Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Atlas: Enneagram: descubra qual música combina com sua personalidade

Álbuns · Por Lorena Camilo

16 de Agosto de 2019, às 11:00

Recentemente um dos assuntos do momento nos trending topics do Twitter foi o Sleeping At Last. Vimos que todo mundo estava tuitando sobre o Atlas: Enneagram, que é uma compilação de músicas baseadas no eneagrama da personalidade.

Não conhece o Sleeping At Last? Nem sabe o que é eneagrama, como descobrir qual é o seu número e qual música corresponde a ele? Relaxa que esse post é para te deixar por dentro do assunto do momento. 😉

O Sleeping At Last é o projeto musical do cantor, compositor e produtor Ryan O’Neal. Talvez você ache que não conhece o sujeito ou nenhuma música dele. Mas, pasmem: ele tem várias músicas em trilhas sonoras de filmes e seriados, como a Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, Grey’s Anathomy, Diários de Um Vampiro, A Culpa É Das Estrelas, Jane The Virgin, entre muitos outros.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Ryan e o Sleeping At Last, vem entender melhor sobre o que se trata o Atlas: Enneagram!

Como descobrir qual é a sua música do Atlas: Enneagram

O Eneagrama de Personalidade é um método de avaliação que, a partir de uma série de perguntas, identifica qual tipo uma pessoa é. Os tipos são numerados de 1 a 9, e o resultado se baseia nas características psicológicas, emocionais e intelectuais de cada pessoa

Levando essas características em consideração (e bota consideração nisso!), o Sleeping At Last fez o álbum Atlas: Enneagram com músicas que traduzem os sentimentos de cada personalidade!!! 😱😍 E a grande repercussão no Twitter é que geral está falando que as músicas foram super compatíveis com o que sentem e suas personalidades.

Ficou curioso para saber qual é o seu tipo? Há vários testes na internet, uns com vááárias perguntas e outros mais simples. Um que todo mundo está fazendo ultimamente é o do BuzzFeed, porque é uma forma bem rápida para matar a curiosidade de saber qual é o seu tipo. Faz o seguinte: faz o teste lá rapidinho para descobrir qual é o seu número, e depois volte aqui para ler sobre a sua música! 😀

Eneagrama de Personalidade
Eneagrama de Personalidade / Créditos: Divulgação

Viu seu resultado? Repare que no final fala sobre “personalidade adjacentes”, que são outros dois números. Essas “asas” são os tipos de personalidades que complementam a principal. Ou seja, se você tirou, por exemplo, o tipo 4, não deixe de conferir a música e a letra do tipo 3 e 5, que são os números ao lado do seu. 😄

Letra + melodia + personalidade: como a música se relaciona com você

Para compor cada uma das músicas desse CD, Ryan se dedicou nos estudos de todas as personalidades para fazer a junção entre as características, melodia e letra. O álbum ficou tão bom que despertou a curiosidade de várias pessoas. O resultado disso, além da repercussão no Twitter, foram vários podcasts para explicar o processo criativo e sobre as personalidades. Bora lá saber sobre as personalidades e o que as letras querem transmitir? 😉

Capa do álbum Enneagram, do Sleeping At Last
Capa do álbum Atlas: Enneagram, do Sleeping At Last

One — Perfeccionista

Pessoas centradas, exigentes, que buscam executar tudo da maneira mais impecável o possível, são do tipo 1, Perfeccionista. São determinados, responsáveis, admitem quando estão errados e procuram sempre se retratar, tendem a praticar o autocontrole e possuir um senso de justiça bem forte. Entretanto, com o tempo e as vivências, podem perceber que a perfeição é algo inatingível e relativo. Por essa razão, passam a ser adeptos a tentativa e erro, a reparos, seja em seus projetos ou em sua evolução pessoal.

Confira a letra da música One, da personalidade do tipo Perfeccionista.

Two — Prestativo

Uma frase que pode transcrever o tipo 2, Prestativo: “Quer o mundo? Eu te dou!”. Pessoas desse tipo são extremamente altruístas, dedicadas, educadas, benevolentes e que buscam agradar e ajudar o outro. Sempre se entregam e se envolvem com quer que seja, além de serem bastante carismáticas. A composição dessa música demonstra que pessoas desse tipo podem se anular para ajudar e apoiar quem está à sua volta, deixando suas prioridades para um futuro próximo (ou bem distante!).

Confira a letra da música Two, da personalidade do tipo Prestativo.

Three — Bem-Sucedido

O número 3 corresponde ao tipo Bem-sucedido, que são pessoas que tendem a ser muito organizadas, focadas, motivadoras, vaidosas e que possuem muita, mais muita confiança. Possuem uma grande ambição para tornar real absolutamente tudo o que querem. A composição mostra como pode ser exaustivo essa cobrança pelas realizações. Qual é o sentido de ver tudo finalizado, mas se sentir muito sobrecarregado? Assim como o processo do trabalho deve ser valorizado, o descanso deve ser reverenciado. 

Confira a letra da música Three, da personalidade do tipo Bem-sucedido.

Four — Individualista/Romântico

Antes de mais nada: não tome o termo “individualista” de forma negativa e egocêntrica, ok? Essa palavra utilizada para descrever tipo 4, que além de individualista é romântico, quer dizer que as pessoas tendem a ter uma única identidade e estarem super em sintonia com as suas emoções. São pessoas singulares, excêntricas, que não temem expressar seus pensamentos, ideais e sentimentos. Sem contar que são instáveis, mutáveis e adoram se sentirem livres e inundar o ambiente a sua volta com sua autenticidade.

Confira a letra da música Four, da personalidade do tipo Individualista/Romântico.

Five — Observador

Sabe aquela pessoa que está presente em um ambiente, mas ao mesmo tempo parece não estar? Esse é o tipo 5, Observador, que são pessoas extremamente analíticas, que reparam os mínimos detalhes, e que sentem tudo ao seu redor de forma bem intensa e íntima. E o resultado disso tudo é o que? Muitos questionamentos, busca por soluções, e muita curiosidade para fazer seus planos (super racionais) se tornarem concretos. Mas, um lado negativo desse tipo é que trabalham tanto que podem ter dificuldade de descansar a mente e o corpo.

Confira a letra da música Five, da personalidade do tipo Observador.

Six — Questionador

Ryan disse que ao escrever essa música gostaria que as pessoas do tipo 6, Questionador, se sentissem abraçadas. Isso porque as pessoas desse tipo passam a sensação de confiança, de serem grandes conselheiras. Inclusive diz que essas pessoas são tipo um “santuário”, pois sempre estão dispostas a ajudar os demais a passarem pelas dificuldades. 

Contudo, a composição demonstra que, por mais que estejam dispostas a ajudar, essas pessoas também sentem medo e tem seus momentos de insegurança. Ainda assim, essas pessoas estão sempre dispostas a respirar fundo para ter fé e coragem todos os dias, por elas e pelos outros.

Confira a letra da música Six, da personalidade do tipo Questionador.

Seven — Sonhador

A primeira coisa a ser observada nessa música é a melodia. Repare como a harmonia é crescente e alegre. Esse detalhe, somado à letra, demonstra bem como as pessoas do tipo 7, Sonhador, são bem-humoradas, dispostas a desafios, a se arriscarem e também possuem um grande senso de propósito, além de serem talentosas e colocarem a mão na massa para conseguirem tudo o que desejam. A inquietude apenas demonstra o otimismo de novas vivências, mesmo que seja por algo completamente desconhecido.

Confira a letra da música Seven, da personalidade do tipo Sonhador.

Eight — Confrontador

Essa letra enfatiza como as pessoas do tipo 8, Confrontador, são intensas, confiantes, centradas, determinadas, possuem muita força e autoconfiança em seus instintos e objetivos. Tendem a querer controlar tudo e todos ao seu redor, mas tudo isso é pelo medo de se sentirem vulneráveis e rejeitadas. Por medo de sofrer, esse tipo cria um escudo para que possa se proteger. A grande questão que a letra da música traz é: precisa se proteger tanto? O que se perde ao criar essa guarda?

Confira a letra da música Eight, da personalidade do tipo Confrontador.

Nine — Preservacionista

O tipo 9, Preservacionista, são pessoas amáveis, descontraídas, mente aberta e que tentam a todo custo evitar conflitos, criando sempre formas para evitar desacordos e deixar as pessoas ao seu redor satisfeitas. A letra dessa música busca valorizar o que esse tipo tem de melhor, mas também encorajá-los a serem autênticos e pensarem um pouquinho mais em si mesmas. Porque não se deve anular seus desejos e vontades para sempre agradar os outros, né? É preciso ter um equilíbrio para um ajudar o outro.

Ah, uma curiosidade interessante de saber: esse é o tipo do Ryan, o idealizador de todas essas músicas! 😍

Confira a letra da música Nine, da personalidade do tipo Preservacionista.

Atlas: Enneagram além das músicas

Não basta as músicas e as letras serem ótimas, as artes feitas por Elicia Edijanto também dão um show à parte. Reparem no gif abaixo que a lua está presente nas nove ilustrações, representando a mudança de fases, assim como as personalidades. 

Curtiu o seu tipo e a sua música? Não deixe de nos contar aqui nos comentários! 👇 Inclusive, se você curte o mundo místico do zodíaco, não deixe de conferir quais são as músicas que combinam com o seu signo. 🔮✨