Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do Cartola para relembrar o samba raiz

Nostalgia · Por Érika Freire

18 de Setembro de 2021, às 12:00

Cartola foi um dos maiores letristas de samba que o Brasil já teve. As melhores músicas do sambista poeta encantaram pela sensibilidade de Cartola para compor. 

Nascido em 1908 no Rio de Janeiro, Angenor de Oliveira, conhecido como Cartola, foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e o responsável por escrever o primeiro samba enredo da escola, Chega de Demanda

Cartola
Créditos: Divulgação

Nem a vida dura fez com que Cartola perdesse a sua capacidade de se encantar e escrever letras tão bonitas e eternizadas na história do samba, como O Mundo É Um Moinho, As Rosas Não Falam, O Sol Nascerá, entre outras. 

Para relembrarmos juntos os grandes sucessos do sambista, selecionamos algumas das melhores músicas do eterno Cartola. Vamos conferir e deixar a emoção tomar conta? 

As melhores músicas do Cartola

Cartola tinha uma enorme capacidade de ver beleza nas coisas mais simples da vida.

A seguir, você confere um pouco da destreza do compositor em algumas das canções mais importantes de sua carreira!

O Mundo É Um Moinho

Composta por Cartola em 1976, O Mundo É Um Moinho se tornou um dos maiores sucessos da carreira do sambista. Ele escreveu para sua filha adotiva, Creuza Francisca dos Santos, alertando a jovem sobre as ilusões da vida.

Como se tivesse dando conselhos, Cartola escreveu lindos versos para tentar fazer com que a garota escolha outros caminhos na vida. 

O Mundo É Um Moinho: conheça a história do sucesso de Cartola

Preciso Me Encontrar

Apesar de ser uma das melhores músicas de Cartola, Preciso Me Encontrar foi escrita por Antônio Candeia Filho, o Candeia, um sambista e compositor carioca. 

A letra apresenta um personagem em busca de viver a vida aproveitando o contato com a natureza; um andarilho em busca de conhecimento. Olha que lindo um dos trechos:

Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Depois que me encontrar
Quero assistir ao Sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar

As Rosas Não Falam

Cartola tinha por volta de 65 anos quando escreveu mais esse clássico, As Rosas Não Falam. A inspiração surgiu após um diálogo breve com sua esposa, Dona Zica, que o chamou para ver o jardim que, de repente, muitas rosas haviam nascido e ela não entendeu o motivo.

Cartola teria respondido não saber, já que as rosas não falam. A música se tornou uma das canções brasileiras mais regravadas.

O Sol Nascerá

Após serem desafiados pelo amigo Renato Agostini, Cartola e Elton Medeiros escreveram O Sol Nascerá em poucos minutos. Do improviso, eles criaram uma linda música com uma mensagem de otimismo.

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida

Conheça a história da música O Sol Nascerá

Corra e Olhe o Céu

Um samba raiz delicioso presente no disco de estreia de Cartola, lançado em 1974.

Corra e Olhe o Céu foi escrita por Cartola e Dalmo Castello e fala sobre um personagem à espera de sua linda companheira, todo cheio de saudade. 

Que Sejas Bem Feliz

Deixar alguém seguir feliz é o maior símbolo de maturidade. Mesmo tristes, é preciso deixar as pessoas que amamos livres para que voltem caso queiram.

Que Sejas Bem Feliz é mais um samba poético de Cartola com uma mensagem importante. A canção foi incluída no álbum póstumo, lançado em 1982.

Amor Proibido

Em Amor Proibido o sambista fala sobre a desilusão de ter amado alguém que não deu o devido valor. A letra sugere que foi uma relação proibida, pelo fato de ter se envolvido com a mulher de um amigo. 

Fui trair meu grande amigo
Mas vou limpar a mente
Sei que errei
Errei inocente

Alvorada

Alvorada é mais uma que entra para as melhores de Cartola, com uma introdução bem característica do samba e letra alegre que ressalta as belezas do morro. Foi escrita por Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho.

Tive Sim

Ah, o ciúmes! Esse sentimento que todos tem, mas ninguém gosta de assumir. Pois foi exatamente por conta do ciúmes de sua esposa Dona Zica que Cartola escreveu Tive Sim.

A letra é como uma explicação à atual companheira sobre um amor que o sambista teve antes dela, com Donária.

Sala de Recepção

No carnaval tudo é festa, mas não foi com esse espírito que a Portela se comportou com o amigo de Cartola, Paulo da Portela. A escola de samba proibiu Paulo de desfilar pelo fato dele ter participado do desfile da Mangueira e da escola Paz e Amor, junto aos amigos. 

Cartola não apenas levou Paulo para morar por um período na Mangueira como também escreveu esse samba, Sala de Recepção, inspirado neste triste acontecimento.

Acontece

O coração do sambista ficou frio e mesmo assim ele escreveu este lindo samba, Acontece, falando sobre o fim do amor e seus desdobramentos. Acontece de acabar o sentimento e errado seria fingir que tá tudo bem. 

A música ganhou diversas versões de famosos, como Gal Costa, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, entre outros. 

Ao Amanhecer

Outro samba de autoria de Cartola em que o mestre vai ao encontro da beleza da natureza para compor. Ao Amanhecer tem uma sonoridade leve com lindos versos sobre o entardecer e seus encantos. 

Não Quero Mais Amar a Ninguém

Uma das canções da parceria entre Cartola e seu amigo, Carlos Cachaça. Não Quero Mais Amar a Ninguém contou ainda com a participação de Zé da Zilda. 

A música foi regravada por grandes nomes da música brasileira, como Paulinho da Viola, Aracy de Almeida e Beth Carvalho.

Disfarça e Chora

Composta em parceria com Dalmo Castello, Disfarça e Chora aborda um tema tão inerente às relações humanas, a pessoa que a gente gosta querer outra. E o que nos resta fazer é: disfarçar e chorar. 

A música faz parte do primeiro disco lançado por Cartola, em 1974. 

Disfarça e chora
Todo o pranto tem hora
E eu vejo seu pranto cair
No momento mais certo
Olhar, gostar só de longe
Não faz ninguém chegar perto

Frases do Cartola para compartilhar

Como vimos, o nosso querido Cartola foi um grande poeta, dono de um olhar sensível e romântico sobre a vida e as relações humanas.

Por isso, depois de relembrar suas melhores músicas, separamos as 50 melhores frases do Cartola, o maior nome do samba, para você se inspirar, usar nas legendas e compartilhar nos grupos! 

frases cartola

Leia Também: