Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Banda 14 Bis: relembre os detalhes dessa história de sucesso

Biografias · Por Rafaela Damasceno

23 de Setembro de 2021, às 19:00

É impossível gostar de música brasileira e não conhecer pelo menos uma canção da banda 14 Bis. Apesar de terem surgido nos anos 70 e atingirem o auge a partir de 1990, as suas produções continuam vivas na memória e nas playlists de muitos fãs.

Banda 14 Bis
Créditos: Divulgação

Tanto que vários grupos que surgiram depois foram influenciados por eles. Afinal, os músicos foram uma espécie de precursores das primeiras boybands em nosso país.

Pensando nisso, que tal mergulhar na história da banda 14 Bis? Confira a seguir todos os detalhes dessa trajetória de sucesso! 🤩 

A história da banda 14 Bis

Há mais de 40 anos, um conjunto de músicos mineiros resolveu se reunir e montar uma banda. Era o início da 14 Bis, uma banda com 16 álbuns lançados e muita história para contar. Saiba mais:

Primeiros anos da banda 14 Bis

Por volta de 1970, Hely Rodrigues (bateria), Vermelho (teclado), os irmãos Flávio (teclado) e Cláudio Venturini (guitarra) e o único carioca, Sérgio Magrão (baixo), já se conheciam e se apresentavam com outros grupos na noite belorizontina.

Naquela época, surgiu a ideia de se unirem e criarem uma banda de rock nos moldes dos grupos internacionais que tanto admiravam.

Banda 14 Bis
Créditos: Divulgação

Beatles, Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd foram algumas das primeiras influências do grupo. Além das canções vindas do exterior, o próprio Clube da Esquina, surgido em BH, também foi uma referência para o projeto.

Eis que, em 1979, Flávio Venturini recebeu um convite para gravar o seu primeiro disco solo, pela EMI-Odeon. Diante dessa oportunidade, o músico resolveu colocar em prática a ideia de montar uma banda e chamou os demais integrantes do que seria o 14 Bis para gravar com ele.

O sucesso do disco de estreia

O primeiro álbum, que recebeu o nome de 14 Bis, foi lançado com a bênção de vários artistas consagrados no mundo da música, como Milton Nascimento.

Em pouco tempo, as suas faixas já estavam estourando nas rádios e na TV. 

Capa do álbum 14 Bis
Capa do álbum 14 Bis / Créditos: Divulgação

O que mais chamava a atenção do público era que todos os integrantes, apesar de terem seus instrumentos estabelecidos, também emprestavam os seus vocais para as músicas. 

Nesse trabalho de estreia, alguns hits já estavam presentes, como Canção da América, de autoria do próprio Milton. Relembre:

Outra canção que fez bastante sucesso foi Pedra Menina, composição original da banda. Uma curiosidade é que ela foi escrita em homenagem a um ponto turístico próximo à terra natal de Vermelho, Capela Nova, no interior de Minas Gerais. 

Sucessos dos anos seguintes

Nos próximos discos, o grupo continuou lançando músicas inesquecíveis para os brasileiros. Por esse reconhecimento, se apresentou em inúmeras cidades e nos palcos mais importantes do país.

O segundo álbum, 14 Bis II, trouxe mais hits que são lembrados até hoje pelos fãs. Alguns exemplos são Bola de Meia, Bola de Gude, Planeta Sonho e Caçador de Mim

A banda lançou mais 5 discos inéditos com os seus integrantes originais. Durante esse período, outras canções foram surgindo, como as eternas Linda Juventude, Espanhola, Todo Azul do Mar e a parceria com Renato Russo, Mais Uma Vez.

Saída de Flávio Venturini e formação atual

Em 1988, Flávio Venturini resolveu deixar a banda e se dedicar inteiramente à carreira solo. Então, Cláudio assumiu o posto do irmão e Vermelho se tornou o único tecladista. Essa é a formação do 14 Bis que permanece até hoje.

Banda 14 Bis atualmente
Créditos: Divulgação

A primeira gravação nesse novo formato aconteceu em 1990. Foi o disco Quatro Por Quatro, o mais raro de ser encontrado no mercado.

A sua faixa mais lembrada é Dona de Mim, que integrou a trilha sonora da novela Pedra Sobre Pedra

Nos álbuns seguintes, outros sucessos foram surgindo e se consolidando, como o trabalho acústico Bis, que contém novas interpretações para as antigas do grupo e uma inédita, Sonhando o Futuro:

Lançamentos mais recentes

Entrando nos anos 2000, o 14 Bis lançou um CD ao vivo com o grupo Boca Livre. Nesse trabalho, os integrantes tocaram clássicos das duas bandas. Foi um verdadeiro presente para os fãs da música nacional dos anos 90. 

Em 2004, tivemos um disco com novas canções, Outros Planos. Nele, estão faixas como Constelações e Canções de Guerra.

Dois anos depois, o primeiro DVD foi lançado, com participações de artistas importantes no Brasil, como Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Viana. 

Mais recentemente, em 2016, o grupo se uniu novamente a Flávio Venturini e convidou a dupla Sá e Guarabyra para uma série de apresentações com a turnê Encontro Marcado.

Os eventos foram registrados em CD e DVD, transmitidos pelo Canal Brasil. 

14 Bis, Sá e Guarabyra e Flávio Venturini
14 Bis, Sá e Guarabyra e Flávio Venturini / Créditos: Divulgação

O último trabalho lançado pelo grupo foi 14 Bis Acústico Ao Vivo, que saiu em julho de 2020. Em razão da pandemia pelo coronavírus, a turnê foi cancelada e a divulgação ocorreu pelo Youtube. 

Foi um show com os principais sucessos da banda e outras canções consideradas “lado B”, que só quem é fã das antigas conhece, como Ciranda e Vale do Pavão.

Live show no Dia dos Pais

Além disso, o grupo também se apresentou em uma live que foi ao ar no dia 8 de agosto de 2020. Após seis meses sem ensaiarem ou tocarem juntos, os músicos se reuniram em Belo Horizonte, em um show produzido pela Rádio Alvorada.

O repertório escolhido foi o do último disco e trouxe muita emoção aos admiradores do 14 Bis. Para quem estava com saudades da banda, foi um belo presente, não é mesmo?

Prova de que os músicos continuam a se dedicar fielmente ao meio musical! 

De volta aos anos 90: relembre os maiores sucessos 

Curtiu conhecer a trajetória e alguns dos sucessos da banda 14 Bis? Então vem relembrar outras músicas nacionais dos anos 90!

Músicas nacionais anos 90

Leia mais sobre os anos 90: