Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise da música Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos

Analisando letras · Por Renata Arruda

26 de Janeiro de 2021, às 12:00

Muita gente pensa que Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos é uma música de amor. No entanto, a canção é uma homenagem de Roberto Carlos a Caetano Veloso, composta enquanto o cantor baiano estava exilado em Londres.

Caetano Veloso e Roberto Carlos
Caetano Veloso e Roberto Carlos / Créditos: Divulgação

Ainda que os artistas fizessem parte de movimentos musicais diferentes — Caetano, da provocativa Tropicália e Roberto da romântica Jovem Guarda —, eles mantiveram uma amizade durante décadas, o que rendeu a gravação de grandes canções.

Assim, ao visitar o amigo exilado em Londres no final dos anos 60, Roberto Carlos se sensibilizou com a situação do amigo e escreveu a letra da música, que faz referência aos cabelos de Caetano.

Vem ler nossa análise de Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos e conhecer a história por trás da canção!

A história da música Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos

Para entender a história da música, é necessário saber um pouco do contexto no qual ela surgiu. 

Em dezembro de 1968, durante os chamados anos de chumbo da ditadura militar, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos. Caetano contou que foi levado por oficiais do exército, sem ser informado do motivo.

Durante o interrogatório, ele descobriu que havia sido denunciado pelo apresentador de TV Randal Juliano, que falou na TV que o músico havia desrespeitado o hino nacional em um show. O apresentador também criticou a tropicália, as roupas e os cabelos de Caetano.

Randal Juliano
Randal Juliano / Créditos: Divulgação

Embora o fato tenha sido uma mentira, isso não impediu que os militares confinassem Caetano durante dois meses, até que conseguisse provar sua inocência.

Ele foi solto em fevereiro de 1969 e, em junho do mesmo ano, partiu para o exílio em Londres.

Caetano Veloso nunca escondeu de ninguém que não gostava de viver em Londres. Ele sentia saudades do Brasil, dos seus amigos e familiares e da Bahia, sua terra natal.

Caetano Veloso e Gilberto Gil exilados na Europa
Gilberto Gil e Caetano Veloso exilados na Europa / Créditos: Divulgação

Um dia, Roberto Carlos e sua esposa Nice foram visitá-lo na Europa. No livro Verdade Tropical, Caetano conta que Roberto veio com Nice, sua primeira mulher, e nós sentimos nele a presença simbólica do Brasil.

Durante sua estadia, Roberto Carlos tocou As Curvas da Estrada de Santos, o que levou Caetano às lágrimas. Sensibilizado com a cena, Roberto retornou ao Brasil e compôs Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos, em parceria com Erasmo Carlos.

A música foi lançada em 1971, no álbum Roberto Carlos.

Análise de Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos

Em Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos, os compositores procuraram, ao mesmo tempo, homenagear e consolar Caetano, imaginando como seria o retorno do músico ao Brasil.

Eles falam sobre o momento em que o amigo finalmente poderá se banhar de novo nas praias da Bahia e a emoção que sentirá ao perceber que ele não foi esquecido e que todos aguardam pelo seu retorno.

Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar

O refrão se refere aos longos cabelos encaracolados que Caetano ostentava na época, e que tanto desagradavam o apresentador de TV que o denunciou falsamente.

Caetano Veloso
Créditos: Divulgação

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante

A letra ainda fala das histórias de um mundo tão distante, ou seja, sua terra natal, que o cantor baiano guarda em si, por baixo das madeixas, e a tristeza pela saudade de casa.

O trecho também pode ser entendido do avesso: ao retornar ao Brasil, Caetano teria muitas histórias para contar dos lugares distantes que conheceu durante seu exílio e se emocionaria por poder ficar em casa.

A tristeza sentida pelo tropicalista fica evidente nas estrofes seguintes, em versos como:

Você olha tudo e nada
Lhe faz ficar contente
Você só deseja agora
Voltar pra sua gente

Assim, a música aborda o sentimento ambíguo gerado por uma migração forçada: ao mesmo tempo que a distância do exílio traria muitas histórias e aprendizados, ela também provoca um luto em quem deseja voltar pra casa e não pode.

Vale mencionar que o público em geral não sabia que essa música havia sido feita para um artista exilado, e pensava se tratar de uma canção de amor.

Dessa forma, Roberto Carlos conseguiu passar sem problemas pela censura e chegar ao grande público, uma vez que temas políticos não faziam parte do seu repertório e a letra não levantou suspeitas.

Em retribuição, Caetano compôs Como Dois e Dois para Roberto, que gravou a música no mesmo álbum de 1971.

Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos foi gravada ao vivo por Caetano Veloso em 1991 e lançada no álbum Circuladô Vivo.

Ouça mais Caetano

Gostou da nossa análise de Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos? Então aproveita e vem conferir nossa seleção com 10 músicas para celebrar a carreira de Caetano Veloso!

As melhores músicas de Caetano Veloso

Leia também: