Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Anitta empreendedora: conheça 5 características poderosas da cantora

Biografias · Por Jocilene Abreu

25 de Fevereiro de 2019, às 13:06

Com mais de 35 milhões de seguidores no Instagram, milhares de fãs e admiradores pelo país, ela segue conquistando, com muita elegância e ousadia, uma carreira internacional. Você sabe de quem estamos falando?

Larissa de Macedo Machado (nome de batismo da toda poderosa), mais conhecida como Anitta, é uma empreendedora de mão cheia – e vamos te contar o porquê!

Cantora e empreendedora Anitta
Créditos: Divulgação

Vinda de Honório Gurgel, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, desde a infância pobre já sonhava em brilhar nos palcos da vida. Anitta começou a trilhar seus primeiros passos na música muito jovem, cantando numa igreja local. De lá pra cá, a musa só cresceu, ganhou visibilidade nacional e vem se destacando internacionalmente também.

O furacão Anitta chegou até nós com seu hit Show das Poderosas. O disco vendeu cerca de 40 mil cópias em apenas 10 dias após o lançamento. Na época muitos pensavam que não passaria de uma modinha da estação. Mas o que não sabiam era que a jovem cantora, além de talentosa, é surpreendente em gerenciar sua vida, sonhos e carreira.

Anitta no clipe de Show das Poderosas
Créditos: Divulgação

E é por conta disso que vamos falar sobre como Anitta usou sua formação educacional vinda do curso técnico em administração e da experiência do estágio na Vale para gerenciar a própria carreira.

Tudo isso deu a ela um caráter estrategista e visão certeira para os negócios, conquistando resultados surpreendentes muito além do talento artístico, mas também por seu viés empreendedor.

Vamos destacar aqui quais características a cantora utilizou para alavancar sua carreira e permanecer crescendo dentro do mercado musical se tornando a Anitta empreendedora de sucesso que vemos hoje. Continue a leitura para saber mais das habilidades da cantora.

5 lições sobre a empreendedora Anitta

Saiba mais sobre o que faz a cantora ser tão bem sucedida!

1. A poderosa sabia onde queria chegar

Ter clareza do lugar em que se deseja chegar foi exatamente o que fez Anitta se destacar de outras jovens de sua idade.

Desde o início, ela sabia o que queria e onde gostaria de estar. Isso fez com que ela se mantivesse alinhada aos propósitos de sua vida e dedicada aos estudos para alcançar seus objetivos.

Foi com o dinheiro do estágio que ela gravou um vídeo caseiro da música A Parada É Essa, da funkeira Priscila Nocetti. Tal vídeo chegou ao produtor Batutinha, reconhecido no cenário musical.

Como um ouro a ser refinado, ele a viu e se surpreendeu com o talento dela dançando e cantando enquanto ela segurava um frasco de perfume na mão neste vídeo cover.

A partir dali, ele enviou uma mensagem para o canal que ela tinha no YouTube (desde o início ela já apostava no poder da divulgação). No início ela achou que era trote. Mas, para alegria geral da nação, esse foi o primeiro passo para o início de sua carreira.

Naquele momento surgiu a proposta para fazer os testes como cantora e ela deu adeus a seu estágio. Como que predestinada ao sucesso, ela não desistiu.

Seu nome artístico foi baseado na minissérie Presença de Anita, pois ela se identificava com as características da protagonista, o que lhe serviu como inspiração.

2. Investiu dedicação, foco e energia no trabalho

Planejamento estratégico foi e continua sendo um instrumento vital que Anitta usou de forma eficiente em sua carreira. Desde o começo, ela foi traçando passo a passo como conquistar seu público e ganhar sua atenção. Sobretudo, como continuar nas paradas de sucesso!

Em 2009, ela assinou seu primeiro contrato e desde então ela tinha:

  • Uma visão clara do negócio (com metas e objetivos bem definidos);
  • conhecimento de quem era seu público e como atingi-lo;
  • foco, espírito de liderança e parcerias musicais.

A partir de 2012 sob o comando de uma nova empresária, ela começou a se destacar. Neste ano ocorreram as gravações do clipe de Meiga e Abusada, gravado em Los Angeles.

Não demorou muito para a Warner Music fechar um contrato com Anitta. A sua música estourou nas rádios cariocas e entrou para a trilha sonora da novela Amor à Vida, da Rede Globo.

A artista de músicas criativas e ousadas deu lugar à mulher empreendedora que estava decidida a ser a melhor profissional dentro da sua área de atuação. Ela foi lá e fez!

Não bastava ser boa o suficiente; sobretudo, ela entendia como sua carreira estava se delineando e em que direção estava indo. Tudo isso foi decisivo para que Anitta conquistasse todo o Brasil e pudesse traçar voos mais altos numa jornada internacional.

3. Antenada com as mudanças no mercado musical

Anitta demonstra a estrategista que é nos negócios, sempre aprendendo e aperfeiçoando os conhecimentos sobre gestão de carreira e no aprendizado de novos idiomas.

Ela se envolve nos processos de criação artística, agenda, produção dos clipes, negociação de projetos de parceria e escolha da equipe de trabalho entre as variadas áreas dentro do nicho musical como um negócio.

Ouça as mais de 30 parcerias nacionais e internacionais de Anitta nessa playlist.

Playlist: Parcerias da Anitta

Em 2013, a música Zen lhe rendeu o primeiro lugar no Top 100 da Billboard Music Brasil. Após um ano, saiu o clipe da mesma música em sua primeira parceria internacional, com o cantor Rasel, em espanhol. Em 2014, ela deu palhinha da música no Grammy Latino.

Quem a conhece e a acompanha em entrevistas e até mesmo nas redes sociais pode perceber o quanto ela é focada em oferecer um trabalho de qualidade e diferenciado, deixando sua marca registrada em tudo o que se propõe a fazer.

Podemos perceber a guinada na carreira da artista com o lançamento do hit Bang. Essa música, que é sucesso, foi um tiro no reposicionamento da marca. Trabalhada numa pegada pop e com referências evidentes da moda, a canção a possibilitou atingir um público AB, que tem outras referências culturais bem distintas do funk carioca.

4. Presente nas redes sociais

Anitta aliou o talento musical ao marketing digital. Fato que proporcionou a ela o fortalecimento de sua marca no mundo. A rainha lacradora é conhecida agora por todos!

Em cada lançamento de suas músicas, Anitta procura se destacar em diversos canais on-line simultaneamente. Lembram do lançamento do single Paradinha? A data foi meticulosamente escolhida exatamente após sua aparição no famoso programa de Jimmy Fallon, o The Tonight Show.

A partir daí, ela foi lançada com mais solidez ao mercado latino cantando em espanhol, um público com grande potencial. A musa participou de diversas coletivas de imprensa, em lugares como as sedes do Facebook Brasil e do Google, ambas em São Paulo. E também fez transmissões ao vivo pelas redes sociais.

5. Ela fez valer a pena

Um negócio, para ter longa trajetória em um mercado cada vez mais competitivo, precisa ter claro em sua estratégia quais passos tomar a cada decisão.

Anitta é um exemplo de quem teve uma visão a longo prazo do seu negócio com a música. É por meio dessa perspectiva que ela está sempre em busca de crescimento pessoal, profissional e carreira.

Fato é que ela está sempre com seus hits no topo das paradas de sucesso em todo o país e vem ganhando o mercado internacional com suas parcerias de consistência. Um exemplo disso é o hit Sim ou Não, em parceria com Maluma, trabalho que veio para consolidar seu negócio musical.

Isso demonstra como sua competência para a gestão tem crescido e acompanhado as mudanças no mercado. Ela inova quando vai do funk (seu estilo inicial) e se une a parcerias no sertanejo, forró e pop. Ela não para!

Então, aquela velha frase “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe” é real na vida de profissionais como Anitta. Ela encontrou dentro da área de atuação pessoas que somaram experiência, e soube driblar os obstáculos e obter o suporte necessário para fazer seu negócio musical brilhar.

Além de artista, Anitta é empreendedora, ela sabe para onde está caminhando e aonde quer chegar. Isso faz parte da vida de pessoas de sucesso.

Se inspire ouvindo agora essa playlist com a evolução musical de Anitta e deixa pra a gente nos comentários o porquê ela é a rainha do empreendedorismo musical!

Playlist: A Evolução de Anitta