Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música Amazing Grace

Analisando letras · Por Elaine Caroline

18 de Setembro de 2020, às 19:00

Amazing Grace, ou Maravilhosa Graça, em português, é, sem dúvidas, uma das músicas mais populares e bonitas do mundo. Sua melodia inconfundível conquista pessoas cristãs ou não até os dias de hoje. 

Por trás dela, temos uma história emocionante e significativa sobre John Newton, seu compositor, e sua melodia de origem inesperada para muitos.

Cena do musical Amazing Grace
Cena do musical Amazing Grace / Créditos: Divulgação

Ex-rebelde e ex-traficante de escravos, John Newton passou por situações tristes, desafiadoras e ruins até se tornar o pastor anglicano responsável pela composição de lindos hinos. 

Eternizada até pela Broadway centenas de anos depois, a jornada desse britânico é, de fato, intrigante. Vamos conhecer a história de Amazing Grace?

A história de Amazing Grace

John Newton era encarado por seu pai, um capitão da Marinha Britânica, como um jovem bem rebelde e, assim, na sua adolescência foi enviado para um internato na Inglaterra, em uma tentativa desesperada de seu pai o pôr em ordem. 

John Newton
Créditos: Divulgação

Sem muito êxito, dois anos depois, John Newton foi expulso e voltou a viver com seu pai. Já desacreditado que seu filho poderia viver da forma que ele planejou (isto é: seguir uma carreira como um militar respeitado da marinha britânica), conseguiu um trabalho administrativo para ele através de seus contatos. 

John, por outro lado, não estava interessado em qualquer trabalho naquele momento – estava encantado e apaixonado por Polly, uma amiga da família, que tinha decidido que seria sua esposa.

Entrou forçado por seu pai na marinha britânica, mas estava longe de ser um militar respeitado. Entre conflitos com seu comandante e dependência em álcool, John fazia de tudo para ficar perto de Polly

Transformava saídas de 24 horas em dias para ficar com a amada e era açoitado como forma de punição ao voltar.

Cena do musical Amazing Grace
Cena do musical Amazing Grace / Créditos: Divulgação

Até o dia em que viu uma oportunidade de passar mais tempo com Polly: a marinha recebeu ordens para enviar marinheiros para um navio negreiro e, com isso, ele poderia voltar mais rápido do que geralmente voltava. 

Mas, até nesse momento, John conseguiu ser inconveniente. Ao se meter em muitas brigas e causar bastante trabalho ao capitão, ele foi posto junto aos escravos.

Em 1745, foi entregue para o esposo de uma princesa da África Ocidental como escravo. John passou um tempo sendo escravizado por essa família.

Cena do musical Amazing Grace
Cena do musical Amazing Grace / Créditos: Divulgação

Em 1748, seu pai, que não desistia de John, solicitou que um amigo capitão fosse procurar por seu filho. Ao resgatá-lo, na viagem de volta, enfrentaram um grande desafio: o mar no litoral irlandês foi tão revolto e violento que parecia que sua história, de fato, estava chegando ao fim

John Newton se viu diante uma situação desesperadora e só via na possibilidade de um milagre salvar a sua vida. E rezou e entregou sua vida à Deus.

E, segundo ele, foi ouvido. Embora muito fragilizado devido as fortes ondas, o navio conseguiu chegar são e salvo ao destino. 

Depois dessa experiência de quase morte, John Newton encontrou, finalmente, a vontade de buscar a religião. Estudou e tornou-se um poeta e pastor anglicano de respeito

Acredita-se que John Newton escreveu a letra de Amazing Grace a partir da sua experiência pessoal com Deus nesse episódio traumático no qual, segundo ele, Deus atendeu suas preces.

Mais tarde, casou-se com a mesma Polly, de nome real Mary Catlett, por quem fora apaixonado desde a sua juventude.

Cena do musical Amazing Grace
Cena do musical Amazing Grace / Créditos: Divulgação

Mais tarde, John Newton se tornou um dos grandes nomes no Reino Unido que lutaram pelo fim da escravidão e virou aliado de William Wilberforce, um dos nomes mais influentes da campanha parlamentar para abolir o comércio de escravos no Reino Unido. 

Felizmente, John Newton conseguiu presenciar a aprovação do ato contra o comércio de escravos de 1807, apenas 9 meses antes de sua morte.

Sua proximidade ao tema da escravidão, tanto por ter sido transportado com negros quanto por ter virado um abolicionista, traz outra característica muito importante da música. 

Amazing Grace contém uma melodia única, envolvente e carrega consigo muita história. Isso porque acredita-se que esta melodia foi aprendida por John Newton enquanto ele viajou junto aos escravos.

A melodia era cantada em forma de lamentação pelos escravos e era, originalmente, uma cantiga regional africana. 

Estudiosos acreditam nessa teoria porque a melodia é com notas da escala pentatônica – que tem sua origem no mundo oriental e no continente africano, popularizado na música ocidental através dos escravos e seus descendentes ao serem escravizados no ocidente.

E a história de John Newton continua inspirando e sendo retratada até os dias de hoje. Em 2015, 267 anos depois daquela viagem que mudou sua visão de mundo, sua história e a da música viraram musical da Broadway: como um ex-traficante de escravos virou um abolicionista, pastor e referência cristã. 

Amazing Grace o musical
Amazing Grace, O Musical da Broadway / Créditos: Divulgação

Sua redenção foi traduzida no musical Amazing Grace, que ficou em cartaz por 3 meses na Broadway. E em 2017, com o filme Newton’s Grace, que retratou a história do pastor baseando-se em sua autobiografia Out of the Depths (Fora Das Profundezas).

Significado e história de Amazing Grace

Em sua letra, percebemos muitos resgates emocionais de John Newton sobre seu passado complicado e sobre a experiência de quase morte que o levou a suplicar por misericórdia e foi responsável por seu interesse na religião mais tarde:

Amazing grace! How sweet the sound (Graça maravilhosa! Como é doce o som)
That saved a wretch like me! (Que salvou um miserável como eu!)
I once was lost, but now am found (Eu estava perdido, mas agora fui encontrado)
Was blind, but now I see (Era cego, mas agora vejo)

Nesse trecho, podemos perceber que ele se sentia mal consigo e se sente especial por ter sido salvo por Deus.

Então, Amazing Grace é um grande hino de como John Newton se sentiu salvo pela graça divina e de como, depois de tantos problemas e dificuldades, ele conseguiu se achar na fé em Deus:

Through many dangers, toils and snares (Através de muitos perigos, labutas e armadilhas)
I have already come (Eu já vim)
’Tis grace hath brought me safe thus far (Tua graça me trouxe até aqui em segurança)
And grace will lead me home (E a graça me levará para casa)

Podemos perceber nesse trecho a influência dos momentos de perigo que ele viveu em alto mar e como ele acredita que foi O Senhor que o salvou nessa situação!

E depois de ter sido tão regravada, inclusive pelo rei do rock Elvis Presley e Aretha Franklin, Amazing Grace se tornou um patrimônio mundial.

A canção nos remete à força da cultura africana, à redenção de um ex-traficante de escravos e à mensagem de apelo à graça divina que traz, para muita gente, conforto e paz:

When we’ve been there ten thousand years (Quando estive lá à dez mil anos)
Bright shining as the sun (Brilhando como o Sol)
We’ve no less days to sing God’s praise (Não tivemos menos dias para cantar louvores de Deus)
Than when we’d first begun (Que quando nós primeiro começamos)

Continue ouvindo gospel

Amazing Grace é um grande exemplo de música gospel que atravessa as barreiras da religião e fala diretamente com inúmeras pessoas através de sua história, melodia e peso cultural. 

Ela é um grande exemplo de gospel internacional atemporal! Que tal ouvir mais mensagens inspiradoras em outras gospel internacionais?

Gospel Internacional