Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Fogo e paixão: as 12 melhores músicas de Wando

Nostalgia · Por Rafaela Damasceno

6 de Outubro de 2020, às 19:00

Com canções cheias de romantismo e emoção, Wando acabou se tornando um dos grandes nomes da música nacional.

Desde os anos 1980, quando estourou seu primeiro sucesso, o cantor conquistou fãs de todas as idades, principalmente as mulheres.

Wando
Créditos: Divulgação

Todo o amor das fãs do estilo brega acabou criando, inclusive, a lendária coleção de calcinhas do artista, que está no imaginário de muitos brasileiros.

Hoje, ela está estimada em 17 mil peças! 😱 Por essas e outras tradições, ele recebeu o apelido de “Obsceno”.

Se você quer relembrar as melhores músicas de Wando ou se simplesmente ficou curioso de saber quais são elas, a lista a seguir é para você. Não deixe de ler! 

As 12 melhores de Wando

Um dos ícones do brega romântico brasileiro, Wando é autor de inúmeros sucessos. Tanto que foi difícil selecionar só as melhores, mas nós conseguimos escolher as mais ouvidas:

Fogo e Paixão

Sem dúvidas, Fogo e Paixão é a música mais famosa da carreira do cantor. Se você é brasileiro, de qualquer geração, é impossível nunca ter ouvido (e até cantado) estes versos inesquecíveis:

Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô

Relembre este grande hit e solte a voz! 😉

Moça

A tradição noveleira do nosso país já contribuiu para que muitos artistas se tornassem conhecidos pelo público. Foi o caso de Wando com Moça, que estava na trilha sonora de Pecado Capital, da Rede Globo.

Com um romantismo levemente picante, que se tornaria marca registrada do cantor, vale a pena ouvir de novo esta canção:

Chora Coração

Outra composição que foi trilha de novela é Chora Coração. Dessa vez, ela embalou cenas da famosíssima e também global Roque Santero

Criada em parceria com Pedrinho Medeiros, em 1985, ela foi lançada em um álbum que marcou a carreira do cantor por ter sido gravado logo após o fim da ditadura. Isso possibilitou que ele incluísse elementos mais ousados na letra. Veja:

Safada

Já falamos aqui que a sensualidade sem pudores é uma característica muito marcante nas músicas de Wando. Em Safada, ele deixa todas as vergonhas de lado e declara o seu desejo por uma mulher. 

Outro hit que merece ser lembrado nesta seleção:

Mordida Na Maçã

Teatral e performático, o artista sempre gostava de associar as suas apresentações às letras de suas canções. Por isso, antes de cantar Mordida Na Maçã, ele costumava mesmo morder a fruta.

É o que ele faz neste clipe. Assista:

Aquele Amor Que Faz Gostoso Me Deixou

É claro que um cantor que fala sobre amor e sexualidade de forma despudorada criaria muitas polêmicas. E Wando provocou várias no mundo da música! 🤭

Aquele Amor Que Faz Gostoso Me Deixou tem uma versão mais comportada, tocada nas rádios, e outra sem censuras, que era cantada nos shows. Você consegue adivinhar qual delas é esta aqui?

Deus Te Proteja de Mim

Só porque Wando falava de assuntos obscenos, não quer dizer que ele também não tivesse um lado religioso. Em sua interpretação de Deus Te Proteja de Mim, do compositor Carlos Colla, ele pede que a pessoa amada seja protegida de todo o desejo que ele sente por ela.

Lançada em 1988, com certeza deve ter dado o que falar na época, não é mesmo? 🤔

Gosto de Maçã

Por ser a fruta da sedução e do pecado na mitologia e no imaginário popular, a maçã parece ser a preferida do Obsceno. Não é a toa que ela é citada em várias de suas canções.

Gosto de Maçã é gostosa de ouvir e te deixa não com vontade de comer, mas de dançar agarradinho! 💏

Jóia de Amor

Misturando o brega com o samba, Jóia de Amor nos mostra toda a irreverência e a versatilidade de Wando. Afinal, ele não era só mais um rostinho bonito na música brasileira! 😅

Comprove a seguir o que estamos falando:

A Próxima Vítima

A dor de cotovelo também é uma temática frequente nas composições do cantor. Em A Próxima Vítima, bastante conhecida e amada pelos fãs, ele mostra esse sentimento pela ex:

Quem será
A próxima vítima agora
O que fez comigo um dia
Vai fazer de novo eu
Sei que não demora

Eu Já Tirei a Sua Roupa

Muita gente já ouviu Eu Já Tirei a Sua Roupa. O que muitos não sabem é que a musa inspiradora para escrevê-la foi a atriz Luma de Oliveira.

Eu Acho Que Estou Perdendo Você

Um dos piores momentos dentro de uma relacionamento é aquele em que pensamos: Eu Acho Que Estou Perdendo Você. A atenção diminui e a gente pensa que, de fato, a relação pode estar chegando ao fim 😢

Se você está passando por um momento assim, console-se ao som do nosso eterno Obsceno:

Saiba tudo sobre a vida e a carreira do cantor

Wanderley Alves dos Reis, que mais tarde seria conhecido pelo apelido que sua avó lhe deu, nasceu em Cajuri, no interior de Minas, em 1945. Ainda na infância, mudou-se para uma cidade maior, Juiz de Fora, onde aprendeu a tocar violão erudito.

Aos 20 anos, Wando já participava de conjuntos musicais e fazia apresentações. Anos mais tarde, passou a morar em Volta Redonda-RJ. Lá, trabalhou como caminhoneiro e feirante, mas não deixou a música de lado.

Wando
Créditos: Divulgação

Em 1969 ele chegou a escrever canções de samba-rock para o grupo Os Originais do Samba. A sua primeira gravação foi somente em 1973, mantendo a linha do samba. Só em 1975 é que ele começou a adentrar no universo romântico e chamou a atenção do público. 

Depois dos anos 1980, os pontos fortes de suas composições ficaram ainda mais marcantes, como a sensualidade, o romantismo e o brega. Ao lado de nomes como Amado Batista e Reginaldo Rossi, ele fez história nesse cenário musical. 

Wando
Créditos: Divulgação

Então, o Obsceno foi se consagrando cada vez mais como um verdadeiro ícone da música nacional!

Mesmo após o seu falecimento, em 2012, as suas músicas e as suas performances continuam vivas entre os brasileiros de todas as idades. 

Se joga no brega!

Se você é fã do Wando, com certeza curtiu a nossa seleção com as suas melhores músicas. Mas existem outros artistas e outras canções que não ficam pra trás nesse estilo.

Confira quais são elas e se joga no brega, sem medo de ser feliz!

Playlist sem medo de ser brega