Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Como Eu Quero, do Kid Abelha, uma falsa canção de amor

Analisando letras · Por Érika Freire

12 de Abril de 2020, às 19:00

Uh! Eu quero você como eu quero! Ah, Kid Abelha, quantas festas não foram embaladas por essa música, hein? Quem nunca cantou esses versos no karaokê que atire a primeira pedra! 😂

Formada em 1982, a banda era conhecida até 1986 como Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, liderados por Leoni e Paula Toller.

Kid Abelha
Créditos: Divulgação

Eles se conheceram na PUC-Rio, começaram a namorar, e logo Paula passou a frequentar os ensaios da banda de Leoni. Apesar da timidez, aos poucos ela começou a cantar

O primeiro disco, Seu Espião, veio em 1984 e, para surpresa de todos, foi Como Eu Quero, uma das canções do lado B do disco, que impulsionou o Kid Abelha para a fama estrondosa. Muita gente canta e cantou por décadas achando que era uma linda canção de amor, mas não é bem assim.

A canção é cheia de ambiguidades e acaba causando dúvidas mesmo. Vem descobrir tudo isso!

A história por trás da música Como Eu Quero 

Como Eu Quero foi escrita por Paula Toller e por Leoni e lançada em 1984 sem grandes pretensões. Contudo, a canção estourou em todo o Brasil e projetou o Kid Abelha para todas as paradas nacionais.

O que muitos não sabem é que a letra foi baseada em uma história real, inspirada na namorada de um dos ex-integrantes do Kid Abelha, Carlos Beni Borja, na época baterista da banda

Kid Abelha
Pedro Farah, Carlos Beni, Paula Toller e Leoni numa das primeiras aparições do Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens / Créditos: Reprodução (internet)

O próprio Beni comentou em uma entrevista que a música era uma forma de expressar a preocupação dos amigos Paula e Leoni, que notaram que Beni estava sendo manipulado pela namorada. Ele afirma, inclusive, que ela fez pressão para que ele saísse da banda.

E daí podemos compreender o real significado da canção Como Eu Quero, que conta, na realidade, sobre uma relação um tanto manipuladora, já que a mulher idealiza uma mudança na personalidade e no jeito de ser do namorado

Muitos caíram na pegadinha de achar que a letra era uma linda composição sobre o amor, mas a verdade é que a personagem deseja que o namorado se torne uma pessoa séria e abandone a vida que está levando

Vem entender melhor todos esse detalhes!

Análise da música Como Eu Quero, do Kid Abelha 

Vem ouvir a canção enquanto acompanha a análise verso a verso de Como Eu Quero!

Diz pra eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério

Na primeira parte da canção, observamos a fala de uma mulher se posicionando a respeito de como o seu companheiro age. No verso diz pra eu ficar muda, faz cara de mistério, podemos pensar que a canção irá falar sobre um personagem masculino abusivo e que não dá voz à sua companheira, mas é exatamente o contrário disso.

Muita gente pensa que a canção sugere algo sexual por conta do tira essa bermuda. Mas a verdade é que a personagem feminina está exigindo que o namorado deixe de usar bermuda, pois ela acredita que ele nunca poderá ser levado a sério com esse tipo de traje. 

Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar

E, a partir daí, observamos a tirania em tentar impor o modo como ela acha que o cara deve levar a sua vida. Ela quer mais! Deseja que o namorado se transforme em um homem tradicional.

Uh! Eu quero você
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!

E então chegamos ao refrão que todo mundo acreditou um dia ser uma linda declaração de amor. Mas, colocando em outras palavras, é como se ela dissesse: eu quero você do jeito que eu quero e não do modo como você está agora. Não é algo bonito, é algo totalmente impositivo e tirano. 

O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final

A forma de abuso sobre o cara continua de forma descarada, sugerindo que ele precisa de um retoque total. E que ela irá transformar o rascunho (ou seja, algo mal acabado e mal feito) em coisa melhor, uma obra de arte. Ela simplesmente o não apoia e muito menos vê o real valor daquele cara. 

Agora não tem jeito
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada

Ela é tão ousada que reconhece que ele está, de fato, numa cilada! É cada um por si, mas ele é por ela. Ou seja, ela é quem dita as regras e ai dele se não obedecer. 

Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor

Nesta estrofe, a manipulação continua e ela fala que longe do domínio dela, o cara vai se dar muito mal. Ela é tão soberba que enfatiza que vai ensinar a ele como ser bem melhor. 

O sucesso estrondoso de Como Eu Quero

Paula tinha algumas frases soltas e as dividia com Leoni em passeios de carro e logo em seguida anotava para não esquecer. Aos poucos, eles foram aprimorando e a canção nasceu em casa, com voz e violão. 

Seu Espião
Capa do álbum Seu Espião / Créditos: Divulgação

Na época da gravação do disco, a música chegou a ser descartada, mas Paula e Leoni deram aquela forcinha, batendo o pé para que a música Como Eu Quero entrasse para o disco, e assim ela foi parar no lado B. Quem diria, não? 

Eles pensaram que a letra da música seria facilmente entendida pelos ouvintes e fãs. Mas as coisas não foram bem assim e ela foi compreendida como sendo uma canção de amor, em que uma mulher enfatiza o quanto deseja o cara. 

Capa do single Como Eu Quero
Capa do single Como Eu Quero / Créditos: Divulgação

Como Eu Quero foi uma verdadeira consagração na carreira do Kid Abelha, que começou a fazer um show atrás do outro e tocava sem parar nas rádios do Brasil inteiro após esse lançamento.

O rock nacional é só alegria! 

Gostou de conhecer o real significado da música Como Eu Quero? Agora, a gente te convida a curtir as 20 melhores bandas de rock nacional de todos os tempos. Só os feras do rock brazuca para animar o seu dia!