Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Acróstico: o lindo significado da música que Shakira fez pros filhos

A cantora colombiana tem marcado presença nas manchetes desde o anúncio de seu divórcio com o ex-jogador Gerard Piqué. Saiba mais sobre o seu último lançamento!

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

26 de Maio de 2023, às 11:14

Acróstico, música de Shakira e seus filhos, surpreendeu fãs, críticos e até o ex-marido da cantora, o ex-jogador de futebol Gerard Piqué.

Composta especialmente para os dois filhos, Milan e Sasha, de 9 e 7 anos, respectivamente, a música conta com a participação dos meninos em um clipe intimista, que estourou instantaneamente nas redes.

Sasha, Shakira e Milan
Créditos: Divulgação

Vem conferir o que descobrimos sobre a faixa que tem dado o que falar, sucessora do polêmico single Bzrp Music Sessions #53 e que colocou mais lenha na fogueira da separação de Shakira e Piqué!

O significado de Acróstico, música de Shakira e seus filhos

Ninguém esperava que a maior cantora colombiana ganharia duas participações mais que especiais em seu mais novo single: Acróstico é a música de Shakira e seus filhos, Milan e Sasha, que cantam, tocam piano e estrelam o clipe da canção.

O resultado foi mais um sucesso instantâneo para a estrela da música, que voltou às paradas musicais nos últimos meses com os hits Monotonía e Bzrp Music Sessions, Vol. 53, inspirados na polêmica separação da cantora e o ex-jogador Gerard Piqué.

O trauma do divórcio e indícios de superação

Acróstico tem uma letra carregada de referências ao fim do relacionamento, com um tom menos hostil e mais ponderado em relação às faixas antecessoras.

Você me ensinou que o amor não é uma fraude, e que quando é real, não acaba, canta Shakira na primeira estrofe.

A letra segue com menções ao divórcio da cantora, que tentou não mostrar fragilidade, mas as coisas nem sempre são como sonhamos. Às vezes corremos, mas não chegamos.

Acróstico é uma música para os filhos de Shakira

A cantora Shakira também aproveita a letra da música para se declarar aos filhos:

Voy a ser fuerte solo para ti

Vou ser forte só para você

Lo único que quiero es tu felicidad

Tudo o que eu quero é a sua felicidade

Y estar contigo

E estar com você

No decorrer da canção, a artista comenta, ainda, o caos que tomou conta de sua vida doméstica nos últimos meses:

Se nos rompió solo un plato, no toda la vajilla

Apenas um prato foi quebrado, não toda a louça

Y aunque no sé poner la otra mejilla

E embora eu não saiba não reagir

Aprender a perdonar es de sabios

Aprender a perdoar é de sábios

E continua, dando pistas de que a fase mais difícil já ficou para trás:

Si las cosas se dañan, no se botan, se reparan

Se as coisas se quebram, não se jogam fora, se consertam

Los problemas se afrontan y se encaran

Os problemas devem ser enfrentados e encarados

Hay que reírse de la vida

Temos que rir da vida

A pesar de que duelan las heridas

Apesar de que as feridas sejam doloridas

Acróstico com os nomes dos filhos

O nome da nova música de Shakira foi cuidadosamente escolhido: acróstico é um tipo de poesia ou texto em que as letras iniciais de cada verso, linha ou palavra formam uma palavra ou frase quando lidas verticalmente, de cima para baixo.

No caso do novo single da colombiana, o acróstico forma os nomes Milan e Sasha, e você pode conferir na página oficial da letra, nos trechos sublinhados!

Uma homenagem mais que especial da cantora Shakira a seus filhos – e agora, parceiros musicais!

O polêmico e intimista clipe de Acróstico, com Shakira e seus filhos

O clipe da faixa Acróstico alcançou números impressionantes logo após seu lançamento. Apenas 10 dias depois de ir ao ar, o vídeo já acumula mais de 72 milhões de visualizações no YouTube: número maior que a população da Colômbia!

A cantora celebrou nas redes sociais o bom desempenho do single. Nunca imaginei que essa música em espanhol dedicada aos meus filhos poderia chegar ao Top 10 tão rápido (…) Agradecimentos infinitos por todo o carinho.

Parte dos motivos para tamanho sucesso é o caráter familiar do vídeo, que traz Milan e Sasha cantando e tocando piano ao lado da mãe.

O vídeo foi inspirado na nova fase da vida de Shakira e, inclusive, foi gravado na antiga casa em que a cantora vivia em Barcelona, antes da mudança: referência direta ao tumultuoso divórcio em meio a acusações de traição e abuso psicológico.

Milan e Sasha pediram para participar do clipe

O vídeo de Acróstico pode ser considerado uma prova de que talento vem de berço: o produtor da faixa, Lexus, contou que Milan é o compositor da melodia de piano da música.

Nas redes sociais, Shakira explicou que foram os meninos que pediram para participar da música e do vídeo.

Milan escreveu canções que me fizeram chorar de emoção e Sasha passou horas ao piano, descobrindo sua voz. Ambos estiveram ao meu lado no estúdio e ouvir esta música dedicada a eles fez com que pedissem para fazer parte dela, escreveu.

Os fãs parecem ter gostado do que viram e já se derretem em elogios aos pequenos nas redes sociais. Milan será o novo rei do pop latino, que voz ele tem, escreveu um internauta. Se a música já era um poema de amor, agora é ainda mais, afirmou outro.

Em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, Shakira revelou que o talento musical dos filhos, especialmente Milan, parece estar no DNA. Eles têm sido meus consultores de carreira ultimamente (…) e têm bom gosto, derreteu-se a latina.

Piqué insatisfeito com a participação dos filhos no clipe de Acróstico

A participação-surpresa de Milan e Sasha no clipe da mãe não agradou Piqué, que, de acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, ficou em “choque” ao descobrir sobre a aparição dos filhos no clipe da ex-mulher.

A polêmica ainda deve render, já que Piqué passou a reclamar que a colombiana não teria pedido permissão para expor Milan e Sasha dessa forma, o que causou um enorme desconforto no ex-jogador.

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, fãs têm lembrado nas redes sociais que, meses atrás, Piqué chegou a participar de uma transmissão em uma plataforma de streaming ao lado de Milan, sem o consentimento de Shakira.

Sasha, Milan e Piqué
Créditos: Divulgação

Acróstico, música de Shakira e filhos, e outros hits da colombiana

Gostou de saber um pouco mais sobre Acróstico, música de Shakira e filhos? Você vai gostar ainda mais de conhecer outros sucessos da icônica cantora e compositora colombiana.

A artista conquistou os corações de milhões de fãs ao redor do mundo com sua voz inconfundível, sua energia contagiante e sua presença magnética no palco, além de hits que colocam todo mundo para dançar.

Vem conhecer alguns dos melhores hits que definiram a trajetória artística de Shakira ao longo das últimas três décadas!

As melhores: Shakira