Pular para o conteúdo

Podcast em espanhol: conheça os melhores para praticar o idioma

Confira nossa lista com os melhores podcasts para ouvir e aprender o idioma.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

31 de março de 2023, às 09:00

Nos últimos anos, muitas pessoas estão aderindo ao hábito de escutar podcasts. Com a popularização dessa ferramenta e a produção de conteúdos nesse formato, é comum aliá-lo ao aprendizado de idiomas.

Ouvir um podcast em espanhol, por exemplo, pode te ajudar a praticar sua compreensão oral e melhorar a pronúncia. Por isso, vamos recomendar alguns podcasts no idioma para você colocar em sua rotina!

Podcasts para aprender espanhol

Se você estuda espanhol, podcasts educativos podem ser perfeitos para aprimorar os conhecimentos sobre aspectos sócio-históricos e culturais, bem como entender melhor os temas tratados na atualidade nos países hispanohablantes.

Além disso, ouvir um podcast em espanhol é uma ótima forma de melhorar a sua compreensão oral e expandir o vocabulário no idioma.

Mas saiba que não para por aí, viu! Esses não são os únicos benefícios de ouvir um podcast em espanhol, já que, a partir deles, você também pode aperfeiçoar a sua pronúncia, considerando que terá a oportunidade de conhecer melhor os sons do idioma.

Pensando nisso, a seguir listamos 9 podcasts em espanhol para você que quer introduzir essa ferramenta em sua rotina de estudos. Vem ver as nossas recomendações!

Radio Ambulante

O podcast Radio Ambulante é um dos podcasts mais populares entre os nativos de língua espanhola. Um dos motivos é seu conteúdo, que retrata histórias latino-americanas com temas variados como futebol, literatura, contos, etc.

O projeto já existe há mais de uma década e conta com mais de 200 episódios produzidos em mais de 20 países.

Os episódios têm, no geral, de 25 a 60 minutos, e são ótimos para quem está no nível intermediário e avançado de espanhol e quer aprimorar a compreensão oral no idioma enquanto conhece mais sobre a diversidade cultural da América Latina.

Un Rato de Misterio

Se você curte casos de mistério e de crimes não resolvidos, bem como de acontecimentos paranormais e teorias polêmicas, o podcast Un Rato de Misterio vai ser perfeito para você!

A narradora do podcast, Micaela Pérez Vitale, conta as histórias com um ritmo bem suave, o que permite entender os casos com mais facilidade. Além disso, os episódios são, no geral, bem curtinhos, entre 5 a 15 minutos, uma ótima ajuda para quem precisa praticar mais espanhol, mas não tem tanto tempo disponível.

Lo Desconocido

Lo Desconocido é um podcast espanhol cujo objetivo principal é responder de modo divertido algumas perguntas de difícil resposta para a humanidade, e conta com a participação de especialistas de várias áreas distintas.

Se você quer praticar mais o espanhol da Espanha e ouvir uma conversa entre nativos em um ritmo normal de fala, Lo Desconocido é para você! Lembre-se de separar um tempo maior para seu momento de estudos, já que os episódios têm, no geral, cerca de 40 minutos.

Se Regalan Dudas

Você é uma pessoa que questiona muitas coisas que acontecem na sociedade e em seu entorno e quer refletir sobre esses questionamentos em espanhol? Se sim, o Se Regalan Dudas poderá ser uma ótima forma de praticar o idioma enquanto pensa em vários assuntos.

Esse podcast é mais indicado para níveis intermediário-avançados, tanto pela temática como pelo ritmo de fala. O bom é que ele cabe em diversos tipos de rotinas, já que o tempo de duração de cada episódio varia entre 15 a 60 minutos.

La Redada

Um podcast em espanhol sobre temas variados, que vão desde indicações de séries até temas em alta na internet, La Redada é um ótimo podcast para quem tem interesse em ouvir sobre vários assuntos e tem pouco tempo disponível.

Vale ressaltar que esse podcast não está mais em produção, então possivelmente não haverá mais atualizações. Entretanto, é ótimo para praticar o espanhol usado em diversas situações, como relatar a sinopse de um filme, por exemplo.

Entiende Tu Mente

Se você gosta de entender a mente humana, não pode deixar de conferir o podcast de psicologia em espanhol mais escutado. Trata-se de Entiende Tu Mente, um podcast que conta com quatro quadros semanais para tratar de temas relacionados à psicologia.

Com episódios de 15 a 25 minutos, você pode ouvir sobre debates acerca da personalidade de algum personagem de uma série, livro ou filme, bem como algumas histórias curiosas das quais os apresentadores trazem alguns pontos interessantes para aprendermos mais sobre a psicologia.

Herejes

O podcast Herejes está centrado em debates sobre tópicos relacionados à história e à ciência, bem como temáticas filosóficas. Além disso, também traz episódios que tratam da atualidade e da cultura popular, com um enfoque no pensamento crítico e em debates bem humorados.

No geral, esse é um podcast longo, com mais de 1h, e devido às temáticas e ao seu tempo de duração, pode ser mais ideal para estudantes de espanhol que estão em um nível mais avançado.

Historias Perdidas

Você é uma pessoa curiosa e tem interesse em ouvir mais sobre os grandes mistérios que permeiam a humanidade, como assassinatos históricos, mausoléus misteriosos, tesouros perdidos e o enigma por trás do Santo Sudário?

Então certamente mergulhar no mundo do podcast Historias Perdidas vai ser fascinante! Contados pelo jornalista mexicano León Krauze, esse podcast tem episódios curtos e médios e pode ser entendido por estudantes intermediários ou avançados.

Além de aprender mais sobre aspectos históricos que chocaram a humanidade, como o assassinato de John F. Kennedy, você também conhecerá alguns mitos e teorias interessantes que existem na sociedade.

Esse podcast é perfeito, inclusive, para praticar tempos passados do espanhol, já que relata acontecimentos passados.

Caso 63

O podcast Caso 63 é uma áudio-série original do Spotify. Trata-se de um caso de mistério, suspense e viagem no tempo. Na história, a psiquiatra Elisa Aldunate recebe um paciente registrado como Caso 63, que alega ser um viajante no tempo.

Um detalhe interessante é que esse podcast também existe em português sob o nome Paciente 63, protagonizado por Mel Lisboa e Seu Jorge.

Por ser narrado em um ritmo mais lento, esse podcast em espanhol pode ser escutado por estudantes de níveis um pouco mais iniciantes também – inclusive, você pode usar a versão em português, caso sinta necessidade de comprovar o quanto entendeu do áudio-série.

Como os episódios são bem curtinhos, você pode aproveitar para ouvir quando não tiver muito tempo ou, ainda, trabalhar algumas habilidades como a escuta e a escrita – tentando transcrever o que você entendeu de um episódio, por exemplo – quando tiver um tempinho a mais.

Outros recursos para aprimorar seu aprendizado de espanhol

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para auxiliar nosso processo de aprendizagem de um idioma, e hoje você viu como ouvir um podcast em espanhol pode te ajudar a tornar sua jornada mais prazerosa.

Para complementar seu aprendizado, aproveite e descubra 6 dicionários de espanhol para descobrir traduções e significados das palavras novas que você aprender enquanto escuta os melhores podcasts!

dicionário de espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts