Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Lulu Santos: as 7 melhores músicas do grande nome dos anos 80

Listas musicais · Por Dora Guerra

10 de Março de 2020, às 19:00

Luiz Maurício Pragana dos Santos, também conhecido como Lulu Santos, é um cantor brasileiro que tem muita história pra contar. Filho de pai militar, ele fugiu de casa bem novo, percorrendo o Brasil com hippies e sonhando com a música.

Lulu Santos nos anos 80
Lulu Santos nos anos 80 / Créditos: Divulgação

Já foi crítico musical, fez parte de bandas com nomes como Lobão, e hoje até experimenta ser técnico vocal no famosíssimo The Voice.

Mas o que não podemos deixar de falar é sobre a incrível carreira musical de Lulu, que assinou diversos hits desde os anos 80 e já deixou seu nome na música brasileira. 

Com mais de 20 álbuns de estúdio gravados e 40 anos de carreira, ele é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor que vale destacar com carinho. 

Por isso, Lulu Santos é o nosso homenageado de hoje e vamos contar um pouquinho sobre as melhores músicas de sua carreira. Vem ver!

As 7 melhores músicas do Lulu Santos

Desde seu primeiro álbum em 1980 (e depois, com seu primeiro grande sucesso, o disco Tempos Modernos), Lulu vem lançando músicas memoráveis que o Brasil ama. 

Fica até difícil escolher as nossas preferidas, né? Por isso, selecionamos algumas das mais escutadas pra não ter erro — mas se você sentir falta da sua preferida, conta pra gente nos comentários!

Apenas Mais Uma de Amor

A verdade é que Lulu é um romântico incurável e isso é bem nítido em suas músicas. E o que é melhor que uma boa canção de amor?

Apenas Mais Uma de Amor é conhecida por ser um hino e tanto pra quem tá apaixonado. Com uma letra simples e delicada, ela descreve a sensação de um amor platônico.

Como uma ideia que existe na cabeça
E não tem a menor pretensão de acontecer

Tempos Modernos

Lançada como parte de um compacto simples de mesmo nome, Tempos Modernos (1982) é um grande sucesso da carreira de Lulu.

A gente duvida que você nunca tenha ouvido essa música — seja na versão original, na voz de Lulu, ou nas regravações de Jota Quest, Claudinho & Bochecha, Marisa Monte ou até mesmo Ivete Sangalo. 

No clipe, lançado no Fantástico, Lulu passeia por cidades de Minas como Ouro Preto e Mariana, além de voar em um balão. Bem coisa dos anos 80!

Toda Forma de Amor

Em 1998, Lulu Santos lançou Toda Forma de Amor, que se tornou uma das músicas-tema da causa LGBT. 

Alguns versos deixam margem para uma interpretação de que Lulu estaria falando da homossexualidade:

Você é bem como eu
Conhece o que é ser assim
Só que dessa história
Ninguém sabe o fim

Se a intenção do artista era defender a causa LGBT explicitamente, não sabemos. Mas o verso consideramos justa toda forma de amor se tornou um lema que prega a tolerância.

Curiosamente, anos mais tarde, o próprio Lulu se assumiu bissexual e hoje vive feliz com seu companheiro. 

Como Uma Onda

Profunda, a música Como Uma Onda reflete sobre a efemeridade do tempo e como tudo passa, tudo sempre passará. Dá uma olhada:

Nada do que foi será 
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará 
A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito

Nessa linha, o compositor pensa um pouco sobre os altos e baixos da vida e a rapidez em que as coisas acontecem.

Um Certo Alguém

Já diria Lulu: quando um certo alguém desperta o sentimento, é melhor não resistir e se entregar. 

Lançada em 1983 no álbum O Ritmo Do Momento, a música Um Certo Alguém é mais uma das canções perfeitas pra dedicar a um amorzinho. Afinal, nosso Lulu Santos é um eterno apaixonado.

Tão Bem

Falando em declarações de amor, a música Tão Bem conta uma pequena história de romance, em que o artista estava mal e encontrou alguém que o trazia felicidade. Em versos simples, o carinho de Lulu por sua musa fica bem claro:

E ela me faz tão bem
E ela me faz tão bem
Que eu também quero
Fazer isso por ela

Afinal, quando alguém te faz bem, é isso que importa, né? Vem ver Lulu apresentando essa linda canção, em 2000:

O Último Romântico

Que Lulu é um romântico, a gente já sabe. Mas sabe quando você sente as coisas tão intensamente que parece que você é o único no mundo? 

É sobre isso que fala O Último Romântico, um desabafo do artista sobre ser intenso, romântico e exagerado. 

Pra ele, tolice é viver a vida assim, sem aventura. E parece que até Caetano concorda, porque a música ganhou um novo arranjo em um dos seus shows, com uma versão de violoncelo e voz.

Já quando Lulu se apresenta, a canção tem até saxofone. Vem ver:

Músicas nacionais dos anos 80

Nos anos 80, a música brasileira se tornou mais roqueira e diversificada com nomes como o próprio Lulu Santos, Cazuza e o Barão Vermelho, Legião Urbana e mais. 

Foram várias canções icônicas que marcaram época, com artistas cujo legados duram até hoje. Por isso, a gente acha que vale a pena ouvir um pouco de tudo! 

Se ouvir as melhores do Lulu Santos te deu vontade de mergulhar na música brasileira oitentona, a gente tem uma indicação pra você: vem ler o nosso post sobre músicas nacionais dos anos 80 e aperta o play nas nossas recomendações!

Músicas nacionais anos 80