.

Declínio e morte

Após um período de sucesso na carreira, a partir de 1717 sua vida começa a mudar. Primeiro, ele perdeu sua primeira esposa, Maria Barbara, e acabou se casando novamente. Dessa vez com Anna Magdalena Wilcken, filha de um trompetista da orquestra e cantora da corte.

Em seguida, apesar de ser um compositor bem-sucedido, Bach sentia falta de escrever obras sacras. Assim, ele abandonou a corte e, em 1723, assumiu um posto de Kantor na Escola de Santo Tomás, em Leipzig. 

Porém, em 1733 a função de Kantor entrou em declínio e a instituição não atendia mais às aspirações intelectuais contemporâneas. A música de Bach passou a ser considerada fora de moda e o artista foi perdendo o interesse em compor.

Aos poucos, a saúde do músico também se deteriorou. Com a visão debilitada, ele ainda compôs sua última obra, A Arte da Fuga, antes de deixar de enxergar completamente, aos 65 anos.

Em 28 de julho de 1750, Bach faleceu em Leipzig, na Alemanha.

Reconhecimento póstumo

Após sua morte, a obra de Bach permaneceu obscura até 1829, quando o músico Felix Mendelssohn descobriu a partitura de Paixão Segundo São Mateus, por acaso, e a apresentou em Berlim.

No final do século XIX, foi criado o instituto Bach Gesellschaft, responsável por catalogar toda a produção do compositor, que hoje é reconhecido como um dos maiores da história.

Biografia de Beethoven

Caso você tenha gostado de conhecer mais sobre a história do grande compositor Johann Sebastian Bach, que tal continuar lendo sobre grandes compositores clássicos?

Vem conferir também a biografia de Beethoven e conhecer os detalhes da vida desse gênio!

biografia beethoven

Leia também: