Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas católicas de todos os tempos

Gospel · Por Rafaela Damasceno

16 de Abril de 2020, às 19:00

Em todas as religiões, a música tem um papel fundamental para os fiéis. Ao cantar as palavras de Deus, as pessoas se emocionam e se sentem ainda mais conectadas com o Pai. É uma forma ainda mais especial de expressar a fé e a devoção 🙏.

Inesquecíveis e atemporais, elas atravessam gerações. Não importa se são músicas religiosas antigas ou atuais, se você é católico, não deve deixar de conhecer as melhores.

As 12 melhores músicas católicas 

As missas são sempre acompanhadas de canções que embalam vários momentos especiais. A acolhida, a confissão e a comunhão, por exemplo, ficam ainda mais significativas com a trilha sonora certa.

Tão Sublime Sacramento

Para quem é católico praticante, a canção Tão Sublime Sacramento não é novidade. Ela marca o momento da benção do Santíssimo Sacramento, que é levado ao altar pelo Padre. É um dos pontos mais importantes da missa, porque conduz a Adoração a Jesus Eucarístico. 

Se você já viveu essa emoção várias vezes, é sempre bom relembrar, não é mesmo?

https://youtu.be/_jaxC1MAe4Q

Pai Nosso Tradicional 

Conhecida como a Oração que Jesus nos ensinou, o Pai Nosso Tradicional fica ainda mais significativo quando cantado. Nessa versão, é possível sentir cada palavra, entoada por uma voz doce e ao som de um ritmo calmo.

É a solução ideal para aqueles dias em que o coração está apertado e angustiado.

Consagração À Nossa Senhora

Maria, a mãe de Jesus, é também a mãe de todos os filhos de Deus. Ao rezarmos a ela, temos a certeza de que será a nossa intercessora junto ao Senhor.

A Consagração À Nossa Senhora é uma música extremamente tradicional e conhecida por muitos católicos desde a infância.

https://youtu.be/Ngftn_yT5jQ

Adoro Te Devote

Você sabia que, antigamente, as missas católicas eram ministradas em latim? Isso significa que muitos dos fiéis sequer compreendiam o que o Padre estava falando. 🤔

Da mesma forma, as músicas também eram cantadas nessa língua. Por isso, muitas pessoas ainda se lembram da sua melodia, ainda que não compreendessem a letra.

Adoro Te Devote é um desses casos. Você deve se recordar do ritmo, mas talvez não conheça o significado das palavras. Confira a tradução da canção em nosso site!

Tantum Ergo Sacramentum

Mais uma em latim, Tantum Ergo Sacramentum é um texto escrito por São Tomás de Aquino por volta do ano 1264. Desde aquela época até hoje, é uma canção entoada em diversas adorações e bênçãos católicas.

O título significa “ó Sacramento tão sublime” e o restante da letra é bem parecido com a nossa primeira canção da lista. Confira a original e compare as duas:

Porque Ele Vive

Voltando para a atualidade, a banda Harpa Cristã canta uma verdadeira homenagem a Jesus Cristo em Porque Ele Vive. Na música, é possível sentir todo o amor de Deus por nós ao entregar seu próprio filho para nos salvar.

De ritmo agradável e melodia bem alto astral, a letra é também simples e fácil de aprender.

https://youtu.be/3BtnN4KTiVQ

Relembre os 10 hinos mais tocados da Harpa Cristã.

Te Amarei

Outra canção bastante tradicional nas missas católicas, Te Amarei é uma espécie de declaração de amor ao Senhor. Olha só este refrão:

Te amarei Senhor, te amarei Senhor
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti

Se você conhece a música, consegue se lembrar de qual momento ela costuma ser cantada na Igreja? Então, conta pra gente nos comentários! 

Eis-me Aqui, Senhor

Muito tocada na entrada do Padre na missa católica, Eis-me Aqui Senhor é uma canção sobre entrega. Ao cantá-la, os fiéis mostram porque estão naquela celebração:

Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Perdão Senhor

Para quem é cristão, um dos momentos mais emocionantes é a confissão e o pedido de perdão a Deus. E ele fica ainda mais significativo quando é cantado durante a missa.

Perdão Senhor é uma das músicas mais tocadas nessa situação. A letra nos ajuda a refletir sobre os pecados que cometemos e a sermos perdoados pelo Pai.

Eternos Amigos

O grupo Anjos de Resgate é muito renomado no meio católico. Suas canções religiosas emocionam os fiéis e fazem muito sucesso nas celebrações. 

Com a música Eternos Amigos, conseguimos entender porque eles se destacam. Sinta a emoção da letra e da interpretação da banda: 

https://youtu.be/AR1zbRiPGqM

Oração de São Francisco

São Francisco de Assis é muito conhecido por todos. Defensor da natureza, da simplicidade e da humildade, ele é considerado pelos católicos o Padroeiro dos Animais.

Mas os seus ensinamentos vão muito além disso. Na tradicional e famosa Oração de São Francisco, é possível entender algumas reflexões da sua filosofia. 

Conheça a mensagem na voz do cantor Fagner:

Quando Teu Pai Revelou o Segredo a Maria

Esta canção é inspirada em uma passagem bíblica muito conhecida. Quando Teu Pai Revelou o Segredo a Maria nos lembra do momento em que Deus falou à virgem que ela seria mãe de seu filho.

Escolhida para gerar Jesus Cristo, cheia do Espírito Santo, ela ajudou o Senhor a espalhar o Seu amor pelo mundo. E é adorada por todos os fiéis, que também aprenderam a chamá-la de Mãe! 😍 

Mais opções para acalmar o coração

Se você é católico, sabe como as canções religiosas são capazes de acalmar os corações mais desesperados. Pela letra ou pelo ritmo, é possível relaxar a mente e liberar todo o estresse. E você acabou de conhecer várias canções que têm esse poder. 

Além da nossa seleção de melhores músicas católicas, existem muitas outras que conseguem provocar o mesmo efeito na gente. Que tal conhecer 12 músicas que vão acalmar o seu coração?