Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do RPM: relembre 10 hits da banda

Listas musicais · Por Érika Freire

8 de Abril de 2021, às 19:00

Formado em 1983, o RPM é um dos grandes destaques no rock nacional dos anos 80 desde que chamou a atenção com o hit Olhar 43

Paulo Ricardo, Fernando Deluqui, Luiz Schiavon e Paulo P.A. Pagni dominaram as paradas de sucesso, principalmente entre os anos de 1984 a 1987, quando a banda conquistou bastante notoriedade. 

RPM
Créditos: Divulgação

Mesmo entre conflitos e muitas pausas ao longo da trajetória, a banda conseguiu bater recordes com 250 shows em apenas um ano e 3 milhões de discos vendidos. 

Para homenagear esse grande nome do rock brazuca, nada melhor do que relembrar algumas das melhores do RPM. 

As melhores músicas do RPM

Essa lista promete uma bela viagem aos anos 80, destacando grandes hits do RPM. Se liga um pouco do que vem por aí:

Olhar 43

Não tem como essa seleção começar de forma diferente. Olhar 43 é um dos maiores sucessos do RPM, presente no álbum Revoluções por Minuto, de 1985. 

Paulo Ricardo se inspirou a compor com um programa de televisão que mostrava dois caras que costumavam dar em cima das mulheres. O nome da música acabou virando uma gíria. 

Rádio Pirata

Escrita por Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, a música Rádio Pirata, de acordo com os integrantes da banda, conseguiu mostrar ao público quem era o RPM e suas intenções. 

Na época do lançamento do disco Revoluções por Minuto, de 85, o RPM estava na busca por fazer um rock direto e que representasse as ideias da banda. 

Revoluções Por Minuto

Revoluções Por Minuto é a música que também inspirou o nome da banda e fala sobre o período da ditadura. 

Chegou a ser censurada por conta da crítica ao sistema, embora o motivo apontado tenha sido uma suposta apologia às drogas.

Alvorada Voraz

Bastante direta, Alvorada Voraz aborda os vestígios dos tempos de militarismo no país, a truculência, o medo, tortura e todas as mazelas que envolvem um sistema autoritário. 

A música faz parte do álbum Rádio Pirata ao Vivo, lançado em 1986. 

Vida Real

Se você soubesse quem você é, até onde vai a sua fé… Tema do BBB desde que o programa estreou em 2002, Vida Real não apenas traz nuances sobre o jogo global, mas também reflete sobre a vida em si com questionamentos filosóficos. 

O mundo é perigoso
E cheio de armadilhas
De mistério e gozo
Verdades e mentiras
Viver é quase um jogo
Um mergulho no infinito

A Cruz e a Espada

Para tornar a canção ainda mais bela e especial, em 1996, Paulo Ricardo fez um dueto com Renato Russo e juntos gravaram A Cruz e a Espada.

A música entrou para o disco Rock Popular Brasileiro, álbum solo de Renato e também no disco Revoluções por Minuto, do RPM.

Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil
Havia o medo e a timidez
Todo um lado que você nunca viu

Onde Está O Meu Amor?

A busca pelo amor é algo que permeia o universo da maioria das pessoas e Luiz Schiavon, Marcelo B e Paulo Ricardo souberam traduzir bem esses pensamentos. 

A música Onde Está O Meu Amor? tem uma letra muito bonita e faz parte do álbum MTV – RPM 2002.

London, London

A música é de Caetano Veloso e foi regravada por Paulo Ricardo na década de 80. O cantor fez praticamente um auto exílio em Londres e, neste período, London, London era uma das músicas que ajudavam a matar a saudade do Brasil e dos grandes cantores do país. 

Caetano Veloso e Paulo Ricardo chegaram a dividir o palco e interpretaram a música.  

Juvenília

Outra importante música da carreira do RPM é Juvenília, mais uma do álbum Revoluções por Minuto.

Juvenília revela a falta de liberdade dos jovens no período militar e retrata o sofrimento de um país tão bonito nas mãos de mercenários. 

Sinto um imenso vazio e o Brasil
Que herda o costume servil
Não serviu pra mim
Juventude
Aventura e medo

Rainha 

Rainha faz parte do álbum ao vivo  MTV – RPM 2002, gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. 

Escrita por Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, a música mostra o lado mais romântico da banda. 

Olhos da cor do verão e você vê
Claro como a luz do dia
Ela é uma rainha e tem
Tanto amor no coração

https://www.youtube.com/watch?v=tequcuOMXbw&ab_channel=RPMBANDA

Um pouco mais sobre o RPM

Formado em 1983, o RPM começou por causa da amizade entre Paulo Ricardo e Luiz Schiavon. Eles se conheceram em 1976 na casa de um amigo em comum. 

RPM
Créditos: Divulgação

Schiavon já se dedicava a tocar piano clássico e Paulo Ricardo estava começando sua carreira como crítico musical. Schiavon já tinha o desejo de tocar algo mais popular e eles compartilhavam o sonho de ter uma banda

Mas antes do RPM, Paulo acabou entrando para a Aura, uma banda de jazz, que acabou servindo de experimento para o que viria. Também decidiu deixar o curso de Jornalismo e se mudou para Londres em 1983.

Quando voltou para o Brasil, ele e Schiavon começaram a compor e juntos criaram as primeiras músicas que se tornaram grandes sucessos do RPM, como Olhar 43, A Cruz e a Espada e Revoluções por Minuto. Esta última acabou definindo o nome da tão sonhada banda de rock.

RPM
Créditos: Divulgação

E assim surgiu o RPM em 1983, com Paulo Ricardo, Fernando Deluqui, Luiz Schiavon e Paulo P.A. Pagni na formação original. A banda lançou quatro álbuns de estúdio, Revoluções por Minuto, RPM – Quatro Coiotes, Paulo Ricardo & RPM, e Elektra

Hoje, a banda segue na ativa com Dioy Pallone, Fernando Deluqui e Luiz Schiavon. 

15 músicas nacionais antigas para você voltar ao passado

É bom relembrar grandes sucessos, não é mesmo? Menina Veneno, Chega de Saudade e Águas de Março trazem quais memórias afetivas pra você? Além dessas, tem muito mais músicas antigas nacionais que marcaram época. Vem conferir! 

Músicas antigas nacionais