Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A Casa, de Vinícius de Moraes: descubra o significado da música

Analisando letras · Por Camila Fernandes

10 de Abril de 2019, às 10:09

Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada… E aí, vai dizer que não leu no ritmo da música? 😅

A Casa, de Vinicius de Moraes, é uma das canções infantis mais conhecidas do país. A discussão sobre o significado da letra ressurge de tempos em tempos, dando asas às teorias mais mirabolantes.

Vinicius de Moraes
Créditos: Divulgação

O poema foi musicalizado e gravado da forma como conhecemos hoje em parceria com o cantor Toquinho. Entretanto, a história da casa que inspirou a canção e a relação de Vinicius com ela aconteceu muito antes de tudo isso.

São várias as possibilidades, mas se você quiser conhecer a história e o verdadeiro significado de A Casa é só continuar a leitura!

Os significados por trás do poema A Casa

Uma das histórias mais conhecidas diz que o poema, na verdade, se refere ao útero de uma mulher, o primeiro lar de todo ser humano.

A teoria até que faz sentido, mas não é a história real. Ela já foi desmentida por Toquinho, autor da música Aquarela e amigo pessoal de Vinicius.

Vinicius de Moraes e Toquinho
Vinicius de Moraes e Toquinho / Créditos: Divulgação

Outra hipótese afirma que o poema trataria da realidade das pessoas em situação de rua, descrevendo uma moradia ao relento. Apesar de interessante, esse também não é o significado verdadeiro.

Pra entender o significado da letra, é preciso entender a história por trás da composição. Dá uma olhada:

História do poema A Casa

Ao contrário do que muitos pensavam, a casa muito engraçada não é fruto da imaginação do poeta. Ela existe de verdade e fica em Punta Ballena, no litoral do Uruguai.

O dono da casa

Tudo começou quando o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró visitou Punta Ballena pela primeira vez, em 1958. Encantado com a cidade, Vilaró decidiu que ela era o lugar perfeito para construir seu ateliê definitivo.

No início, a casa era apenas um cômodo de lata, que foi crescendo aos poucos e dando lugar à madeira. Alguns anos mais tarde, o artista começou a cobrir a casa com cimento e moldá-la com as mãos, como se fizesse uma escultura

o artista Carlos Páez Vilaró
O artista Carlos Páez Vilaró / Créditos: Divulgação

A casa nunca foi planejada e Vilaró escolheu construí-la sozinho. Durante cerca de trinta anos, ele foi adicionando cômodos e outros ambientes de acordo com as necessidades que surgiam, como a chegada de amigos que vinham passar uma temporada no local. 

Um desses amigos era o poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Ele afirmava que, a cada vez que visitava o amigo, encontrava lá uma casa diferente, sempre maior, mas que nunca estava pronta e, definitivamente, era muito engraçada.

Aos poucos, a casa e seu modo único de construção foram chamando atenção dos que visitavam a cidade e ela começou a se tornar um ponto turístico. Vilaró afirmava que a casa se nutria da energia dos milhares de visitantes que passavam por lá.

Casapueblo
Vista lateral da Casapueblo / Créditos: Divulgação

A Casapueblo, como foi batizada por seu construtor, hoje abriga um museu, uma galeria e um resort.

Significado da letra de A Casa, de Vinicius de Moraes

O poema foi composto e cantado pela primeira vez em uma das viagens de Vinicius a Punta Ballena. O escritor criou a letra em homenagem ao amigo Vilaró, como uma canção de ninar para suas filhas, que ainda eram pequenas. 

Na letra original, os últimos versos diziam: mas era feita com pororó, era a casa do Vilaró. A palavra pororó, como gíria, pode ser entendida como enrolação, algo que é demorado e sem objetividade, o que faria sentido com o modo como a casa foi construída. 

A casa foi construída à beira de um penhasco e, de fato, quando olhada de frente, não parece ter teto. Justamente por ter sido moldada com as mãos e toda pintada de branco, a casa também não parece ter paredes; ela parece ser inteira, como uma única peça colocada sobre o local.

Casapueblo
Créditos: Divulgação

As outras coisas que faltam na casa, de acordo com os versos do poema, se referem justamente ao fato de que durante as visitas do poeta a casa nunca estava pronta, sempre faltava algo. 

A música diz que era uma casa muito engraçada, o que já sabemos ser uma opinião de Vinicius sobre a construção do amigo. Hoje, depois de finalizado, o local parece um grande castelo branco construído à beira da praia.

O cantor Toquinho já disse que, no momento do pôr do Sol, a casa parece levitar sobre o mar — sem teto e sem chão.

Pôr-do-sol na Casapueblo
Pôr-do-sol na Casapueblo / Créditos: Divulgação

Apesar de ser um poema infantil, sob o ponto de vista de quem conhece a casa, o texto de Vinicius de Moraes demonstra bem as sensações trazidas pela beleza do lugar que foi feito, sim, com muito esmero.

Saiba mais sobre Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes foi poeta, escritor, músico e diplomata. Passou a maior parte da vida no Rio de Janeiro, mas viveu em países como Estados Unidos e Inglaterra, onde estudou na Universidade de Oxford. 

Vinicius de Moraes
Créditos: Divulgação

Além de ser famoso por ter feito alguns dos maiores sonetos da língua portuguesa, o poeta também é conhecido pela forma criativa de usar metáforas e outras figuras de linguagem. Seus textos são repletos de criatividade e requerem interpretação atenciosa.

Frases do Vinicius de Moraes

O Poetinha, como ficou conhecido, é um dos principais nomes que surgiram no cenário artístico brasileiro na década de 1930. 

Tido como um dos pais da bossa nova, Vinicius também é conhecido por juntar métricas e ritmos impecáveis a letras simples, mas profundas.

Vem conferir outras frases do Vinicius de Moraes para relembrar e homenagear o grande poeta.