Nostalgia

Relembre as melhores músicas de Bob Dylan

Por Érika Freire

2 de Julho de 2020, às 19:00


Bob Dylan é um dos artistas que mais recebeu prêmios na história, um dos mais respeitados compositores do século XX e ainda tem múltiplos talentos: canta, escreve, pinta e até já se arriscou como ator. 

Bob Dylan as melhores
Créditos: Divulgação

Nascido em Duluth, Minnesota, Estados Unidos, Bob Dylan iniciou sua carreira no início dos anos 60, em barzinhos, e se destacou no folk com sua voz inusitada e letras marcantes que falam sobre o cotidiano americano

Em suas composições, o cantor traduz muito bem as desilusões e angústias humanas, fato que as torna modernas, mesmo com o músico chegando aos 60 anos de carreira. 

As melhores de Bob Dylan

Confira o que vem por aí nessa seleção incrível que reúne as melhores músicas do Bob Dylan:

Blowin’ In The Wind

Bob Dylan precisou de apenas 10 minutos para compor sua canção mais famosa, que virou um hino dos direitos civis nos anos 60. 

Blowin’ In The Wind levanta diversas questões e foi uma releitura da música No More Auction Block. Está presente no álbum The Freewheelin’ Bob Dylan, o segundo do cantor, lançado em 1963. 

The Times They Are A-Changin’

Considerada uma obra-prima, The Times They Are A-Changin é uma música de protesto que marcou toda uma geração que até hoje carrega a canção na mente. 

A música ficou em 59° lugar na lista das 500 melhores canções de todos os tempos, feita pela revista Rolling Stone.  

Like a Rolling Stone

Uma das canções mais aclamadas da história do rock, Like a Rolling Stone abre o álbum Highway 61 Revisited, lançado em 1965. 

A música fala sobre liberdade, sobre estar sozinho e sem rumo na vida. O compositor começou a escrever algo que acabou quase virando um conto, com mais de nove páginas. 

A partir dessa versão maior, Dylan fez a música, focando nos versos principais. 

Confira o significado da canção Like a Rolling Stone.

Hurricane

Bob Dylan compôs Hurricane inspirado na história do boxeador Rubin “Hurricane” Carter, que foi condenado à prisão perpétua por triplo homicídio. 

Porém, haviam muitas incoerências e controvérsias no julgamento, por isso se concluiu que a condenação foi motivada por racismo. 

Dylan visitou o boxeador na cadeia e escreveu Hurricane declarando a inocência de Rubin.   

Knockin’ On Heaven’s Door

Conhecida pela versão do Guns N’ Roses, Knockin’ On Heaven’s Door foi composta por Bob Dylan para o filme Pat Garret And Billy The Kid

É uma música vista pelos críticos como uma obra pacifista sobre a Guerra do Vietnã. Eric Clapton também regravou uma versão da canção. 

Mr. Tambourine Man

Um dos maiores sucessos do cantor, Mr. Tambourine Man faz parte do álbum Bringing It All Back Home. 

Dylan a escreveu inspirada em seu amigo e parceiro de trabalho Bruce Langhorne, que certa vez chegou ao estúdio com um pandeiro turco.  

Lay, Lady, Lay

A música Lay, Lady, Lay faz parte do álbum Nashville Skyline, lançado em 1969, e era pra fazer parte da trilha sonora do filme Midnight Cowboy

Porém, como não deu tempo de Bob a finalizar, a canção acabou substituída por uma de Fred Neil, amigo de Dylan.

A Hard Rain’s A-Gonna Fall

Bob Dylan é um compositor que propõe indagações constantes em suas músicas. A Hard Rain’s A-Gonna Fall é mais uma de suas preciosidades.

Uma de suas maiores obras de protesto, a canção tem quase sete minutos e foi vista, na época, como uma crítica sobre o lançamento de mísseis em Cuba e sobre a ameaça de guerra nuclear. 

Tangled Up In Blue

Em Tangled Up In Blue, Bob Dylan aborda uma experiência pessoal sobre dor, nostalgia e sobre a experiência de seu primeiro casamento com Sara Lownds. 

Dylan demorou mais de 10 anos para conseguir jogar seus sentimentos no papel e transformá-los em arte.  

Just Like a Woman

Não se sabe qual foi a mulher que inspirou Dylan a escrever Just Like a Woman, mas quem se importa agora, né? 

A canção é uma balada lindíssima, que começa com aquele som gostoso de gaita, característico nas obras do compositor. A música faz parte do álbum Blonde On Blonde, lançado em 1966. 

Every Grain Of Sand

Música que fala sobre solidão, desespero, fé… Every Grain Of Sand foi escrita na fase em que Bob Dylan se voltou para a espiritualidade.

Por isso, existem aspectos sobre o cristianismo e o misticismo na canção, que faz parte do álbum Shot Of Love, de 1981.   

My Back Pages

Presente no álbum Another Side Of Bob Dylan, de 64, My Back Pages reflete sobre a vida do músico e seus posicionamentos do passado. 

De certa forma, Dylan fala nessa música sobre sua desilusão com a década de 60. Artistas como Keith Jarrett, Byrds, Ramones, Nice, Steve Earle e Hollies fizeram também suas versões de My Back Pages

Um pouco mais sobre Bob Dylan

Robert Allen Zimmerman é o verdadeiro nome Bob Dylan, considerado um dos maiores ícones da contracultura dos anos 60, responsável por compor diversas músicas de protestos e de críticas sociais políticas sobre o período.  

melhores músicas de bob dylan
Créditos: Divulgação

Ele nasceu em 1941, em Minnesota, e produziu um trabalho bastante vasto ao longo de sua trajetória, com muitos discos lançados.

Quando iniciou sua carreira, no início dos anos 60, o cantor chamou a atenção pelo uso da gaita e pela sua voz rasgada. Fez a música folk se destacar, mas, como um bom artista, experimentou outros estilos, se aproximando do blues-rock. 

O cantor Woodie Guthrie foi uma das grandes inspirações para que Bob Dylan se desenvolvesse como músico, principalmente nos primeiros anos de carreira, quando tinha como foco maior a música folk.  

Hoje ele tem 79 anos e segue na ativa inspirando diversos músicos e acaba de lançar o álbum Rough and Rowdy Ways, o 39º disco de sua carreira. 

Capa do álbum Rough and Rowdy Ways
Capa do álbum Rough and Rowdy Ways / Créditos: Divulgação

Se jogue no clima dos anos 70

O período colorido, das discos, das calças boca-de-sino e das músicas mais incríveis! 

Confira as 20 melhores músicas internacionais dos anos 70 e desfrute do clima da década!

músicas internacionais anos 70

Leia mais sobre outros gênios do rock

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.