Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 16 melhores músicas do Tom Jobim, ícone da bossa nova

Listas musicais · Por Renata Arruda

28 de Julho de 2020, às 19:00

Tom Jobim é internacionalmente reconhecido como um dos maiores músicos brasileiros da história. O maestro, compositor, pianista, arranjador, cantor e violonista foi um dos criadores da bossa nova, gênero derivado do movimento de renovação do samba carioca.

Tom Jobim
Créditos: Divulgação

Responsável por grandes clássicos da música brasileira, muitas de suas canções foram feitas em parcerias, nas quais Jobim compunha a parte instrumental e a letra era escrita por outro artista. A mais célebre de todas foi a aliança com o poeta Vinícius de Moraes.

Para relembrar a carreira desse grande músico, montamos uma lista com as melhores músicas do Tom Jobim. Vem ver!

As melhores músicas do Tom Jobim

Selecionamos algumas das maiores e mais famosas canções do maestro carioca. Aumente o som e aproveite essa viagem musical!

Garota de Ipanema

Clássico da bossa nova, Garota de Ipanema foi composta por Tom e Vinícius em homenagem à modelo Helô Pinheiro.

Sucesso internacional, ganhou versão em inglês e foi interpretada por grandes nomes da música ao redor do mundo.

Wave

Presente no álbum de mesmo nome, Wave é mais um hino de Jobim. Com o inesquecível verso Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho, a faixa foi gravada por Frank Sinatra e foi tema de abertura da novela Páginas da Vida.

Pela Luz Dos Olhos Teus

A bela Pela Luz Dos Olhos Teus é uma composição de Vinícius de Moraes e ficou famosa no dueto feito entre Tom Jobim e Miucha.

Também foi lançada pelo maestro no álbum Tom Canta Vinícius, gravada ao vivo no Rio de Janeiro em 1990.

Águas de Março

Embora seja reconhecida como uma das melhores músicas brasileiras da história, Águas de Março foi composta em uma época em que Tom Jobim estava deprimido com o declínio do sucesso.

Foi inspirada no poema O Caçador de Esmeraldas e em um ponto de macumba.

Eu Sei Que Vou Te Amar

Hino do amor romântico, Eu Sei Que Vou Te Amar é considerada pela Rolling Stone como uma das 100 maiores músicas do Brasil.

É fruto da parceria Tom e Vinícius e foi regravada por grandes artistas como Maysa, Caetano Veloso e até Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan.

Chega de Saudade

Chega de Saudade é considerada como a música que consolidou a bossa nova enquanto novo movimento musical. Ficou famosa na voz de João Gilberto, que lançou a canção em seu primeiro álbum.

A Felicidade

Tristeza não tem fim, felicidade sim

A Felicidade foi composta por Tom e Vinícius para o filme francês Orfeu Negro, de 1958. A história é curiosa: como Vinícius estava morando no Uruguai, os músicos fizeram a maior parte da canção por telefone.

Luiza

Uma das mais belas canções de Tom Jobim, Luiza foi escrita exclusivamente como tema de abertura da novela Brilhante, de 1981.

Luiza era o nome da personagem principal, interpretada por Vera Fischer.

Insensatez

Uma das músicas mais famosas da parceria Tom e Vinicius, Insensatez é interpretada como uma espécie de autocrítica do poeta em relação a seus inúmeros relacionamentos.

A versão em inglês fez parte da trilha dos filmes A Estrada Perdida e Sete Vidas.

Corcovado

Lançada em 1960, Corcovado recebeu esse nome em homenagem ao morro carioca onde está o Cristo Redentor.

Ganhou versão em inglês, com letra de Gene Lees, e foi gravada por Andy Williams em 1965, chegando às paradas dos EUA.

Ligia

Ligia surgiu a partir de um amor platônico de Tom Jobim por Lygia Marina de Moraes e seus olhos castanhos que metiam medo no músico.

Do flerte, não rolou nada mais do que um beijo e uma canção que entrou para a história!

Se Todos Fossem Iguais A Você

Se Todos Fossem Iguais A Você é uma das primeiras canções que Tom Jobim e Vinícius de Moraes fizeram juntos. Foi composta para a peça teatral Orfeu da Conceição e até hoje é um dos maiores sucessos da dupla.

Água de Beber

Água de Beber foi feita por Tom e Vinícius em 1959, a pedido de Juscelino Kubitschek.

Conta-se que ao perguntarem a um vigia de onde vinha um barulho de água, ele respondeu: É aqui que tem água de beber, camará, mostrando a fonte atrás do palácio presidencial.

Samba do Avião

Samba do Avião foi feita para o filme italiano Copacabana Palace, de 1962. Na letra, o músico fala sobre aterrissar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que acabou sendo rebatizado como Aeroporto Internacional Tom Jobim, em homenagem a ele.

Samba de Uma Nota Só

Lançada em 1960, Samba de Uma Nota Só ficou internacionalmente famosa em sua versão em inglês, One Note Samba, escrita por Tom Jobim.

A música está no repertório do disco Jazz Samba, responsável por apresentar a bossa nova aos Estados Unidos.

Dindi

A origem de Dindi é controversa: uns acreditam que tenha sido escrita para a cantora Sylvia Telles, enquanto outros dizem que, na verdade, Dindi refere-se a uma fazenda chamada Dirindi, em São José do Vale do Rio Preto, que Tom e Vinícius frequentavam.

Saiba mais sobre Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927, no Rio de Janeiro. Antes de estabelecer-se como músico, chegou a estudar arquitetura até decidir investir na carreira de pianista.

Tom Jobim
Créditos: Divulgação

Em seus quase 50 anos de carreira, Tom Jobim lançou 13 discos solos e 25 em parceria ou como contribuidor, incluindo colaborações com artistas como Dorival Caymmi, Frank Sinatra, Edu Lobo, Elis Regina, Miúcha, Vinícius de Moraes, entre outros. Através dele, a música brasileira ganhou projeção permanente no exterior.

Vítima de uma embolia pulmonar, o maestro veio a falecer de insuficiência cardíaca em 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, deixando um legado que atravessa gerações.

Mais poesia com Vinicius de Moraes

Ficou com gostinho de quero mais depois de ouvir tanta música bonita?

Então vem conferir nossa seleção de 43 frases do Vinícius de Moraes, um dos maiores parceiros musicais de Tom Jobim, e inspire-se!

Frases Vinicius de Moraes