Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os 10 artistas mais premiados do Grammy: saiba quais são

Curiosidades · Por Felipe Oliveira

29 de Julho de 2021, às 12:00

O Grammy é considerado o maior prêmio da música no mundo e acontece para consagrar os artistas que mais se destacaram no período de um ano.

Desde a sua primeira edição, em 1959, profissionais da indústria se reúnem anualmente para a cerimônia, considerada o Oscar da música.

A empolgação com a festa começa bem antes da cerimônia, pois a revelação dos indicados já pode gerar polêmicas.

Enquanto alguns artistas e bandas podem ser esnobados na lista final, algumas surpresas também podem pintar, gerando sempre bastante antecipação – com os indicados ao Grammy 2023 não foi diferente!  

Nomes consagrados como Beyoncé e Taylor Swift estavam entre os mais indicados, além de sensações mais recentes, como Bad Bunny. 

Agora, vamos descobrir quem são os artistas mais premiados do Grammy? Vem com a gente:

Conheça os artistas mais premiados do Grammy

Com um histórico de tantas edições, é de se esperar que alguns músicos se destaquem mais, abocanhando dezenas de prêmios ao longo dos anos.

Por isso, separamos uma lista com os artistas mais premiados do Grammy. Você já deve saber alguns, mas outros podem te surpreender! 

Ficou curioso? Continue lendo para descobrir se você já sabia de todos eles!

Beyoncé

A diva pop Beyoncé é a rainha do Grammy! A artista alcançou o topo da lista recentemente, ao levar 3 estatuetas em 2023. Assim, chegou a um total de 32 prêmios em toda a carreira e se tornou a artista mais premiada da história do Grammy.

Apesar disso, muitos consideram a cantora injustiçada. Apesar dos ótimos números, ela nunca ganhou o Grammy de Álbum do Ano, o maior prêmio da noite.

Beyoncé no Grammy
Créditos: Divulgação

Biografia da Beyoncé: conheça a trajetória da diva pop

Quincy Jones

O músico Quincy Jones já ganhou 28 Grammys. Uma verdadeira lenda viva da música, ele já produziu artistas como Frank Sinatra e os álbuns mais famosos do Michael Jackson.

Com esse currículo de responsa, ele é o recordista de indicações ao prêmio ao lado do Jay-Z, tendo tido 80 chances de levar a estatueta para casa!

Quincy Jones e seus prêmios doGrammy
Créditos: Divulgação

Alison Krauss

A cantora e violinista Alison Krauss soma 27 vitórias ao longo de sua carreira, passando por categorias como country, bluegrass e gospel.

A artista coleciona Grammys não somente por seu trabalho solo, mas também por suas muitas parcerias de sucesso, como com Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin.

Alison Krauss Grammy
Créditos: Divulgação

Chick Corea

Armando Anthony Corea, conhecido como Chick Corea, foi um pianista conhecido por compor obras clássicas de jazz tradicional, mas também por fazer parte da criação do jazz fusion, estilo que mistura jazz com rock, funk e R&B.

Com isso, venceu 25 Grammys em sua carreira. Dois deles foram postumamente, após seu falecimento em fevereiro de 2021.

Chick Corea premiado no Grammy
Créditos: Divulgação

John Williams

O músico e maestro John Williams também coleciona 25 vitórias no Grammy. Ele é considerado o compositor de trilhas sonoras de filmes mais premiado da história do cinema.

Filmes como Harry Potter, E.T. O Extraterreste, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros e a saga Star Wars contam com suas músicas. Só filmão, né?

John Williams premiado no Grammy
Créditos: Divulgação

Stevie Wonder

O talentoso Stevie Wonder também soma 25 vitórias no Grammy ao longo da carreira. Além disso, Frank Sinatra, Paul Simon, Taylor Swift e ele são os únicos artistas que ganharam o Grammy de Álbum do Ano por três vezes.

Mas o recorde de Stevie Wonder tem um gostinho especial: ele é o único a conseguir o feito com três álbuns lançados em sequência! Não é pra qualquer um, hein…

Stevie Wonder Grammy
Créditos: Divulgação

As 15 melhores músicas de Stevie Wonder, gênio do R&B

Jay-Z

Com 9 prêmios a menos do que a esposa Beyoncè, Jay-Z ainda tem um número impressionante de vitórias no Grammy: 23. Ele é o rapper mais premiado da história do evento.

Jay Z no Grammy
Créditos: Divulgação

Kanye West

Mas alguém pode empatar com Jay-Z muito em breve, ou até mesmo passá-lo. E esse alguém é ninguém menos que Kanye West! O rapper e produtor aparece na cola de Jay-Z, com 22 premiações.

Kanye West no Grammy
Créditos: Divulgação

U2

Os caras do U2 aparecem como a banda mais premiada do Grammy, com 22 vitórias no total.

Além disso, eles também são o único grupo musical a ganhar o prêmio de Álbum do Ano mais de uma vez, com uma vitória em 1987, por The Joshua Tree, e outra em 2005, por How To Dismantle An Atomic Bomb.

U2 no Grammy
Créditos: Divulgação

Top 15: relembre as melhores músicas da carreira do U2

Vince Gill

Veterano da música country, Vince Gill é também o maior vencedor de Grammys dos anos 1990. Com 22 prêmios no total, o cantor e compositor ganhou 14 delas somente na década de 90! 

Vince Gill
Créditos: Divulgação

As 15 melhores músicas country, o sertanejo americano

Como funciona o processo de votação do Grammy

Você já se perguntou como os vencedores do Grammy são escolhidos? É um processo longo e que conta com mais de 13 mil votantes!

Tudo começa quando músicos, produtores e profissionais da música indicam para a Academia de Gravação (Recording Academy) quais trabalhos daquele ano eles acham que merecem uma indicação. Só aí, estima-se que cerca de 20 mil canções são inscritas!

Recording Academy logo
Créditos: Divulgação

As obras inscritas são conferidas para se certificar de que elas cumprem os requisitos estabelecidos para concorrer.

Feito isso, começa a primeira fase de votação, na qual os Membros Votantes (formado por produtores, cantores, compositores, instrumentistas, entre outros) escolhem quais obras eles acham que merecem uma indicação.

Os mais votados formam a lista final, geralmente com cinco indicados em cada categoria. Esses indicados são então divulgados publicamente, e os Membros Votantes entram novamente em ação para finalmente escolher os grandes vencedores.

Todo esse processo acontecia por correspondência, mas agora tudo é feito online, para evitar fraudes e também para tornar a premiação mais inclusiva. Ufa, imagina contar todos esses votos manualmente?

Continue lendo sobre música e filmes!

Como vimos anteriormente, música também tem tudo a ver com cinema, né? Agora que você já conhece os artistas mais premiados do Grammy, que tal relembrar as melhores trilhas sonoras da história do cinema? Vem que só tem filmaço!

post melhores trilhas sonoras

Outros posts que você pode gostar: