Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Chega de Saudade, a música que originou a bossa nova

Analisando letras · Por Raquel Hespanhol

19 de Fevereiro de 2021, às 19:00

A bossa nova é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores tesouros da cultura brasileira. O estilo tornou-se popular ao redor do mundo e até hoje segue sendo parte da identidade cultural do Brasil. 

Vinicius de Moraes e Tom Jobim
Vinicius de Moraes e Tom Jobim, grandes nomes da Bossa Nova / Créditos: Divulgação

A história da bossa nova, que começa na década de 50, é repleta de sucessos que se tornaram hits dentro e fora do país. Canções como Garota de Ipanema e Águas de Março conquistaram o coração de multidões, mas há uma outra canção que merece destaque especial. 

Eternizada na voz de grandes nomes da música, Chega de Saudade foi o primeiro sucesso da bossa nova e causou uma verdadeira revolução no cenário musical. Quer saber o motivo? A gente vai te contar tudo!

Análise da música Chega de Saudade

Conhecida como a canção que mudou a história da música brasileira, Chega de Saudade marcou a história da música nacional e consagrou João Gilberto como um dos maiores nomes da bossa nova, ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Composição e lançamento de Chega de Saudade

Composta por Jobim e Moraes em 1956, a canção só foi gravada em abril de 1958. Interpretada por Elizeth Cardoso para o disco Canção do Amor Demais, essa gravação contou com a poesia de Vinicius, os arranjos de Jobim e o inconfundível violão de João Gilberto. 

Embora a batida usada pelo violonista tenha se tornado a principal característica da bossa nova por causa dessa música, João não foi creditado no lançamento original. 

Alguns meses depois, a canção foi regravada pelo conjunto Os Cariocas e, em seguida, pelo próprio João Gilberto. Essa versão tornou-se a mais famosa: seu estilo de cantar e sua famosa batida no violão fizeram com que a canção se tornasse o marco inicial da bossa nova.

João Gilberto e suas inovações

A gravação de João Gilberto causou um verdadeiro rebuliço no meio musical.

Sua voz suave, quase que em sussurros, contrastava com as vozes fortes e marcantes do samba-canção da época, as letras melancólicas davam lugar ao romantismo e a batida no violão transformou-se em uma marcação rítmica inovadora. 

João Gilberto
João Gilberto / Créditos: Divulgação

Alguns pesquisadores afirmam que o norte-americano Barney Kessel tenha sido a fonte de inspiração para João, graças à sua participação na canção Cry Me a River, de 1956. Embora haja similaridades, é inegável que João Gilberto tenha seu estilo próprio e singular.

Além da novidade rítmica trazida por João, os acordes utilizados na canção também eram pouco utilizados pelos músicos da época. A combinação inusitada realçou o potencial inovador da música e foi responsável por atrair a atenção de quem a ouvia. 

João teve dificuldade para convencer os músicos envolvidos nas gravações a aplicar suas ideias, em especial na percussão. O violonista queria uma batida suave, que combinasse com sua voz calma. 

João Gilberto
Créditos: Divulgação

Apesar da resistência dos músicos e do atrito causado por João e suas inovações (como exigir um microfone especificamente para seu violão), a gravação foi um sucesso e a canção se tornou um hit significativo para a história da música.

A poesia de Vinicius de Moraes

Tom Jobim compôs a melodia de Chega de Saudade no violão, enquanto estava no sítio de sua família, em Poço Fundo, na região serrana do Rio de Janeiro.

Ao regressar à capital, o compositor deixou nas mãos de Vinicius de Moraes a responsabilidade de escrever uma letra para essa melodia.

Embora tenha gostado muito do que ouviu, Vinicius admitiu que escrever a letra para essa melodia foi uma tarefa muito difícil. Logo que terminou de escrevê-la, Vinicius foi ao encontro de Tom para que ele pudesse ouvir sua criação.

A letra fala de alguém que sente falta da pessoa que ama, de quem se separou. A mensagem triste personifica a tristeza e interage com ela, pedindo que ela traga a pessoa de volta e transmita à pessoa amada o que ele sente. 

Vai, minha tristeza, e diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Há um senso de nostalgia forte na canção. O personagem se sente preso a esse sentimento de quando podia estar ao lado de quem ama, reforçando que não consegue aproveitar a vida longe dessa pessoa. 

Chega de saudade, a realidade é que
Sem ela não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia que não sai de mim
Não sai de mim, não sai

Apesar de toda a melancolia da letra, ele também demonstra ter esperança de um dia estar novamente com a pessoa que o deixou. 

Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei na sua boca

As palavras de Vinicius transformaram a música de Jobim em uma verdadeira declaração de amor. Apesar da melancolia e da tristeza, há também uma delicadeza em suas palavras, regadas de amor e saudosismo. 

As diversas versões de Chega de Saudade

Não é surpresa que grandes sucessos como esse atraiam a atenção de vários músicos. De fato, Chega de Saudade foi regravada inúmeras vezes.

Entre os intérpretes estão Tom Jobim, Toninho Horta, Rosa Passos, César Camargo Mariano e Milton Nascimento, em parceria com o Jobim Trio. 

Além de nomes nacionais, a canção foi regravada também fora do Brasil. Alguns dos intérpretes estrangeiros são Stan Getz, Joe Henderson, Jane Monheit e Azealia Banks.

A versão em inglês da canção chama-se No More Blues, mas alguns desses intérpretes regravaram a canção em português mesmo.

Conheça mais sobre João Gilberto

A bossa nova é o que é graças às contribuições inovadoras de artistas super talentosos. Para conhecer mais sobre o estilo e suas composições, relembre as melhores de João Gilberto, cantor que deu ritmo à bossa nova. 

as melhores de joão gilberto