Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

About Damn Time: entenda a trajetória do hit de Lizzo

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

1 de Julho de 2022, às 19:00

A música About Damn Time, da Lizzo, se tornou um hit quase instantâneo e já garantiu excelentes resultados para a cantora norte-americana.

O segundo single do quarto álbum da artista, Special, com lançamento previsto em 15 de julho de 2022, já se tornou a melhor performance de Lizzo nas paradas do Spotify e da Billboard.

Toda a consagração por About Damn Time, no entanto, não veio sem luta. A faixa foi lançada na meta de abril e levou quase um mês para estourar. A maré virou graças ao TikTok, onde a música viralizou e ganhou milhões de acessos.

O beat contagiante da canção, que faz acenos aos sintetizadores, ao R&B e à batida do funk que marcaram a música dos anos 1980, bem como a letra sobre amor próprio, mostram toda a versatilidade da cantora, cada vez mais confortável entre os gigantes do pop atual.

Vem mergulhar na história do hit About Damn Time, da cantora Lizzo!

Conheça About Damn Time, da Lizzo

Apenas três anos após o lançamento de seu bem-sucedido álbum Cuz I Love You, Lizzo se firmou entre os maiores nomes da indústria musical, com mais de 5 bilhões de streams na carreira.

Capa do álbum Cuz I Love You, da Lizzo
Créditos: Divulgação

No entanto, mesmo após o estrondoso sucesso de singles como Truth Hurts, Good as Hell e Juice, a artista três vezes ganhadora do Grammy ainda não tinha chegado à sua maior obra-prima.

Em About Damn Time, Lizzo exala autoconfiança e mostra sua musicalidade na melhor forma, sem se esconder de assuntos sensíveis, ao som de uma contagiante batida de funk que em nada deve a clássicos do gênero.

A voz da cantora norte-americana nunca esteve melhor, mostrando toda a potência vocal de uma das artistas mais versáteis da música atual.

Surpreendem a métrica e o flow impecáveis, fazendo com que Lizzo navegue com facilidade entre o rap, o R&B e o próprio funk, com produção de Blake Slatkin e Ricky Reed, além de referências a Hey DJ, sucesso de 1984 da banda World’s Famous Supreme Team. 

Ao longo da faixa, a cantora parece celebrar o auge de sua carreira até aqui, enquanto comemora a autoconfiança e o amor próprio em uma letra chiclete, que provavelmente vai ficar na sua cabeça horas depois de ouvir a música.

About Damn Time fala sobre amor próprio e ritmo

Em conversa com os fãs na internet, a cantora conta que a canção fala sobre cura, aceitação e superação, temas que ela descobriu serem bastante desafiadores em sua luta contra transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

Lizzo
Créditos: Divulgação

A intenção da artista com o lançamento (o primeiro desde Rumors, parceria com Cardi B), era uma só: abandonar os tempos sombrios da pandemia e celebrar uma nova era, contou em suas redes sociais.

A cantora nunca escondeu que é uma ávida usuária das redes. Especialmente a partir de 2020, a estrela se tornou mais ativa do que nunca no TikTok e começou a mostrar um pouco mais de sua privacidade.

Rumors, de Lizzo e Cardi B
Créditos: Divulgação

Não demorou até começar a postar vídeos em que cozinha pratos veganos, se diverte ao professar sua paixão pelo ator Chris Evans e apresenta momentos de sua vida pessoal, aproximando-se ainda mais dos fãs.

Para apresentar ao público seu novo single, About Damn Time, Lizzo apostou justamente na sua querida internet: a cantora gravou um vídeo com o tutorial da coreografia da música para o TikTok e o Instagram, e a sorte estava lançada.

@lizzo Love this dance tbh 👀👀👀👀 DC: @jaedenraegomez ♬ About Damn Time – Lizzo

O risco valeu a pena e, gradualmente, a rede social dos vídeos e dancinhas foi sendo inundada com versões dos fãs para a coreografia, fazendo com que a performance da faixa nas paradas do mundo inteiro bombasse. 

Embora o desempenho no TikTok ainda não seja contabilizado pelas principais paradas musicais, é inegável que as faixas que viralizam na rede social acabam vivendo um boom de vendas e streaming.

O resultado? Só nos Estados Unidos, a canção vendeu 72% de cópias a mais em relação ao período anterior à viralização no TikTok, onde até celebridades como Selena Gomez e Blake Shelton arriscaram seus passos na coreografia de Lizzo.

@oldgays IT’S ABOUT DAMN TIME we do this trend 👏 @lizzo ♬ About Damn Time – Lizzo

Em poucas semanas, About Damn Time chegou ao Top 10 do Spotify, saltou 45 posições para alcançar o Top 5 da Billboard e se firmou no número 1 da parada de R&B.

Desde então, Lizzo não esconde sua surpresa e satisfação com os resultados do primeiro single do álbum Special, que tem a difícil missão de suceder os celebrados Lizzobangers, Big Grrrl Small World e Cuz I Love You.

Se depender do desempenho de About Damn Time, os fãs da cantora podem ficar tranquilos, pois o sucesso já está garantido!

Quem é a cantora Lizzo?

Melissa Viviane Jefferson, ou simplesmente Lizzo, é uma artista que nasceu em 1988 em Detroit, na região dos Grandes Lagos dos Estados Unidos, cidade conhecida como berço da Motown e do gênero techno.

Lizzo
Créditos: Divulgação

A cantora e compositora ficou famosa como uma defensora do movimento body positive, que celebra a auto aceitação dos corpos fora dos padrões, e estrelou capas de revista e sites do mundo inteiro com suas fotos bem-produzidas e sua simpatia estonteante.

O que realmente chamou a atenção de críticos, artistas e fãs, no entanto, foi o talento visceral da cantora, que se tornou conhecida pelas músicas divertidas e pela versatilidade vocal, indo do rap ao pop com fluidez, cativando até a toda-poderosa Beyoncé.

Faixas com beat contagiante, como Jerome, Truth Hurts e Tempo já lhe renderam indicações nos principais prêmios da indústria da música, incluindo BET, Billboard Music Awards, iHeart Music Awards, MTV VMA e Grammy, entre outras estatuetas.

Lizzo
Créditos: Divulgação

About Damn Time da Lizzo para aprender inglês

O hit About Damn Time, da Lizzo, mostra todo o talento da cantora no rap, mas você não precisa ser um artista de sucesso para cantar esse grande hit!

Confira nossa seleção de  músicas da Lizzo para aprender inglês e comece a treinar uma nova língua enquanto curte as faixas da artista norte-americana!

Aprenda inglês com Lizzo