Analisando letras

Análise da música Tudo O Que Você Podia Ser, de Milton Nascimento

Por Renata Arruda

15 de Setembro de 2020, às 12:00


Lançada pelo Clube da Esquina, Tudo O Que Você Podia Ser está entre os grandes clássicos da música brasileira e chegou a ser reconhecida internacionalmente: a canção integra a lista das 200 melhores músicas dos anos 70, publicada pela respeitada revista Pitchfork.

Famosa na voz de Milton Nascimento, a faixa poderia facilmente integrar qualquer seleção de melhores músicas do artista — no entanto, a composição é assinada por Márcio e Lô Borges, que chegou a lançá-la em seu álbum Nuvem Cigana, de 82.

Lô Borges e Milton Nascimento
Lô Borges e Milton Nascimento / Créditos: Divulgação

Escrita durante o regime militar, a música lamenta o clima de medo instaurado no país e o fim do sonho revolucionário dos movimentos sociais da época. Vem saber mais com a nossa análise de Tudo Que Você Podia Ser!

Análise da música Tudo O Que Você Podia Ser

Tudo O Que Você Podia Ser é uma canção de protesto do Clube da Esquina.

Embora o grupo não tratasse explicitamente de temas políticos em suas letras, também não deixava de se posicionar, usando da subjetividade e das metáforas para abordar o assunto.

Acompanhe a nossa análise de cada estrofe da música:

Com sol e chuva você sonhava
Que ia ser melhor depois
Você queria ser o grande herói das estradas
Tudo que você queria ser

Composta em uma linguagem poética, a letra traz uma ambiguidade logo em seu primeiro verso: com sol e chuva você sonhava.

Pode-se entender que mesmo diante das adversidades, não importando o que acontecesse, o interlocutor permanecia otimista, acreditando que seus ideais revolucionários o ajudariam na criação de um futuro melhor para o país.

Outra possibilidade é que o personagem da canção sonhava tanto com o sol, quanto com a chuva; ou seja, que ele almejava tanto as alegrias quanto as dores de ser o grande herói.

Sei um segredo
Você tem medo
Só pensa agora em voltar
Não fala mais na bota e no anel de Zapata
Tudo que você devia ser
Sem medo

Essa é uma estrofe importante, que usa da linguagem poética para tratar dos perseguidos pela ditadura, com o objetivo de driblar a censura da época. 

Demonstrando conhecer os sentimentos do seu interlocutor, o sujeito da música se coloca como solidário a ele, afirmando saber que o militante de outrora agora sente medo e só pensa em voltar: o que tanto pode se referir aos exilados, quanto aos presos e desaparecidos pelo regime.

Assim, o verso não fala mais na bota e no anel de Zapata, é uma forma mostrar que o personagem seguia um ideal revolucionário, mas o medo fez com que ele desanimasse e se calasse.

Emiliano Zapata foi o líder da Revolução Mexicana de 1910. Foi promovido a general do Exército Libertador do Sul, lutou contra a ditadura de Porfírio Dias e é considerado um herói no país. 

Emiliano Zapata
Emiliano Zapata / Créditos: Divulgação

Não se lembra mais de mim
Você não quis deixar que eu falasse de tudo
Tudo que você podia ser
Na estrada

Nesta estrofe, fica nítido que, devido ao medo, o personagem agora guarda suas convicções para si, virando a página do seu passado e vivendo em um presente melancólico e distante dos seus amigos.

Ah! Sol e chuva
Na sua estrada
Mas não importa, não faz mal
Você ainda pensa e é melhor do que nada
Tudo que você consegue ser
Ou nada!

A canção termina com uma estrofe que pode ser considerada otimista: mesmo diante da repressão, a capacidade de refletir e pensar ainda existe e isso já é melhor do que nada! É o velho lema que diz que não se pode matar uma ideia.

Assim, a música traz a mensagem de que é possível resistir mesmo em tempos difíceis.

História da música Tudo Que Você Podia Ser

Embora haja pouca informação a respeito da história da música em si, há algumas informações que nos ajudam a entender o contexto em que ela foi escrita.

No livro Os Sonhos Não Envelhecem: Histórias do Clube da Esquina, Márcio Borges comenta sobre o período do regime militar, escrevendo que havia companheiros mortos pela repressão, colegas desaparecidos, a toda hora explodiam manifestações e quebra-quebras na cidade, confrontação e repressão.

Assim, ainda que não tratassem diretamente das questões políticas do país em suas letras, os membros do grupo não eram alienados ao que acontecia, inclusive com alguns deles participando de protestos contra a ditadura militar.

Artistas em protesto contra a ditadura militar
Artistas em protesto contra a ditadura militar / Créditos: Divulgação

No entanto, em entrevista para a Carta Capital, em 2012, Lô Borges afirmou que ele não era muito politizado na época, preferindo tratar de temas como os abordados em Nuvem Cigana ou Trem AzulParecia que naquele período era assim: ou você optava por ser engajado ou você optava por ser hippie. Eu escolhi ser hippie, disse ele.

Segundo o músico, canções de cunho político, como Tudo O Que Você Podia Ser, ficavam mesmo a cargo de seu irmão, Márcio Borges: O Marcinho já tinha feito faculdade, já tinha um engajamento. Então ele ficava responsável por esse parte.

Na mesma matéria, Márcio fala um pouco sobre a composição: Eu e meu amigo Paulo Leminski costumávamos dizer que a figura de linguagem vigente era a metáfora. No Clube isso fica claro, aquela história dos ratos em Trem de Doido ou aquilo da bota e do anel de Zapata em Tudo Que Você Podia Ser. Certamente foi o modo que os músicos da nossa geração encontraram para driblar a censura.

Curiosidade sobre Tudo Que Você Podia Ser

Em 2020, Milton Nascimento gravou a canção ao lado de Seu Jorge para o programa Milton e o Clube da Esquina.

Ao final da apresentação, Seu Jorge falou sobre sua relação com a música e comentou ela o despertou politicamente.

Mais Clube da Esquina

Se você gostou da análise e é fã da canção, apostamos que você vai adorar saber mais sobre a história do Clube da Esquina. Vem com a gente!

história clube da esquina

Confira outras análises de músicas!

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.