Pular para o conteúdo

Aprenda coreano com BLACKPINK: confira músicas e dicas

Coreano · Por Ana Carolina Henaut

21 de setembro de 2022, às 09:00

Para nós do Letras a música é, sem dúvidas, parte essencial do dia a dia. E não seria diferente quando pensamos em aprender um idioma, não é?

Amamos conhecer novas línguas e culturas, e, para te mostrar que é possível aprender coreano através do K-pop, trazemos seu artista favorito para tornar tudo muito mais divertido e interessante

BLACKPINK integrantes
Créditos: Divulgação

Que as nossas rainhas do BLACKPINK são um baita fenômeno mundial não é novidade. O quarteto arrasa não apenas nas coreografias e letras chiclete, mas também em seu estilo único, conquistando espaço em pouco tempo e fazendo seu nome no cenário da música pop coreana. 

E hoje são essas divas que estão na sua área para te dar uma mãozinha nos estudos do 한국어 (/hangugeo/), a língua coreana. Vamos lá?

Aprender coreano com BLACKPINK ouvindo as melhores músicas

Hoje você vai conhecer um pouco mais do idioma com cinco canções incríveis que separamos. Além de serem super viciantes, através delas iremos aprender sobre o imperativo, expressões de desejos e de comparação, bem como sobre alguns pronomes de tratamento e numerações. Prontos?

Stay  

Stay tem um ritmo mais lento e uma letra cheia de emoção! Em clima de romance, o refrão traz nossas meninas pedindo que a sua pessoa amada não as deixe, usando o imperativo negativo.

Para isso, unimos -지마 (-jima) ao radical dos verbos, como uma maneira informal de ordenar ou solicitar que algo não seja feito. Separamos alguns trechos em que essa terminação aparece em Stay:

어두운 밤이 날 가두기 전에

/eoduun bami nal gadugi jeone/

Antes da noite escura me aprisionar

내 곁을 떠나지마

/nae gyeoteul tteonajima/

Não saia do meu lado

아직 날 사랑하니

/ajik nal saranghani/

Se ainda me ama

내 맘과 같다면 오늘은 떠나지마

/ne mamgwa gatdamyeon oneureun tteonajima/

Se você sente o mesmo, não me deixe hoje

Playing With Fire

Uma das formas mais simples de expressar vontades e desejos em coreano é adicionando -고 싶다 (-go shipda) ao radical dos verbos. E nisso, Playing With Fire nos traz um ótimo exemplo de uso desta terminação:

내 전부를 너란 세상에

/nae jeonbureul neoran sesange/

Tudo de mim em seu mundo

다 던지고 싶어

/da deonjigo sipeo/

Quero jogar tudo

Atenção! Este é o momento perfeito para te dizer que a ordem mais comum de orações no coreano é um pouco diferente da que temos em português. 

Em nossa língua, costumamos organizar as sentenças em sujeito + verbo + objeto.

Já no coreano, usamos sujeito + objeto + verbo

Por isso, talvez a frase pareça estranha quando separamos os versos assim. Mas ambos os versos compõe uma única frase, cujo sentido é “eu quero jogar inteira em seu mundo”.

Quando combinada ao verbo 보다 (/boda/ – ver), essa mesma construção também pode expressar sentir falta ou sentir saudades, como vimos em Spring Day, neste post com dicas para aprender coreano com o BTS, por exemplo! 

Kill This Love

Kill This Love é, com certeza, uma das músicas mais populares do girlgroup. Além de ter uma das melhores coreografias do k-pop, a canção conta com uma letra impactante, que narra o fim de um relacionamento tóxico.

Para isso, as meninas usam o verbo 같다 (katta) que significa parecer ou ser parecido/ semelhante, e que, portanto, pode ser usado para criar comparações, que é o caso em Kill This Love:

천사 같은 “hi”

/cheonsa gateun hi/

Um Olá como o de um anjo

끝엔 악마 같은 “bye”

/kkeuten agma gateun bye/

No fim, um Adeus como o de um diabo

Para compor essa expressão, unimos 같다 (/katta/) com a terminação formadora de adjetivos, -은 (eun). 같은 (/kateun/), então, quando colocada antes dos substantivos hi e bye, cria uma espécie de paralelo, que costumamos representar pelo advérbio como no português. 

Boombayah

Você sabia que a língua coreana tem níveis diferentes de formalidade? É por isso que temos algumas maneiras um pouco diferentes de nos dirigirmos à outra pessoa dependendo de variáveis como intimidade, idade, profissão, gênero, entre outras. 

Para os pronomes de tratamento do idioma, o mesmo será aplicado. E, nos familiarizando com tamanha diferença cultural, as princesas do k-pop citam um destes bem no final de Boombayah, uma de suas duas músicas de estreia. Confira:

붐붐바 붐붐바 (오빠!)

Boom boom ba (oppa!)

Yeah, yeah (오빠!) (yeah, yeah (oppa))

Yeah, yeah (oppa!)

Estes termos de tratamento são usados considerando idade e gênero e servem para identificar irmã ou irmão mais velho, mas também pode ser usado com primos ou amigos próximos que sejam mais velhos que você, ou ainda para se dirigir a um interesse romântico!

언니 Me identificando como mulher, para uma mulher mais velha
오빠 Me identificando como mulher, para um homem mais velho
누나 Me identificando como homem, para uma mulher mais velha
Me identificando como homem, para homem mais velho

Portanto, por serem informais, pronomes como estes só poderão ser utilizados com amigos/as bem próximos/as, irmãos/ãs, ou com a sua pessoa amada.

How You Like That

É fato que a gente ama How You Like That, com seu refrão viciante e visuais marcantes. Mas, também dá para incrementarmos nosso vocabulário com sua letra. Que tal entendermos um pouco sobre números e contagens?

이제 너희 하나, 둘, 셋 (ije neohi hana dul set) Agora é a sua vez, um, dois, três
How you like that? O que você acha disso?

No coreano, existem dois sistemas numéricos diferentes: o sino-coreano, que tem origem chinesa; e o puramente coreano. Cada um destes tipos de números será usado em uma situação específica.

Para contagens, de uma forma geral, teremos o visto na canção: os puramente coreanos. Vamos conhecê-los? De 1 a 10, falamos…

1 — 하나 (hana)    6 — 여섯 (yeoseot)
2 —  둘 (dul)    7 — 일곱 (ilgop)
3 — 셋 (set)  8 — 여덟 (yeodol) 
4 — 넷 (net)   9 — 아홉 (ahop)
5 —  다섯 (daset)  10 — 열 (yeol) 

Continue aprendendo coreano com k-pop!

O aprendizado não só pode, como deve ser algo divertido e empolgante! Gostou de entender um pouco mais sobre língua com as músicas do BLACKPINK?

Você pode continuar a se aprofundar no universo do pop coreano lendo nosso dicionário k-pop, recheado de expressões que irão te ajudar a entender tudo sobre a linguagem desse estilo incrível!

Dicionário k-pop