Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Tempos Modernos, de Lulu Santos

Analisando letras · Por Érika Freire

19 de Outubro de 2021, às 12:00

Com mais de 40 anos de carreira, Lulu Santos tem um repertório amplo de sucessos que fazem a gente vibrar e cantar até hoje. E não há dúvidas que a música Tempos Modernos é uma dessas e, além de ser um dos maiores hits da carreira de Lulu, rende uma ótima análise. 

Lulu Santos
Créditos: Divulgação

A música, que faz parte do disco homônimo lançado em 1982, retrata um personagem que sonha com um futuro mais promissor. Na época do lançamento, Lulu Santos gravou um vídeo original da canção com imagens das cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana. 

Se passaram aproximadamente 39 anos desde o lançamento de Tempos Modernos, que se mostrou atemporal, com uma letra que se renova como uma esperança que todos os brasileiros carregam de ver a vida melhor no futuro

Assim como a gente, você adora o trabalho do Lulu Santos? Então vem conferir a análise da música Tempos Modernos!  

Análise da música Tempos Modernos

Tempos Modernos foi composta pelo próprio Lulu Santos e fala sobre a esperança de um futuro melhor, com mais fartura, livre de hipocrisia e com mais amor. 

A canção está presente no primeiro disco solo lançado pelo cantor, que trouxe, além de Tempos Modernos, outros hits importantes da carreira de Lulu, como De Repente, Califórnia e Tudo Com Você.

Capa do álbum Tempos Modernos, do Lulu Santos
Capa do álbum Tempos Modernos / Créditos: Divulgação

Em seu canal no YouTube, em vídeo publicado em agosto de 2020, Lulu falou sobre a inspiração para compor Tempos Modernos.

Ele estava com 27 anos na época, uma idade emblemática e repleta de superstição para os músicos, principalmente os roqueiros, por conta do chamado Clube dos 27

Na visão do cantor, ele era muito novo e ao mesmo tempo podia ser um pouco tarde para começar aos 27. De acordo com Lulu, ele ainda tinha muitas dúvidas sobre si mesmo e sobre seu potencial enquanto artista.

Lulu Santos nos anos 80
Créditos: Divulgação

Seu maior desejo era encontrar um emprego que realmente gostasse. Enquanto dava os primeiros passos na carreira de músico, trabalhava como seletor de repertório de novela em uma gravadora. 

A única certeza que tinha era que não queria continuar na função. Tempos Modernos se cumpriu como uma profecia: a vida de Lulu melhorou e ele teve um futuro muito melhor. Vejamos a seguir a análise dos versos. 

Tempos Modernos: análise dos versos

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro
De hipocrisia que insiste em nos rodear

O próprio Lulu Santos explicou que estava fazendo uma aposta em si mesmo quando escreveu Tempos Modernos. A letra começa com o personagem demonstrando a sua visão otimista a respeito de um futuro diferente.

“Pense positivo”

No momento atual, é como se ele estivesse em cima de um muro visualizando a sua vida no futuro. Hoje, ainda está rodeado de hipocrisia, mas sente que isso vai acabar um dia. 

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito do firmamento ao chão

Do firmamento ao chão, ou seja, do céu ao chão, o personagem imagina uma vida plena como um direito. As coisas podem não estar boas no momento presente, mas estarão com mais fartura e alegria no amanhã. 

Eu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Para além dos bens materiais, a preocupação do personagem se relaciona muito mais com os aspectos emocionais.

Ele quer acreditar que será possível uma experiência amorosa mais satisfatória e saudável para todos, não importa gênero, cor, ou orientação. 

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não, não

Neste horizonte almejado pelo personagem, as pessoas serão mais otimistas, verdadeiras e elegantes. Estarão mais propensas a se arriscarem, se permitindo viver novas aventuras. 

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

Mesmo que a gente não sinta, o tempo escorre como água pelas mãos. E o mais preocupante de tudo é que ele não espera e nem volta para que possamos aproveitar.

Por isso, a mensagem principal que Tempos Modernos nos ensina é que devemos viver tudo no momento presente, sem ficar adiando muito as coisas

Se permitir ser feliz agora e não esperar pela oportunidade perfeita, pois é ilusão achar que existe um momento certo para fazermos as coisas que sentimos vontade.

Curiosidades sobre a música Tempos Modernos

Ainda no vídeo em que fala sobre o álbum Tempos Modernos, Lulu comentou que aprendeu que a música precisa ser objetiva.  

Até hoje, ele é bastante questionado se ainda vê a vida melhor no futuro. Para ele, quando o compositor faz uma letra ele não sabe ao certo sobre o que está falando. Você tem uma pulsão de tirar algo que está sentindo muito profundamente do peito da maneira mais rápida e objetiva possível explica. 

Lulu Santos
Créditos: Divulgação

Certa vez, ele leu que as melhores canções do pop são de redenção e, por isso, acredita que Tempos Modernos se refere a uma redenção pessoal.

Eu tava falando de mim, fazendo uma aposta em mim mesmo, desejando que meu futuro fosse melhor. Com versos muito diretos, claros, sem rebuscamento linguístico e essa é a minha forma de fazer as coisas, contou. 

Você pode conferir a auto resenha completa que Lulu Santos fez em seu canal no YouTube:

Inspiração na morte de John Lennon

Durante a sua participação no programa The Voice, Lulu Santos comentou que Tempos Modernos foi escrita depois da morte do beatle John Lennon. Aliás, Lulu é um grande fã dos Beatles e começou a fazer música inspirado por eles. 

Por conta da morte trágica de John Lennon, Tempos Modernos foi escrita como um pedido para dias melhores: e essa canção é uma oração de dias melhores. Momento em que a vida será mais clara, farta, repleta de toda a satisfação, quando a gente aboliu o mal como forma de viver, reforçou o músico. 

Tempos Modernos serviu de inspiração para outros artistas que regravaram o sucesso de Lulu, como Ivete Sangalo, Claudinho & Buchecha, Jota Quest, Biquini Cavadão, Zizi Possi, entre outros.  

Relembre as melhores músicas de Lulu Santos 

Com certeza falar sobre Tempos Modernos fez você ficar com vontade de ouvir outros clássicos da carreira do cantor, né?

A gente sabia que isso ia acontecer e já separamos pra você as 7 melhores músicas do Lulu Santos, um dos maiores cantores do pop rock nacional.

melhores lulu santos

Leia também: