Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Mulheres, do Martinho da Vila: entenda a música

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

3 de Agosto de 2021, às 12:00

Um grande cantor sempre tem muitas músicas de sucesso. Além dos fãs, que ouvem as canções sem parar, muitas trazem significados profundos e até mesmo inusitados. É o que percebemos com a análise da música Mulheres, de Martinho da Vila.

Martinho da Vila
Créditos: Divulgação

Reconhecido como um dos principais nomes do samba, o artista já gravou inúmeros hits, que agradam diversas gerações de admiradores. Mas uma delas é a sua marca registrada, principalmente pela letra.

Pensando nisso, que tal conferir a nossa análise de Mulheres, de Martinho da Vila, e ainda descobrir algumas curiosidades sobre a música? Então, continue lendo a seguir! 😉

Análise de Mulheres, de Martinho da Vila

A música Mulheres foi lançada em 1995, bem no auge da carreira de Martinho da Vila. Mas engana-se quem pensa que é de autoria do próprio cantor.

Na verdade, ela é uma criação de Toninho Geraes, um dos maiores compositores de samba do país.

Leia, a seguir, a nossa análise de cada uma de suas estrofes:

Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades, de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei

Já tive mulheres do tipo atrevida
Do tipo acanhada, do tipo vivida
Casada carente, solteira feliz
Já tive donzela e até meretriz

Nos primeiros versos, o personagem da canção confessa que já se relacionou com uma grande variedade de mulheres.

Não só em relação ao tipo físico e à faixa etária, mas também à personalidade e até mesmo ao estado civil. Com algumas, ele viveu relacionamentos longos e, com outras, mais casuais.

Mulheres cabeça e desequilibradas
Mulheres confusas, de guerra e de paz
Mas nenhuma delas me fez tão feliz
Como você me faz

O ponto de virada acontece no final da terceira estrofe. Em um diálogo com uma pessoa, que não sabemos exatamente quem é, ele confessa que nenhuma delas foi capaz de fazê-lo feliz como essa pessoa lhe faz 😍

Procurei em todas as mulheres a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Foi começando bem, mas tudo teve um fim
Você é o sol da minha vida, a minha vontade
Você não é mentira, você é verdade
É tudo o que um dia eu sonhei pra mim

Em uma busca incessante pela felicidade no amor, o personagem confessa que tentou encontrar esse sentimento com todas essas mulheres da vida dele. Mas ele não conseguiu e cada uma dessas relações acabou chegando ao fim.

Depois de tanta procura, ele finalmente conheceu a interlocutora (ou seria interlocutor?) da música, a pessoa que ele conseguiu amar do jeito que sempre quis.

Ao chamá-la de Sol da minha vida, a minha vontade, ele declara todo o seu amor incondicional e diz que finalmente encontrou a sua verdade. Quanto romantismo, não é mesmo? ❤️

Algumas curiosidades sobre a música Mulheres

Por ser uma canção extremamente romântica, vários homens, ao longo dos anos, já a usaram para enviar ou tocar para a sua amada.

Inclusive, de acordo com Martinho da Vila, alguns fãs lhe contaram que fizeram o pedido de namoro ou de casamento com ela.

Apesar disso, Mulheres também já foi alvo de críticas, principalmente das feministas. Para elas, a letra traça diversos estereótipos do sexo feminino e coloca as mulheres em um padrão que não é seguido por todas elas. 

A mulher desequilibrada, por exemplo, reforça o pensamento machista de que namoradas e esposas, quando estão estressadas ou em uma discussão, tendem a perder a cabeça e ficar loucas.

Pensando nisso, as cantoras Doralyce e Silvia Duffrayer resolveram reescrever o clássico, em uma versão mais atual e coerente com o feminismo. 

Na nova letra, elas cantam: Sou mulher, sou dona do meu corpo e da minha vontade / Fui eu que descobri prazer e liberdade. Uma iniciativa ousada e super alinhada com as mulheres de hoje. 

A teoria sobre relações homoafetivas na letra

Em 2017, quase 25 anos depois do lançamento de Mulheres, surgiu uma teoria inusitada sobre a música. Tudo começou no Facebook, quando alguns usuários resolveram interpretar a letra de uma forma completamente diferente.

Segundo eles, o personagem da canção é, na verdade, um homem gay, que tentou sentir desejo e amor por todas as mulheres que conheceu, mas algo sempre pareceu impedi-lo. 

Então, depois de muita procura, ele finalmente “encontrou alguém”, que ele apenas identifica como “você”. Não há gênero definido, de modo que poderia sim ser um cara.

É nessa nova pessoa que ele consegue finalmente sentir tudo o que ele nunca sentiu com nenhuma mulher. Ou seja, ele está saindo do armário de forma subliminar e ninguém sabia

Na mesma época, foi a vez da YouTuber Jout Jout gravar um vídeo analisando a letra. De estrofe em estrofe, ela consegue mostrar vários indícios de que essa teoria é super válida.

Ela ainda levantou a hipótese contrária: o personagem poderia ser uma mulher homossexual que, depois de tentar se relacionar com outras mulheres, acabou se apaixonando por um homem. 

Com toda a polêmica envolvendo essa nova interpretação, o próprio Martinho da Vila se pronunciou. Segundo ele, quando gravou a canção, ele não pensou nessa possibilidade, mas disse que é bem bacana.

Afinal, a poesia é para ser interpretada e cada um pode vê-la do seu próprio jeito! 

Saiba mais sobre a história do samba

Martinho da Vila é um dos maiores sambistas brasileiros.

Agora que você leu a nossa análise de Mulheres, do Martinho da Vila, e ainda conferiu curiosidades e polêmicas por trás da letra, que tal mergulhar mais fundo e conhecer a história do samba, um patrimônio cultural do Brasil

História do samba

Leia também: