Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A Night At The Opera: curiosidades sobre o álbum do Queen

Listas musicais · Por Raquel Hespanhol

4 de Março de 2021, às 19:00

Considerado um dos maiores grupos de rock clássico da história, o Queen revolucionou o universo da música. O grupo se tornou influência e inspiração para incontáveis artistas ao redor do mundo com seus grandes sucessos, que marcaram gerações.

Queen
Créditos: Divulgação

Todo esse sucesso só foi possível por causa do lançamento de A Night At The Opera, um disco inovador que permitiu que a banda chegasse ao topo das paradas e conquistasse o estrelato em escala mundial. Misturando ópera e rock, o Queen se consolidou no mundo da música com esse lançamento.

Quer saber mais sobre ele? Então continue lendo!

A gravação de A Night At The Opera

A Night At The Opera é o quarto álbum de estúdio da banda, com seu lançamento no final de 1975. Nessa época, o Queen já era uma banda popular tanto no Reino Unido quanto nas Américas devido ao disco Sheer Heart Attack, que foi lançado apenas um ano antes. 

Sheer Heart Attack
Capa do álbum Sheer Heart Attack, do Queen / Créditos: Divulgação

Na década de 1970, a principal fonte de renda para artistas e gravadoras era a venda de discos. Não era comum nem viável fazer turnês em escala global, o que fazia os artistas gravarem discos com uma frequência maior do que a que vemos hoje em dia para garantir o seu sustento. 

Em 1975, o Queen passava por um momento delicado: a administração de Norman Sheffield, empresário da banda, estava gerando grande insatisfação para a banda.

Além disso, eles não estavam gostando da forma como eram tratados por sua gravadora, a Trident Records. Tanta tensão resultou na demissão de Sheffield e do rompimento do contrato com a gravadora.

Após esses rompimentos, a banda assinou contrato com a Swan Song Records e passou a contar com Peter Grant e John Reid, seus novos empresários. Thomas Baker também foi convidado a auxiliar a banda com aspectos técnicos da produção de seu novo álbum. 

Freddie Mercury e John Reid
Freddie Mercury e John Reid / Créditos: Divulgação

O lançamento de A Night At The Opera

Com tudo resolvido, a banda começou a se dedicar à grande quantidade de canções novas que precisavam ser desenvolvidas para que pudessem ser lançadas.

Para otimizar o processo, cada integrante realizou suas gravações em estúdios separados e depois todos se reuniram em um outro estúdio para finalizar o trabalho. 

Esse esquema permitiu que A Night At The Opera fosse gravado em dois meses e mixado em surpreendentes 36 horas. Essa rapidez foi necessária, pois a turnê de lançamento desse álbum começou apenas três dias após sua finalização, o que deixou a banda com pouquíssimo tempo para ensaiar.   

Significado da música Bohemian Rhapsody, do Queen
Créditos: Divulgação

O problema foi que essa empreitada custou mais de 200 mil libras esterlinas para a gravadora, o que fez com que esse fosse o disco mais caro já feito até então.

Toda a diretoria e a banda estavam preocupadíssimos com o lançamento. Se as vendas não fossem boas, a gravadora poderia ter que declarar falência e a banda precisaria se separar e vender bens pessoais para cobrir os gastos da empresa.

Para a sorte de todos  — inclusive a nossa! — o álbum foi um sucesso. Chegou ao topo das paradas do Reino Unido e também nos Estados Unidos, o que fez com que a banda conquistasse a popularidade mundial. 

A crítica também gostou muito do resultado e as vendas ultrapassaram a marca de 5 milhões de cópias, um número impressionante para a época.

Curiosidades sobre A Night at the Opera

Agora que você já sabe tudo sobre o lançamento e a repercussão desse disco icônico, vamos te contar algumas curiosidades sobre ele.

O impacto de Bohemian Rhapsody 

Dentre os grandes sucessos do álbum está Bohemian Rhapsody, uma canção que tornou-se marca registrada da banda e que foi, sem sombra de dúvidas, a mais revolucionária do disco.

Composta majoritariamente por Freddie Mercury, a canção é dividida em cinco partes, cada uma em um estilo diferente, e não tem refrão.

 A mistura de vocais em harmonia, balada, ópera e hard rock fez com que Bohemian Rhapsody acabasse se tornando um acontecimento no mundo da música, sendo diferente de tudo que já havia sido feito.

A canção, que quase ficou de fora do disco, tornou-se um dos maiores sucessos de todos os tempos.

Uma prova do impacto de Bohemian Rhapsody na história da música é o que aconteceu antes de um show do Green Day, em 2017. Enquanto os fãs aguardavam a chegada da banda, algumas músicas estavam tocando na arena. Em um dado momento, os icônicos vocais de Freddie preencheram o local. O resultado? Olha só!

Até parece que o Queen está no palco, não é mesmo? É de arrepiar!

A arte da capa

Além de compor sucessos atemporais para esse disco, Freddie Mercury também fez parte da arte da capa de A Night at the Opera.

Capa do álbum A Night At The Opera, do Queen
Capa do álbum A Night At The Opera, do Queen / Créditos: Divulgação

A arte é uma versão colorida da logo da banda que, por sua vez, foi criada por Freddie. Sua inspiração para criá-la foi o zodíaco: dois leões para o signo de Leão (John Deacon e Roger Taylor), um caranguejo para o signo de Câncer (Brian May) e duas fadas representando Virgem (Freddie Mercury), ao redor da letra Q. Além disso, há uma fênix, símbolo da imortalidade. 

Trabalho em equipe

Embora Freddie fosse o responsável pela maior parte das composições da banda, todos os integrantes fizeram suas contribuições para o disco. O baterista Roger Taylor compôs I’m In Love With My Car, o baixista John Deacon compôs You’re My Best Friend e Brian May, guitarrista, é o autor de ‘39

Além de auxiliarem nas composições, os outros membros da banda contribuíram com vocais e até mesmo tocando instrumentos que não dominavam, como a harpa usada em Love Of My Life.

Brian May, que não sabia como tocar o instrumento, gravou cada acorde separadamente para que, durante a mixagem, eles fossem transformados em melodia. 

Conheça mais sobre o Queen

Se você gosta de Queen e quer aprender mais sobre eles, esse artigo é para você. Listamos as principais curiosidades sobre a banda Queen para você ficar especialista no assunto!

Curiosidades da banda Queen