Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Avôhai? Descubra o significado da música de Zé Ramalho

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

15 de Janeiro de 2021, às 19:00

Zé Ramalho é um dos artistas nordestinos mais aclamados do Brasil. Com suas canções extremamente significativas, tanto em letra quanto em melodia, ele coleciona inúmeros sucessos em seus mais de 40 anos de carreira. 

Um deles é Avôhai, que, além de ter o ritmo característico do cantor, também conta uma história bastante pessoal.

Zé Ramalho avôhai
Créditos: Divulgação

Escrita em homenagem ao seu avô, que o criou na ausência do pai biológico, a música é realmente uma exaltação às figuras paternas que tanto nos ensinam a viver. 

Mas o título, que é um neologismo, também abre possibilidade para diversas interpretações. Que tal desvendar o significado de Avôhai? Vem com a gente!

Avôhai: o significado por trás da música

O próprio Zé Ramalho já comentou em entrevistas que Avôhai foi escrita para homenagear o seu avô.

Após o falecimento de seu pai, quando ele tinha apenas 2 anos, o cantor passou a ter como referência paterna esse homem “velho e invisível”, que o inspirou para escrever a música.

Zé Ramalho com o Avôhai, José Ramalho, e a avó, Soledade / Créditos: Divulgação

Além dessa inspiração, o artista também conta que o título da canção, que é uma palavra criada por ele, apareceu no meio de uma experiência com drogas alucinógenas. Durante a viagem psicodélica, ele escutava uma voz dizendo “avôhai, avôhai”. 

Dias depois, todos os versos já estavam praticamente prontos. De uma só vez, Zé Ramalho conseguiu escrever uma das letras mais emblemáticas de sua trajetória musical.

Análise da música Avôhai

Em Avôhai, cada verso nos transmite uma mensagem direta, porém muito complexa, sobre a história de Zé Ramalho. Não só pela poesia, mas pelo significado de vários momentos da infância do artista. 

Leia a seguir a nossa análise de cada uma das partes da canção:

Um velho cruza a soleira
De botas longas, de barbas longas
De ouro o brilho do seu colar
Na laje fria onde quarava
Sua camisa e seu alforje de caçador

Oh meu velho e invisível
Avôhai

Logo nas primeiras estrofes, somos apresentados à figura principal da música: José Alves Ramalho, o avô de Zé Ramalho que, como já falamos, exerceu o papel de pai para o artista e o ensinou todos os valores que ele carrega até hoje. 

O brejo cruza a poeira
De fato existe um tom mais leve
Na palidez desse pessoal
Pares de olhos tão profundos
Que amargam as pessoas que fitar

Na pedra de turmalina e no terreiro da usina eu me criei
Voava de madrugada e na cratera condenada eu me calei
E se eu calei foi de tristeza você cala por calar
E calado vai ficando só fala quando eu mandar

Nessa parte, conhecemos também um pouco da cidade natal do cantor. Ele nasceu em Brejo do Cruz, no interior da Paraíba, que fica no sopé da Pedra de Turmalina. 

Cidade de zé ramalho
Créditos: Divulgação

O brejo cruzando a poeira do primeiro verso faz referência ao êxodo rural ocorrido na região, em que muitos nordestinos se mudaram de suas comunidades para tentar melhores oportunidades nas grandes metrópoles. 

Foi o que ele vivenciou aos 5 anos, quando deixou para trás, junto de sua família, o “terreiro da usina” onde brincava com outras crianças e se mudou para Campina Grande. 

Porém, Avôhai não é só sobre as reflexões de vida de Zé Ramalho e sua relação paterna. Ela também trata de questões universais como a espiritualidade, a fé e o sobrenatural. São temas que, pelo menos em algum momento, todo mundo já se pegou refletindo.

E muitos desses valores também costumam ser passados pelos nossos ancestrais. No caso do cantor, foi a religião católica, representada pelo terço de brilhante nos dedos de minha avó. No trecho abaixo, conseguimos perceber todos esses pontos da letra:

E se eu disser que é mei sabido
Você diz que é mei pior
E pior do que planeta
Quando perde o girassol

É o terço de brilhante
Nos dedos de minha avó
E nunca mais eu tive medo da porteira
Nem também da companheira
Que nunca dormia só

E é por isso que, muito mais do que o avô do cantor, o personagem criado por ele também pode representar todos os nossos antepassados, que nos transmitiram conceitos e crenças milenares. Como um elo infinito, que liga passado, presente e futuro, essas ideias fazem a humanidade caminhar.

Outra interpretação também sugerida por Zé Ramalho é a relação com o catolicismo que, para o cantor, ainda está presente em sua jornada. Nesse sentido, o termo inventado por ele pode nos remeter à Santíssima Trindade: pai (ou avô), filho e Espírito Santo.

Assim, Avôhai, de acordo com o próprio artista e com críticos da música, vai muito além de experiências pessoais do cantor. Ela é também uma canção que trata da origem dos próprios seres humanos.  

Mais significados das canções de Zé Ramalho

Além de Avôhai, Zé Ramalho também já compôs várias músicas enigmáticas e cheias de mensagens ocultas que os fãs amam desvendar. Uma delas é Chão de Giz, que vale a pena descobrir o significado!  

Significado de Chão de Giz, do Zé Ramalho

Mais análises de músicas do cantor