Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Redemption Song, de Bob Marley

Analisando letras · Por Érika Freire

1 de Outubro de 2021, às 19:00

Redemption Song é uma das últimas canções que o rei do reggae Bob Marley nos deixou antes de partir, em 1981. 

Presente no álbum Uprising, a canção se torna ainda mais especial por ser considerada o canto dos cisnes de Bob Marley, além de todo o simbolismo presente na letra.

Bob Marley
Créditos: Divulgação

Bob Marley escreveu Redemption Song em 1979 quando sua doença já havia se manifestado. Ele tinha consciência que o câncer poderia lhe levar a qualquer momento e, por conta de sua fé e valores baseados no movimento Rastafári, optou por não amputar o dedo, como fora indicado pelos médicos.

Na filosofia rastafari, o corpo é visto como um templo que não pode ser modificado. E a libertação de Bob Marley é simbolizada em Redemption Song, que mostra também o ativismo do cantor em prol do movimento negro. 

Quer saber mais sobre esse clássico? Vem conferir a análise da música Redemption Song.

Análise da música Redemption Song

Escrita em um período difícil de sua vida, Redemption Song se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Bob Marley. 

Em 1979, ano de composição da música, o cantor já sabia do seu diagnóstico de cancro de pele que começou com um machucado no dedão do pé e se espalhou para o pulmão, estômago e cérebro.

Bob Marley com o pé ferido
Créditos: Divulgação

Gravada inicialmente apenas ao som do violão e a voz de Bob Marley, Redemption Song encanta pela simplicidade, beleza e entrega. Acabou se tornando a última faixa do disco Uprising, o último lançado antes de sua morte por sua banda, Bob Marley & The Wailers.

A ilustração presente na capa de Uprising é a de um homem negro com cabelo rasta, de punhos cerrados apontando para o céu, representando a conexão com a natureza, representada pelo Sol.

Mas, é também um símbolo de resistência que nos ajuda a compreender a mensagem que Bob Marley quis deixar

Capa do álbum Uprising, de Bob Marley
Capa do álbum Uprising / Créditos: Divulgação

De acordo com a sua esposa, Rita Marley, durante o processo de criação do álbum, ele estava lidando com a dor e com a possibilidade da morte e toda essa atmosfera influenciou o disco e principalmente a faixa Redemption Song.

A canção se tornou uma espécie de hino à liberdade e defesa dos povos negros, com letra baseada no discurso Marcus Garvey, orador africano.

Análise dos versos de Redemption Song

Old pirates, yes, they rob I (Velhos piratas, sim, eles me roubaram)
Sold I to the merchant ships (Me venderam para navios mercantes)
Minutes after they took I (Minutos depois deles terem me tirado)
From the bottomless pit (Do poço sem fundo)

Como grande artista que era, Bob Marley conseguiu unir a beleza de uma sonoridade calma, transmitida pelo som do violão, com o discurso de resistência acerca do processo de escravidão. 

O primeiro verso, brutal, ele narra o passado dos homens negros que tiveram suas vidas roubadas, sendo obrigados a aceitar que fossem vendidos para navios, levando para o mundo o trabalho escravo. 

But my hand was made strong (Mas minha mão foi fortalecida)
By the hand of the Almighty (Pela mão do Todo-Poderoso)
We forward in this generation (Nós avançamos nesta geração)
Triumphantly (Triunfantemente)

Após iniciar dando o contexto histórico, Bob opta por não restringir a letra ao sofrimento evidente e pela mágoa.

Prefere proporcionar à música uma mensagem de otimismo dizendo que o povo se fortaleceu e conseguiu avançar pela força divina.

Emancipate yourselves from mental slavery (Emancipem-se da escravidão mental)
None but ourselves can free our minds (Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes)
Have no fear for atomic energy (Não tenham medo da energia atômica)
‘Cause none of them can stop the time (Porque nenhum deles pode parar o tempo)

Em boa parte de sua obra, Bob Marley abordou temas relacionados à espiritualidade e ao movimento Rastafari. Como ocorre nesta estrofe em que ele prega a busca pela liberdade, ressaltando que ninguém pode evoluir o outro.

Cada indivíduo deve buscar sair da escravidão mental que, neste caso, é uma condição que não depende cor ou classe social e ir ao encontro do seu próprio triunfo. 

Won’t you help to sing (Você não vai ajudar a cantar)
These songs of freedom? (Estas canções de liberdade?)
‘Cause all I ever have (Porque tudo o que eu tenho)
Redemption songs (Canções de redenção)

Nesta estrofe e em outras partes até o fim da música, Bob Marley convida as pessoas a cantarem junto essa canção de liberdade. É a redenção de um cantor que estava consciente da sua condição, ele compreendia que a sua missão nesta experiência terrena estava para acabar.

Ao se render, ele faz uma celebração à vida livre, sem escravidão mental e incentivando a união do povo. A sua visão de amor, fé e crença em algo superior fez com que a letra de Redemption Song expressasse o perdão de todo um povo pelas mazelas que lhe foram feitas.

Ao invés de cantar raiva, ódio e ressentimento, Bob Marley escolheu se despedir com uma mensagem serena sobre a liberdade, paz e igualdade de todos os seres humanos.

É preciso que cada um busque romper as estruturas sociais que tanto nos manipulam e só assim seremos capazes de viver uma vida com mais significado.

Versões de Redemption Song 

Anos mais tarde da versão gravada em voz e violão por Bob Marley, foi lançada uma versão de estúdio com toda a banda, presente no álbum One Love: The Very Best of Bob Marley & the Wailers, lançado em 2001.

Como ocorre com grandes sucessos, Redemption Song ganhou versões de diversos artistas, como Matisyahu, Joe Strummer, do The Clash, Ashley Lilinoe, Lauryn Hill, Stevie Wonder, Chris Cornell, entre outros. 

As melhores frases de Bob Marley

Bob Marley cantou sobre paz, amor, liberdade e resistência e se tornou o maior ícone da reggae music. Para mergulhar ainda mais nas ideias do cantor, vem com a gente conferir uma seleção com 38 frases de Bob Marley

Veja outros conteúdos sobre reggae