Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado de Anunciação, música de Alceu Valença

Analisando letras · Por Renata Arruda

25 de Fevereiro de 2022, às 19:00

Nascido no agreste de Pernambuco, Alceu Valença é um dos principais nomes da MPB. Bebendo de fontes como maracatu, danças de roda e repentes de viola, o músico estourou no país nos anos 1980, se tornando uma referência da música nordestina.

alceu valença no início da carreira
Alceu Valença no início de sua carreira / Créditos: Divulgação.

Lançada em 1983 no disco Anjo Avesso, a faixa Anunciação é um dos maiores sucessos do artista, conquistando gerações com o inconfundível refrão Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais. 🎶

Com uma letra aberta às mais diversas interpretações, a canção deixa o público curioso para saber do que se trata. Se esse é o seu caso, vem entender qual o significado da canção e descobrir o que Alceu Valença já disse sobre a música!

Os possíveis significados de Anunciação

Muito já foi discutido sobre qual seria o verdadeiro significado de Anunciação. São várias teorias: para alguns, se trata de uma música religiosa, enquanto outros afirmam que seria sobre o nascimento de um filho.

Há ainda quem encare como uma bela canção de amor e também quem veja referências ao fim da ditadura militar.

Vamos entender um pouco sobre cada uma dessas interpretações?

Significado religioso

Da perspectiva religiosa, Anunciação é o nome pelo qual ficou conhecido o momento em que o Anjo Gabriel conta para a Virgem Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo. Além disso, a letra da música fala sobre sinais, sinos das catedrais, cavalo e manhã de domingo.

anjo gabriel e virgem maria
Pintura que retrata o encontro entre o anjo Gabriel e a Virgem Maria / Créditos: Autor Desconhecido.

Esses termos podem ser entendidos como referências cristãs: sinais é uma palavra muito utilizada no Novo Testamento como indicador do fim dos tempos; os sinos das catedrais, mencionam os templos divinos; na Bíblia, há uma passagem na qual Jesus é mencionado como vindo montado em um cavalo; e domingo é um dia sagrado para o Cristianismo.

Assim, muitas pessoas entendem a música como uma referência ao retorno de Jesus Cristo devido à simbologia cristã utilizada na canção.

Música para um filho

Uma interpretação muito comum é a de que a música seria uma homenagem de Alceu Valença para um filho que estaria para nascer. No entanto, essa teoria é a menos provável.

Isso porque o primeiro filho de cantor, Ceceu Valença, nasceu em 1970. Já Juliano Valença, seu segundo filho, é nascido em 1992. Como a letra foi escrita em 1983, dificilmente esses eventos teriam sido a inspiração do artista.

alceu valença e filhos
Alceu Valença e filhos / Créditos: Divulgação.

Canção de amor

Para quem entende Anunciação como uma canção de amor, a interpretação é simples: a música falaria sobre a expectativa que sentimos quando esperamos pela pessoa amada. Assim, a anunciação do título seria uma referência à chegada da felicidade. 💕

Ditadura militar

Em 1984, Anunciação fez um grande sucesso, sendo cantada como um hino pela volta da democracia no Brasil pelos manifestantes que desejavam eleições diretas para a presidência.

Da perspectiva política, a letra pode ser entendida como o sonho da chegada de um novo tempo de liberdade. Há quem diga, inclusive, que o anjo mencionado na canção seria Stuart Angel, militante morto pelo regime militar e amigo de Alceu Valença.

Significado de Anunciação, por Alceu Valença

Com tantas teorias, vale descobrir o que Alceu Valença tem a dizer sobre uma de suas obras-primas. Em vídeo, o compositor contou sobre como a música surgiu:

Essa música nasceu de forma super espontânea. Eu estava em casa e comecei a tocar a flauta transversa. Saí pra rua e fiz a letra se referindo a tudo que eu vi naquele dia

Ele lembra que artistas trabalham com metáforas e afirma que o artista é um repórter poético. Assista:

Em outra entrevista, o artista contou mais detalhes sobre a composição:

Em 1983, eu estava brincando com uma flauta no jardim da minha casa em Olinda. Lembro até hoje, era uma flauta simples que comprei de um hippie no Rio Grande do Sul. Foi aí que me surgiu a melodia de Anunciação. Minha namorada ouviu aquilo e falou: ‘Que música bonita essa que você está tocando!‘. Inspirado, saí tocando pelo quintal e lá estavam as roupas no varal. Fui até a rua, e ouvi o sino da catedral… isso tudo foi colocado na letra da música depois.

Alceu Valença também já afirmou não seguir nenhuma religião. Dessa maneira, podemos deduzir que, como diz o artista, os símbolos religiosos presentes na letra funcionam como uma metáfora para tratar de outros temas.

Análise da letra de Anunciação

Agora que vimos o que já foi dito sobre o significado de Anunciação, que tal dar uma olhada na letra desse hino?

Na bruma leve das paixões que vêm de dentro

Tu vens chegando pra brincar no meu quintal

No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento

E o Sol quarando nossas roupas no varal

Uma figura surge das brumas de forma livre e transgressora: em cima de um cavalo, de peito nu e com os cabelos ao vento. No entanto, ela não é ameaçadora, e sim alguém que chega para trazer alegria ao cotidiano.

A bruma leve nada mais é do que uma névoa fina que anuncia a chegada de algo ou alguém. Já o verbo quarar diz respeito a uma prática brasileira antiga, de colocar as roupas ao sol para clarear.

Roupas quarando no varal
Roupas quarando no varal / Créditos: Divulgação

Assim, é possível entender a estrofe acima como uma metáfora sobre a expectativa de que um novo tempo, mais brilhante, está para chegar

Tu vens, tu vens

Eu já escuto os teus sinais

O refrão reforça a ideia apresentada acima: o autor tem certeza de que esse novo tempo vem e já consegue perceber os sinais da mudança acontecendo.

É importante lembrar que a música foi gravada no início dos anos 1980, quando a ditadura militar começa a entrar em decadência e o movimento pró-democracia Diretas Já, ocorrido entre 1983 e 1984, ganha força.

Movimento Diretas Já
Movimento Diretas Já / Créditos: Divulgação

Analisando por essa perspectiva, os versos podem ser uma afirmação de que a democracia seria uma realidade em breve.

A voz do anjo sussurrou no meu ouvido

Eu não duvido, já escuto os teus sinais

Que tu virias numa manhã de domingo

Eu te anuncio nos sinos das catedrais

Como mencionamos acima, algumas pessoas acreditam que o anjo da música seria o militante Stuart Angel, filho de Zuzu Angel, morto pelo regime militar. Nesse caso, o verso seria um aceno de que sua morte não fora em vão e que a liberdade chegaria.

Stuart Angel
Stuart Angel / Créditos: Divulgação

Outra interpretação é a de que Alceu Valença teria utilizado a Anunciação bíblica como metáfora para, mais uma vez, declarar que o fim da ditadura estava próximo.

Tu vens, tu vens

Eu já escuto os teus sinais

Embora a versão de que a música trata do retorno da democracia e da liberdade de expressão seja a mais aceita, a letra está aberta a interpretações e pode se encaixar em inúmeras situações, dependendo do ponto de vista de quem vê.

Ouça mais sucessos de Alceu Valença

Gostou de saber o significado de Anunciação? Então aproveita e vem conhecer as melhores músicas do Alceu Valença!

melhores músicas alceu valença

Se você gostou dessa análise, vai gostar dessas também: