Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 15 melhores músicas da rainha Elis Regina

Frases de música · Por Camila Fernandes

20 de Fevereiro de 2021, às 12:00

Elis Regina saiu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para deixar sua marca definitiva na música brasileira. A pimentinha conquistou os palcos, as rádios e o título de rainha da MPB com sua voz marcante e seu jeito único de cantar. 

Elis Regina
Créditos: Divulgação

Isso sem falar na interpretação inigualável, que fez dela uma das maiores intérpretes de todos os tempos. É por isso que, apesar de não ser compositora, Elis tem inúmeros sucessos que são só seus — sem desmerecer os compositores, é claro.

Acontece que ela se apropriou das músicas de tal forma, ao dar sua própria interpretação, que elas acabaram ficando intimamente ligadas à cantora. Pode aumentar o som, porque é hora de relembrar as melhores músicas de Elis Regina!

As melhores músicas de Elis Regina

Preparados para conferir nossa lista de canções que marcaram e foram marcadas pela pimentinha? 

Como Nossos Pais

É impossível falar de Elis Regina sem lembrar de Como Nossos Pais.  A música foi escrita por Belchior, que naquela época ainda não era famoso, e ficou imortalizada com a interpretação dramática de Elis.

Confira a análise completa de Como Nossos Pais!

O Bêbado e a Equilibrista

O Bêbado e a Equilibrista foi mais uma música símbolo da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Celebrada como um Hino da Anistia, a canção é cheia de referências e chega até a falar de um exilado — o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, citado como “o irmão do Henfil”.

Vem conferir o significado de O Bêbado e a Equilibrista!

Andança

Muita gente conhece Andança na voz de Beth Carvalho, mas antes desse sucesso todo a canção já havia sido gravada por Elis Regina, lá em 1969.

Fascinação

Fascinação ficou tão marcada pela voz de Elis Regina que pouca gente sabe que a música é uma versão. A gravação original é uma valsa francesa do começo do século XX, que teve diferentes adaptações em portugês. 

Tiro Ao Álvaro

Tiro Ao Álvaro foi gravada por Elis Regina em seu último álbum de estúdio, com o compositor da música, Adoniran Barbosa.

O sambista já havia tentado lançar a canção em 1973, mas ela foi censurada pela Ditadura por causa do tom humorístico e dos erros propositais de português.

Águas de Março

Águas de Março é um clássico da MPB, fruto de uma das parcerias mais aclamadas da história: o dueto entre Elis Regina e Tom Jobim. Impossível não ser sucesso, né?

Confira a história completa de Águas de Março!

Alô, Alô, Marciano

Apesar de terem se tornado grandes amigas, Elis Regina e Rita Lee chegaram a ter muitas divergências por causa de seus estilos musicais distintos. Diferenças à parte, as duas gravaram versões de Alô, Alô, Marciano, e ambas ficaram incríveis!

Velha Roupa Colorida 

Quem pensa que a parceria entre Belchior e Elis foi só em Como Nossos Pais está muito enganado. Antes disso, ela também gravou o sucesso Velha Roupa Colorida

A música é cheia de referências ao movimento hippie, mas, ao mesmo tempo, é um manifesto de esperança pelo fim da repressão da Ditadura. 

Arrastão

Não podia faltar na lista a música que foi responsável pela revelação de Elis Regina. Foi ao cantar Arrastão no festival da TV Excelsior em 1965 que Elis marcou o surgimento da Música Popular Brasileira.

Só Tinha de Ser Com Você

Só Tinha de Ser Com Você, apesar de menos conhecida que Águas de Março, também é fruto da parceria de sucesso entre Elis Regina e Tom Jobim. 

Casa No Campo

Elis Regina escolhia a dedo as músicas que iria gravar — era preciso haver não só qualidade, mas identificação. Talvez por isso seja possível ver em Casa No Campo, do compositor Zé Rodrix, a paixão que a cantora tinha pela natureza.

Madalena

Composta por Ronaldo Monteiro e Ivan Lins, Madalena foi imortalizada por Elis Regina no palco do  festival de Jazz de Montreux, na Suíça, por onde também passaram artistas como Ella Fitzgerald e Nina Simone.

Maria, Maria

O clássico Maria, Maria, de Milton Nascimento, também teve a honra de ser interpretado por Elis Regina em 1980. E que interpretação!

Gosta de Milton Nascimento? Vem conferir a análise Encontros e Despedidas, outro sucesso do cantor! 

Romaria

E por falar em clássico, Elis foi responsável por lançar vários. Romaria, composta e originalmente gravada por Renato Teixeira, é mais uma música que ganhou a interpretação da cantora, e que depois foi regravada por vários outros artistas.

Se Eu Quiser Falar Com Deus

Para encerrar a lista, temos uma das últimas músicas gravadas por Elis, pouco antes de a cantora nos deixar. Se Eu Quiser Falar Com Deus, de Gilberto Gil, ganhou ainda mais força dramática com a célebre interpretação da pimentinha.

55 frases para conhecer Elis Regina

Pois é, mais uma cantora que deixou saudades. Para quem não teve a honra de viver na mesma época em que a rainha da MPB, resta relembrar os clássicos e curtir bastante as melhores músicas de Elis Regina.

Quer aproveitar e conhecer um pouco mais sobre a pimentinha? Vem conferir as 55 melhores frases de Elis Regina: as verdades da cantora!

Frases Elis Regina

Outros posts que você vai gostar: