LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Dicas de inglês

Como aprender inglês com música

Por Camila Fernandes

24 de Maio de 2019, às 07:00


Aprender inglês com música é possível e é mais eficiente do que você imagina. Você certamente vai concordar que é muito mais fácil se lembrar da letra de uma música do que de um texto acadêmico, certo?

Para tornar esse processo de aprendizagem ainda mais simples, é preciso saber usar os instrumentos disponíveis a seu favor, escolher uma boa metodologia e ter muita dedicação.

Separamos alguns passos que você pode seguir para começar a aprender inglês com música agora mesmo, confira!

7 passos para aprender inglês com música

Separamos alguns passos para que você consiga trabalhar as quatro habilidades do inglês (listening, speaking, writing e reading), além de tornar seu aprendizado mais eficiente e prazeroso. Escolha sua música e vamos começar!

1. Escute a música e anote o que entendeu

O primeiro passo é escutar com muita atenção e tentar entender o máximo possível de palavras — esse exercício vai variar um pouco de acordo com o seu nível atual.

Depois de escutar com atenção, faça um resumo do que você entendeu da letra. Não se prenda a palavras desconhecidas, nem comece tentando uma tradução literal. A ideia aqui é compreender o sentido da canção com o máximo de detalhes que você conseguir. 

2. Escute a música lendo a letra

O segundo passo será procurar a letra. Vá ao Letras.mus.br e procure pela música que acabou de ouvir. Dê o play novamente e, agora, tente entender o significado da canção, ainda sem olhar a tradução. Você vai ver que, com a letra em mãos, a compreensão já fica bem mais fácil.

3. Marque as palavras que não conhece

Continue com a letra, mas agora sem ouvir a música. Leia tudo e marque todas as palavras que você não conhece. Procure o significado de cada uma delas, de preferência, sem olhar a tradução.

4. Confira a tradução

Agora sim, depois de todo esse processo, é hora de olhar a tradução. Volte ao Letras e confira a letra traduzida ao lado da original, comparando as duas e tentando encontrar as palavras que você havia marcado antes.

5. Transcreva a letra

Pegue papel, caneta, e dê o play na música novamente. Vá pausando e tente anotar a letra completa (não vale colar do Letras). Terminou? Agora sim, pode voltar ao site e conferir o que acertou.

6. Cante Junto

Dissemos que você iria treinar as quatro habilidades, não é mesmo? E não mentimos! É hora de soltar a voz e treinar a pronúncia das palavras. Se quiser tornar tudo ainda mais divertido, coloque o vídeo com legenda e solte a voz!

7. Insista no replay

A não ser que tenha uma super memória, você não vai aprender a música toda depois de ouvir apenas uma vez. Não precisa repetir todo o processo, o ideal é focar nos pontos em que você tem mais dificuldade.

Mesmo depois que estiver satisfeito com o resultado das tarefas, vale continuar ouvindo a música para relembrar e praticar.

Dicas para facilitar o aprendizado

Seguindo os passos acima, suas chances de sucesso são enormes, mas existem ainda algumas dicas que podem ajudar a tornar a evolução mais rápida e o aprendizado mais sólido. Veja abaixo!

Comece com músicas mais fáceis

No começo, procure escolher músicas mais lentas, com palavras bem pronunciadas e que falem sobre assuntos comuns. Evite letras cheias de metáforas e artistas que “cortam” as palavras. Listamos algumas músicas bem fáceis para começar. Vem conferir!

Foque em um sotaque

O inglês é falado em muitos países, e nós temos bastante contato com músicas de pelo menos três deles: Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Os sotaques desses lugares são diferentes, e isso pode ser notado mesmo nas músicas.

Se você é iniciante na língua, escolha músicas de apenas um país e aprenda a pronúncia das palavras com aquele sotaque. Caso contrário, você pode ficar confuso e tornar tudo mais difícil.

No entanto, se você já está em um nível intermediário ou avançado, a dica é justamente o contrário — você provavelmente já é bom o suficiente no listening para diferenciar os sotaques, e vale muito ouvir cantores de países distintos para brincar de identificar as diferenças.

Treine todos os dias

Quanto mais você escuta, mais aprende. Escolha ao menos uma música por dia para fazer todos os passos que listamos acima. É possível fazer tudo em menos de 30 minutos.

Tente inserir as músicas também em outros momentos do dia — enquanto está no carro ou no ônibus, enquanto toma banho, antes de dormir. Crie uma playlist e vá adicionando as músicas que já estudou, assim você consegue praticar e não esquece o que já aprendeu.

Aplicativo para aprender a cantar músicas em inglês

Claro que a gente também te apresenta os melhores meios para facilitar a aprendizagem! O aplicativo do Letras te mostra letra, tradução, vídeo, legenda e ainda salva suas letras preferidas offline pra você poder dar aquela estudadinha mesmo quando estiver desconectado. Demais, né? Vem saber mais sobre esses e outros benefícios do nosso app.

Aplicativo do Letras.mus.br

Let’s begin!

Seguindo os passos acima e treinando todos os dias, você vai ver que aprender inglês com música é realmente eficiente. Para começar já, dá o play nessa seleção de músicas para facilitar seu aprendizado e vamos estudar!

Playlist músicas para aprender inglês

Mais dicas de inglês pra você